sexta-feira, 7 de junho de 2013

Os mais Poderosos Encouraçados da Segunda Guerra Mundial

lasse Bismarck (Alemanha) 

Navios constituintes da classe 
Nr. Nome Estaleiro I.C. E.S. F.S. Situação 
Bismarck Blohm + Voss - Hamburg n/d 1939 1941 Perdido em combate 
Tirpitz Kriegsmarinewerft, Wilhelmshaven n/d 1941 1944 Perdido em combate 
Deutschland Kriegsmarinewerft, Wilhelmshaven n/d - - - - - - - - Cancelado 

Deslocamento standard: 43586 Ton 
Deslocamento máx. : 53441 Ton. Tipo de propulsão: Turbina a vapor 
Comprimento: 251 M - Largura: 36M 
Calado: 10.6 M. 12 x Caldeiras de alta pressão Wagner Deschimag () 
3 x Turbinas acopladas Brown Boveri (150000cv/hp) 
Tripulação / Guarnição: 2608 Autonomia: 17000Km a 16 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 29 nós 

O resultado, é que o Bismarck é um navio muito bem protegido contra fogo lateral, mas com uma protecção vertical que embora poderosa, era inferior à de alguns navios contemporâneos. Juntando a isto, e resultado da influência do projecto dos dois Bayern, quer o Bismarck quer o seu irmão Tirpitz, embora muito bem construídos tinham o convés blindado muito baixo, pelo que grande parte dos sistemas e sensores estavam colocados acima dessa área blindada e e eram muito pouco protegidos. 

Esses sistemas e sensores pura e simplesmente não existiam vinte anos antes, e precisavam ser colocados em algum lugar. A solução foi coloca-los em áreas pouco protegidas, o que se revelou fatal. 

Para os Bismarck, os alemães chegaram a considerar vários tipos de propulsão, mas por uma questão de segurança e tempo, optaram pelo sistema já conhecido e testado das turbinas de alta pressão, que podiam dar ao navio uma velocidade de ponta bastante elevada. 
O Bismarck e o Tirpitz foram afundados durante a guerra. 
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Classe Hood (Reino Unido) 
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Navios constituintes da classe 
Nr. Nome Estaleiro I.C. E.S. F.S. Situação 
Hood Clydebank - John Brown & Co. n/d 1920 1941 Perdido em combate 
Dados principais Motores 
Deslocamento standard: 48514 Ton 
Deslocamento máx. : 49428 Ton. Tipo de propulsão: Turbina a vapor 
Comprimento: 262.8 M - Largura: 31.8M 
Calado: 9.7 M. 4 x Turbinas acopladas Brown Curtiss () 
24 x Caldeiras (oleo) GEC Yarrow (144000cv/hp) 
Tripulação / Guarnição: 1397 Autonomia: 10000Km a 20 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 30 nós 
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Classe de navios britânicos da qual apenas se construiu uma unidade. Dos cinco navios contruidos, quatro foram cancelados por causa do fim da I Guerra Mundial. 
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Os Hood foram desenhados antes da batalha de Jutlandia, onde o conceito do cruzador de batalha foi completamente desacreditado. 
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A principal deficiência desta classe de navios era a sua fraca protecção vertical. 

O Hood foi atingido por projecteis disparados a grande distância, que perfuraram a protecção vertical das cobertas, e atingiram os paiois do navio. 
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O Hood foi destruido vítima da explosão em cadeia dos seus paiois, por causa da deficiência conhecida e característica dos cruzadores de batalha. Da sua tripulação de aproximadamente 1400 homens, apenas três se salvaram. 
O navio foi destruído pelo Bismarck. 
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Classe Iowa (Estados Unidos da América) 
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Navios constituintes da classe 
Nr. Nome Estaleiro I.C. E.S. F.S. Situação 
BB 61 Iowa New York Navy Yard (Brooklin) n/d 1943 2006 Reserva 
BB 62 New Jersey Philadelphia Navy Yard n/d 1943 1995 Retirado 
BB 63 Missouri New York Navy Yard (Brooklin) n/d 1944 1995 Retirado 
BB 64 Wiscosin Philadelphia Navy Yard n/d 1944 2006 Reserva 
BB 65 Illinois Philadelphia Navy Yard n/d - - - - - - - - Cancelado 
BB 66 Kentucky Norfolk Navy Yard n/d - - - - - - - - Cancelado 
Dados principais Motores 
Deslocamento standard: 48879 Ton 
Deslocamento máx. : 58460 Ton. Tipo de propulsão: Turbina a vapor 
Comprimento: 270.4 M - Largura: 22M 
Calado: 11 M. 12 x Caldeiras (oleo) Babcock & Wilcox () 
8 x Turbinas acopladas General Electric (200000cv/hp) 
Tripulação / Guarnição: 1921 Autonomia: 0Km a 0 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 33 nós 

Constituida por seis navios, dos quais apenas quatro foram construidos é a mais famosa e conhecida classe de couraçados dos Estados Unidos. Tem uma base, tecnologia e armamentos idênticos aos anteriores, mas conta com maior blindagem, mas acima de tudo com muito mais potência nas suas turbinas, o que lhe permitiu atingir uma velocidade em testes de 35 nós e uma velocidade mantida de 33 nós. 

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Os couraçados da classe Iowa, foram os maiores couraçados do mundo, a seguir aos dois couraçados / porta-aviões japoneses da classe Yamato. 
A marinha dos Estados Unidos, pretendia dispor de couraçados armados com canhões de 406mm (calibre que equipou todos os couraçados norte-americanos lançados à água depois da primeira guerra mundial) mas que fossem capazes de acompanhar os grupos de porta-aviões, com uma velocidade superior a 30 nós. 

Couraçados Iowa e Wiscosin: 
Como resultado de uma apreciação por parte do Congresso dos Estados Unidos, que temia a perda de capacidade de fogo da marinha, foi determinado que embora os couraçados Iowa e Wiscosin possam servir para museu, as suas capacidades de combate não podem ser alteradas e a possibilidade de os navios serem reactivados não deve ser posta em causa por nenhuma alteração necessária para a sua transformação em museu. 
http://www.anticsonline.co.uk/l.aspx?k=2214578 


Classe Yamato (Japão) os mais poderosos de todos os tempos. 
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Navios constituintes da classe 
Nr. Nome Estaleiro I.C. E.S. F.S. Situação 
Yamato Kure, Naval Arsenal n/d 1941 1945 Perdido em combate 
Musashi Kure, Naval Arsenal n/d 1942 1944 Perdido em combate 
Shinano Kure, Naval Arsenal n/d 1943 1943 Convertido 
111 Kure, Naval Arsenal n/d 1941 1941 Cancelado 

Dados principais Motores 
Deslocamento standard: 64008 Ton 
Deslocamento máx. : 72796 Ton. Tipo de propulsão: Turbina a vapor 
Comprimento: 263 M - Largura: 36.9M 
Calado: 10.4 M. 12 x Caldeiras (oleo) Ro-Go () 
4 x Turbinas acopladas Kanpon (150000cv/hp) 
Tripulação / Guarnição: 2500 Autonomia: 13000Km a 16 nós - Nr. Eixos: 4 - Velocidade Máxima: 27 nós 

A classe Yamato que inicialmente deveria ser constituida por quatro navios, foi a maior classe de couraçados já construida no mundo. 


Nenhum outro navio do tipo igualou ou sequer se aproximou do poder de fogo e da blindagem do Yamato. 

Eles eram considerados a arma definitiva na luta pelo dominio do Oceano Pacifico, sendo superiores a qualquer navio americano e beneficiando da vantagem de os americanos não poderem construir navios do mesmo tamanho, por causa de eles serem demasiado grandes para passarem no Canal do Panamá. 

Se construissem navios maiores os Estados Unidos da América teriam que pagar os custos de duas marinhas distintas, que só com muita dificuldade e atrasos poderiam apoiar-se mutuamente. 
O poder dos canhões do Yamato era de tal forma formidável, que não havia nada que estivesse na coberta do navio que não fosse blindado, para evitar que fosse varido pelo poder da explosão dos canhões. 

Depois do desastre da batalha de Midway, os japoneses decidiram uma modificação de emergência no terceiro couraçado da classe, o Shinano, que foi apressadamente convertido em porta-aviões. 

Esse navio, embora fosse o mais pesado porta-aviões da guerra, tinha no entanto uma pequena capacidade de transporte de aviões. 

O quarto navio projectado foi cancelado para permitir espaço para a construção de porta-aviões. 
O primeiro dos navios da classe Yamato, juntou-se à primeira divisão de couraçados, juntamente com os couraçados rápidos Nagato e Mutsu. 

O Yamato foi ligeiramente danificado por um submarino em Dezembro de 1943, altura em que voltou aos estaleiros, sendo substituido pelo seu irmão gémeo o Musashi. Posteriormente o Musashi foi danificado em Março de 1944. Ambos os navios estavam novamente ao serviço em Outubro de 1944 para participar na batalha do golfo de Leyte. 

Os navios estiveram presentes na batalha de Midway, mas não participaram nela. 
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A destruição do Yamato, foi protagonizada por um ataque em que participaram 386 aviões americanos. 
yamato destrido 
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Musashi afundando 
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