quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Cunard Line -2014

 Cunard Lisboa


História

A sua história teve início em 1840, quando o navio Britannia iniciava as rotas transatlânticas desde Liverpool a Halifax. Desde essa data um navio da Cunard Lines realiza com regularidade travessias transatlânticas.



Planfleto sobre viagens a Nova York e Boston
Cunard Line (entre 1934 e 1950 Cunard White Star Line) é uma companhia de navegação Britânica, operadora de transatlânticos, entre eles o RMS Queen Elizabeth 2 (QE2) o RMS Queen Mary 2 (QM2) e o navio cruzeiro MS Queen Victoria (QV).

Hoje a sede da Cunard Line está localizada em Santa Clarita, Califórnia, EUA, próxima a sede da Princess Cruises.
Por mais de um século e meio, a Cunard dominou o comércio de passageiros do Atlântico e era a número 1 do mundo. Os seus navios desenrolaram papéis importantes no desenvolvimento da economia mundial, e também participaram em peso nas principais guerras da Inglaterra, da Crimeia à Guerra das Malvinas onde o navio de cargas Atlantic Conveyor da Cunard foi afundado por um míssil Exocet.
A linha começou a diminuir na década de 1950 quando rápidas viagens aéreas começaram a substituir os navios como os principais transportadores de passageiros e de correio do outro lado do Atlântico. A Cunard tentou entrar nesse ramo fundando a BOAC Cunard Ltd em 1962 com a British Overseas Airways Corporation para exploração de serviços aéreos regulares para a América do Norte, Caribe e América do Sul. Foi dissolvido em 1966. Em 1971, a Cunard Line foi adquirida pelo conglomerado industrial e de transporte marítimo britânico, Trafalgar House, que realizou a linha até à sua aquisição pela Kvaerner, em 1996. Em 1983, a Cunard adquiriu a linha de cruzeiro de luxo norueguesa America Line, e em 1994 a Royal Viking Line, outra empresa de cruzeiros de luxo.

Viagens de Boston à Europa
No final do século XX e durante os primeiros anos do século XXI a linha só detinha o RMS Queen Elizabeth 2 que fazia travessias transatlânticas. Em 2004 o serviço do QE2 foi limitado a cruzeiros mundiais e cruzeiros mediterrânicos, enquanto a rota transatlântica foi assumida pelo RMS Queen Mary 2. Em 2006 o Queen Mary 2 foi superado pelo Freedom of the Seas, mas o primeiro permanece como o navio de passageiros capaz da maior viagem transatlântica.
Em 1998, a Cunard tornou-se numa de várias empresas possuídas pela Carnival Corporation & plc. No dia 1 de janeiro de 2005 os negócios, ativos e passivos da Cunard Line Ltd. foram transferidos para a Carnival, e a Cunard terminando como uma entidade empresarial - mas seu nome ainda se aparece pintado na lateral do Queen Mary 2, mas é controlado pela Princess Cruises na Califórnia.




Inovações da Cunard Line


Ticket de Bagagem



  • Foi a primeira empresa a transportar passageiros regularmente entre portos do Atlântico (com o RMS Britannia, em 1840);
  • Primeira a introduzir energia elétrica a bordo de um navio de passageiros (RMS Servia, 1881);
  • Primeiro navio com duas hélices (RMS Campania, 1893)
  • Primeiro navio de passageiros com banheiro privado nas cabines (RMS Campania, 1893)
  • A primeira a utilizar turbinas a vapor em um navio de passageiros (RMS Campania, 1893);
  • Primeiro navio a disponibilizar um ginásio coberto e um hospital (RMS Franconia, 1911)
  • Primeiro plantetário no mar (RMS Queen Mary 2, 2004)
  • Maior navio de passageiros (até 1911) (RMS Mauretania, 1907)
  • Maior navio de passageiros (até 1996) (RMS Queen Elizabeth, 1940)
  • Maior navio de passageiros (até 2006) (RMS Queen Mary 2, 2004)