quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

AIDA Cruises

Aida Cruises. Um nome de sucesso no mercado de cruzeiros Alemão. Líder Mundial no Mercado de cruzeiros Alemão, esta entre as cinco melhores companhias de cruzeiro no mercado Europeu de Cruzeiro, e uma companhia de crescimento e de eterno sucesso. Michael Thamm, é o presidente da companhia Alemã. Esta companhia de cruzeiros dia após dia esta a crescer de uma forma incrível. Com actualmente 8 navios em serviço, a Aida Cruises desenvolve um conceito diferente de cruzeiros. Um cruzeiro num navio AIDA, é um sonho. A Bordo do navio, o passageiro nunca está parado. O entretenimento a bordo, os extensos bares transformam todos os navios AIDA num sonho feito realidade aos seus clientes. A nova classe de navios que a companhia desenvolveu em 2007 deram um leque de mais variedade de cruzeiros aos seus clientes espalhados pelo Mundo.é AIDAcara, foi o primeiro navio de cruzeiros construído por esta companhia. Mas vamos recuar até 1960, vamos aprofundar a história desta companhia de estilo "jovem". Em 1960, a Deutsche Seereederei uma empresa situada na Alemanha Oriental, adquiriu o navio Andrea Doria que nos anos 50 tinha sofrido um grave acidente com o navio Athena (actual Classic International Cruises) e o rebaptizou como Volkerfreundschaft em Português"amizade entre os povos", e colocá-lo novamente em serviço como um navio de cruzeiro. Algum tempo mais tarde, o navio Andrea Doria foi fretado por uns operadores de turismo estrangeiros durante um certo período de tempo. No entanto em 1985, o navio Andrea Doria é substituído pelo navio Arkona, que estava parado durante algum tempo porque a companhia que o construiu não suportou os custos e a manutenção do navio. Este navio (o Arkona) com 4 anos de idade, passou para a designação de Astor(actual Saga Pearl II). Em 1991, a Alemã Deutsche Seereederei é privatizada bem como muitas outras companhias alemães e Astor fica Fundeado durante um ano sem prestar qualquer tipo de serviço tendo sido adquirida pelos operadores turisticos de West Seetours. Em 1993, é um ano de "desenvolvimento" da companhia. A companhia muda de sede e passam para Rostock a e já com o nome de AIDA cruises, decide expandir o negócio de cruzeiros Alemão, tornando-se assim a primeira companhia com navios "Fun Ships" associando-se a actual líder Mundial de cruzeiros a Carnival Corporation. Nada melhor do que começar com a construção de um navio de "Raiz". A AIDA Cruises manda construir o primeiro "Fun Ship" alguma vez construído por uma companhia Alemã e lhe dá o nome de AIDAcara. O navio entra no mercado de cruzeiros com um conceito totalmente diferente, e com um conceito com a designação de "clube cruzeiro". O típico restaurante a la Carte foi substituído pelo bufett e os espaços de lazer foram radicalmente substituídos por áreas para o desporto. No Entanto a companhia lembrou-se dos tempos antigos em que disponha do navio Arkona e voltou a adequeri-lo. Em 1997 aparece o concorrente directo da Companhia, a TUI Cruises, que adquire esse navio. Em 1997 a AIDA Cruises foi vendida para a Norwegian Cruises Lines mas continuou sempre em em charter para a Deutsche Seereederei. A Britânica P&O Cruises também entra na história da Alemã Aida Cruises. A P&O Cruises na altura era a terceira maior companhia de cruzeiros do Mundo e adequeriu esta companhia Alemã.Sempre com o nome AIDA Cruises e com o crescimento que o AIDA Cara deu ao mercado de cruzeiros Alemão, a companhia decide encomendar mais dois navios novos aos estaleiros alemães de Aker MTW, o AIDAvita e o AIDAaura.Estes dois navio vieram reforçar a companhia e em 2002 a companhia decide expandir o mercado de cruzeiros e elabora uma experiência, ou seja criam uma companhia homologa a AIDA Cruises nomeadamente a A ROSA Cruises. Esta homologa da AIDA Cruises visa a ter um conceito mais ou menos semelhante a AIDA Cruises. O primeiro navio desta homologa designa-se como A ROSA Blu, navio esse que mais tarde passa para a AIDA Cruises com o nome de AIDAblu. Nesta altura e pertencente a P&O Cruises e com 4 navios ao seu dispor a companhia desenvolve-se muito tendo cada vez mais clientes.O Conceito A ROSA foi tão bem sucedido que a P&O CRuises decide criar um conceito semelhante desta feita para a Inglaterra criando a companhia Ocean Villarge. O Arcadia sai da P&O Cruises e passa para a Ocean Villarge tendo como designação o nome da propia companhia ou seja Ocean Villarge.





A P&O Cruises admirou muito o desenvolvimento da companhia AIDA Cruises, esteve sempre como um "modelo" para a construção de novos navios.Em 2003 a P&O Cruises funde-se com a Princess Cruises juntando-se assim a Carnival Corporation, passando a AIDA Cruises a fazer parte na altura do maior grupo de cruzeiros do Mundo.

Depois da fusão entre a P&O e a Princess, em 2003 entra ao serviço da AIDA Cruises o navio AIDAaura reforçando o mercado de cruzeiros Alemão. A Cede ficou sempre em Rostock e foi sempre muito apoiada pela Carnival Corporation.A AROSA deixa de ter um navio de cruzeiro baseando-se apenas nos navios de Rios, mas a AIDA Criuises adquire este navio passando de A ROSA Blu, para AIDAblu.

A Ocean Villarge por sua vez também estava a crescer, e a AIDA cruises tem de se despedir do AIDAblu, passando este navio a designar-se como Ocean Villarge II.

A AIDA Cruises estava a crescer de uma forma drástica e quando se deu conta já era uma companhia de referência na Europa.

A Companhia AIDA Cruises queria construir mais uma nova classe de navios de cruzeiro, mas queria inovar ainda mais. Para tal efeito baseia-se em espaços semelhantes a uma companhia do Grupo da Carnival Corporation, desta feita a Costa Crocier.

Com um novo conceito já defenido em 2004, a companhia Alemã inicia e manda construír um novo projecto de uma série de 7 navios mandados construír aos estaleiros Alemães de Mayer werft. A AIDA Cruises, começa a ser falada nos principais mercados de cruzeiros do planeta, como uma marca de refrência.A 3 de Março de 2006 o AIDAdiva é lançado ar mar e a 20 de Abril de 2007, o navio AIDAdiva marca um dos maiores passos na "carreira" da companhia.Depois do AIDAdiva outras construções vieram, o AIDAbella, o AIDAluna, o AIDAblu, o AIDAsol e o futuro AIDAmar.Como pudemos ver, o sucesso desta companhia foi alem fronteiras. Hoje, a AIDA Cruises é a líder de cruzeiros no mercado Alemão, levando uma vantagem sobre a sua concorrente directa a TUI.É de louvar esta companhia bem como o trabalho do presidente da companhia Michael Thamm.

AIDAcara. AIDAvita, AIDAaura, AIDAdiva, AIDAbella, AIDAluna, AIDAblu, AIDAsol, AIDAmar, são nomes que "viram, estão a ver, e verão", a históris desta companhia. AIDAblu, A ROSAblu, Arkona, Astor, são navios que fizeram parte desta companhia, fizeram parte desta história, e foram os "alicesses", para esta companhia de orgulho para o mercado de cruzeiros Alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário