quinta-feira, 12 de abril de 2012

Olympic Titanic e Britannic curiosidades

Ficheiro:RMS Titanic 3.jpg
Carreira   Bandeira da marinha que serviu
ConstruçãoHarland and Wolff (Belfast)
Batimento de quilha22 de março de 1909
Lançamento31 de maio de 1911
PatronoTitã
Porto de registoGovernment Ensign of the United Kingdom.svg Liverpool
Indicativo de chamadaMGY
ArmadorWhite Star flaga.svg White Star Line
Viagem inaugural10 de abril de 1912
Southampton - Nova York
Período de serviço1912
EstadoAfundou após colisão com um icebergno meio do Oceano Atlântico[1]
Fatalidade15 de abril de 1912 (99 anos)
Características gerais
Tipo de navioNavio a vapor de passageiros
ClasseOlympic
Deslocamento46.328 t[1]
Comprimento256 m
Boca28 m
Pontal54 m
Calado9,7
Propulsão2 máquinas de tripla expansão com 15 000 HP (hélices laterais)
turbina de baixa pressão com
16 000 HP (hélice central)
29 caldeiras de vapor
hélices laterais de três pás
1 hélice central de quatro pás
Velocidade23 nós, e presumivelmente cerca de 25 se as válvulas de segurança das caldeiras fossem fechadas a fim de aumentar a pressão do vapor[1]
Tripulação860
Passageiros3.547[1

RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff emBelfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nosEstados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 14 de abrilde 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.
Com 2.240 pessoas a bordo,[2] o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável" - na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele fora "concebido para ser inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.

 vídeo que o fantástico refaz o trajeto do titanic.

ele era o maior transatlantico mais com poucos salva-vidas aqui é a foto do convés do titanic


Para sua viagem inaugural, o Titanic carregava um total de 20 botes salva-vidas de três tipos diferentes:[10]
  • Botes 1 e 2: cúteres de madeira de emergência: capacidade para 40 pessoas.[11]
  • Botes 3 a 16: botes de madeira: capacidade para 65 pessoas[11]
  • Botes A, B, C e D: botes "desmontáveis" Englehardt: capacidade para 47 pessoas.[11]
Os botes salva-vidas eram predominantemente guardados em calços no convés dos botes, conectados aos turcos. Todos os botes, incluindo os desmontáveis, foram colocados no navio por um enorme guindaste em Belfast. Aqueles no lado estibordo tinham os números ímpares, 1–15, da proa a popa, enquanto aqueles do lado bombordo tinham os números pares, 2–16, da proa a popa. Os cúteres de emergência (botes 1 e 2) ficavam balançando do lado de fora do navio, prontos para uso imediato, enquanto os botes desmontáveis C e D ficavam no convés dos botes, ao lado dos botes 1 e 2, respectivamente. Os botes desmontáveis A e B ficavam guardados no telhado dos alojamentos dos oficiais, em ambos os lados da chaminé 1. Entretanto, não havia turcos montados nos alojamentos dos oficiais para abaixar os botes, e eles eram pesados mesmo vazios. Durante o naufrágio, abaixar os desmontáveis A e B foi difícil já que primeiro era necessário deslizá-los por sobre vigas e/ou remos até o convés dos botes. Durante esse procedimento, o desmontável B emborcou e subsequentemente ficou flutuando de cabeça para baixo.[11]
E agora a sua famosa escadaria da primeira classe que dava acesso a todos os DECK´S A,B,C,D e E

Ficheiro:GSC4.jpg
olympic tem a mesma escadaria que o do titanic.
A CONSTRUÇÃO 
Titanic foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em BelfastIrlanda do Norte, destinado a competir com os navios Lusitânia e Mauritâniada empresa rival Cunard Line. O Titanic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, o Olympic e o ainda em construção Britannic(originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar. Os projetistas foram Lorde William Pirrie,[3]diretor de tanto a Harland and Wolff como da White Star, o arquiteto naval Thomas Andrews, gerente de construção e chefe do departamento de design da Harland and Wolff,[4] e Alexander Carlisle, o projetista chefe e gerente geral do estaleiro.[5] As responsabilidades de Carlisle incluiam as decorações, os equipamentos e arranjos gerais, incluindo a implementação de um sistema eficiente de turcos para os botes. Carlisle iria deixar o projeto em 1910, antes dos navios serem lançados, quando ele se tornou um acionista na Welin Davit & Engineering Company Ltd, a companhia que produzia os turcos.[6]

Comparação de tamanho entre o Titanic, um Airbus A380, um ônibus, um carro e uma pessoa.
A construção do RMS Titanic, financiada pelo americano J. P. Morgan e sua companhia International Mercantile Marine Co., começou em 31 de março de 1909. O casco do Titanic foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. Seu comprimento total era de 269,10 m, sua largura era de 28 m, com tonelagem bruta de 46.328 T e altura, da linha d'água até o deque de botes, de 18 metros. O Titanic estava equipado com dois motores de quatro cilindros de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão Parsons de três hélices. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão a combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 23 nós (43 km/h). Apenas três das quatro chaminés de 19 metros de altura eram funcionais; a quarta chaminé servia apenas para ventilação; foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. O navio podia transportar um total de 3.547 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Comparações com o Olympic


Titanic e o Olympic em construção.
Titanic era muito semelhante ao seu irmão mais velho Olympic. Embora possuísse maior espaço interno, e, por consequência fosse mais pesado, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Olympic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deque A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deque B diferia das do Olympic. OTitanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisien, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados noOlympic, tais como o rangido na inversão para a marcha ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deque A eram arredondadas; enquanto que no Olympic elas eram ovais. A Ponte de comando do Titanic era maior e mais longa que a do Olympic.[18] Essas, e outras modificações, fizeram do Titanic 1.004 toneladas brutas maior que o Olympic e assim, o maior navio em atividade em todo o mundo durante sua viagem inaugural em Abril de 1912."


 RMS Olympic

Ficheiro:RMS Olympic in 1911.jpg

Carreira   Bandeira da marinha que serviu
ConstruçãoHarland and Wolff (Belfast)
Batimento de quilha16 de desembro de 1908
Lançamento20 de Outubro de 1910
PatronoOlímpia
Porto de registoLiverpool
ArmadorWhite Star Line
Viagem inaugural14 de junho de 1911
Período de serviço1911 - 1935
EstadoDesmantelado
Características gerais
Tipo de navioNavio a vapor de passageiros
ClasseOlympic
Deslocamento46 439 t
Comprimento269 m
Boca29 m
Pontal56.6 m
Calado19, 7
Propulsão2 máquinas de tripla expansão com 15 000 HP (hélices laterais)
turbina de baixa pressão com
16 000 HP (hélice central)
29 caldeiras de vapor
hélices laterais de três pás
1 hélice central de quatro pás
Velocidade23(porém já chegou a alcançar 24,6)nós
Tripulação899
Passageiros2450 (1911) aprox 1550(1934)
RMS Olympic foi um navio transatlântico inglês em serviço entre os anos 1911 e 1935. Media 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 56 metros de altura. Tinha capacidade para aproximadamente 700 pessoas em primeira classe, 800 em segunda classe, 950 em terceira classe e 899 pessoas de tripulação. Na sua capacidade total conseguia acomodar 3349 pessoas. Pertencia à mesma classe do RMS Titanic e HMHS Britannic.

Construção

Construção
O Olympic foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda, destinado a competir com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa rival Cunard Line. O Olympic, juntamente com os seus irmãos da classe Olympic, o e seus irmãos ainda em construção o Titanic,e oBritannic (originalmente chamado de Gigantic), se destinavam a ser os maiores e mais luxuosos navios a operar.


Comparações com o titanic

O Olympic era muito semelhante ao seu irmão mais novo, Titanic . Embora possuísse menor espaço interno, e, por consequência fosse mais leve, o casco era exatamente do mesmo comprimento que o do Titanic. Mas havia algumas diferenças. Duas das mais notáveis eram que mais da metade da parte da frente do deque A de passeio do Titanic fora substituída por janelas basculantes e a configuração das janelas do deque B diferia das do Olympic. O Titanic tinha um restaurante especial chamado Café Parisien, uma característica que o Olympic não tivera até 1913. Alguns dos defeitos encontrados no Olympic, tais como o rangido na inversão para a marcha à ré, foram corrigidos no Titanic. As luzes e a iluminação natural do deque A eram arredondadas; enquanto que no Olympic elas eram ovais. A ponte de comando do Titanic era maior e mais longa que a do Olympic. Essas e outras modificações fizeram do Titanic 1.004 toneladas brutas maior que o Olympic e assim, o maior navio em atividade em todo o mundo durante sua viagem inaugural em abril de 1912.

História



No início do século XX a imigração para o então novo mundo, como era denominada a América, era intensa. Muitos procuravam uma nova oportunidade de vida e deixavam para trás a miséria e a fome do antigo mundo. A única forma de travessia era através de navios. E as companhias marítimas não demoraram muito para ver o mercado que estava diante delas. A luta foi intensa entre as companhias marítimas até o surgimento daaviação comercial no fim da década de 1940.
No começo de 1900 duas grandes companhias inglesas disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros, aCunard Line e a White Star Line. A White Star viu a sua rival transpor o Atlântico com imensos colossos até 1909, quando teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast, a construção de um trio de gigantes. Os denominados OlympicTitanic e Gigantic seriam os maiores objetos móveis já construídos pelo homem. Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Olympic foi o primeiro a ficar pronto (1911), seguido peloTitanic (1912), e pelo Gigantic, batizado como Britannic (1915).

Em 14 de Junho de 1911 o RMS Olympic fez a sua viagem inaugural. Com 1313 passageiros a bordo a viagem transatlântica foi um sucesso. As próximas viagens foram de igual modo sem falhas. Mas o desastre aconteceu no início da sua quinta viagem. Pouco passsava do meio-dia quando o navio saiu de Southampton a caminho de Cherbourg na França para levar mais passageiros. Inesperadamente o HMS Hawke da Marinha Britânica foi visto no meio do nevoeiro. O navio de guerra foi sugado pelas grandes pás das hélices do Olympic e o choque foi inevitável. O HMS Hawkebateu no lado estibordo do Olympic e deixou-lhe com um buraco e uma pá destruída. Apesar do forte embate os dois barcos conseguiram chegar ao porto mais próximo sem vítimas.

RMS Olympic voltou para Belfast para ser extensivamente reparado. Este desastre, apesar de fazer questionar se navios maiores tornavam a navegação menos segura, também ajudou a criar o mito de que eram navios inafundáveis, pois nada de muito grave lhe aconteceu.
Este mito foi derrubado em 15 de Abril de 1912 quando o Titanic sofreu um embate com um iceberg e afundou-se, resultando na morte de mais de 1500 pessoas.
Assim que o RMS Olympic chegou a Inglaterra foram-lhe imediatamente adicionados 24 botes aos 20 que já tinha. Mesmo assim passageiros e tripulação achavam que a segurança ainda não estava boa e a White Star teve que retirar o Olympic durante seis meses para reparações mais profundas. Dentre outras, foi-lhe adicionado uma "dupla pele" para resistir melhor a embates. Em 1913 o RMSOlympic tinha 68 botes salva-vidas e estava pronto para enfrentar as linhas transatlânticas rivais.

Mesmo com o começo da Primeira Guerra Mundial o navio ainda continuou em serviço até que foi finalmente chamado para atracar indefinidamente em Belfast. O grande navio esteve 10 meses parado e foi então requisitado pelo governo britânico. Ele foi pintado com cores muito claras, e com formas geométricas para confundir os submarinos inimigos e seu nome foi mudado para H.M.T. (His Majesty's TransportOlympic.
O então HMT Olympic juntou-se ao seu irmão mais novo, o Britannic, que servia como barco hospital, no Mediterrâneo para transporte de tropas e sobreviventes. Depois começou transportar tropas canadenses e no final de 1916 já tinha completado 10 viagens entre o Canadá e a Europa. Mais tarde faria o trajeto Estados Unidos - Europa com a mesma finalidade.
 Em maio de 1918 o Olympic foi atacado pelo submarino alemão U-103 no canal Inglês com um torpedo. Afortunadamente o torpedo errou o alvo e foi então que o Olympic se virou contra o submarino e o abalroou. O submarino rapidamente começou a afundar e algumas pessoas que escaparam foram apanhadas pelo destroyer USS Davis que por ali passava.
Em novembro de 1918 a guerra terminou. Durante a Primeira Guerra Mundial, o HMT Olympic transportou 41.000 passageiros civis, 66.000 soldados das tropas e 12.000 membros do batalhão trabalhador chinês. Ele percorreu 184.000 milhas e consumiu 347.000 toneladas de carvão. Por estes recordes de guerra, o navio ganhou a alcunha de "Old Reliable", que traduzido para o Português seria: "velho confiável".

Em Março de 1935 o RMS Olympic fez a sua última viagem para Nova Iorque e foi vendido para um milionario francês que pretendia convertê-lo em um navio-museu .Porém seu plano fracassou e foi obrigado a vende-lo para Sir John Jarvis por 100.000 mil libras e futuramente demolido na cidade de Jarrow na Inglaterra juntamente com o RMS Mauretania, terminando assim a era de ouro.
Muitos de seus acessórios, decorações e painés foram leiloados e se encontra presente em hotéis, transatlânticos modernos e museus.

HMHS Britannic


HMHS Britannic
HMHS Britannic como hospital
HMHS Britannic como hospital
Carreira   Bandeira da marinha que serviu
ConstruçãoHarland and Wolff (Belfast)
Batimento de quilha30 de novembro de 1911
Lançamento26 de fevereiro de 1914
Porto de registoLiverpoolInglaterra
ArmadorWhite Star Line
Viagem inaugural23 de Dezembro de 1915 (como navio hospital)
Período de serviçoServiu como navio hospital por vários anos.
EstadoAfundado por uma mina em 1916.
Fatalidade21 de novembro de 1916 (95 anos)
Características gerais
Tipo de navioNavio Hospital
ClasseOlympic
Deslocamento53 000 t
Comprimento269 m
Boca94 m
Calado10,5
Propulsão2 hélices laterais de bronze com 3 lâminas cada. Uma hélice central também de bronze com 4 lâminas.
Velocidade21 nós -(39km/h) (min.)
23.75 nós -(43km/h) (max.)
Tripulação860
Passageiros3.300 feridos
489 profissionais de saúde


HMHS Britannic foi um transatlântico inglês que serviu como navio-hospital durante a Primeira Guerra Mundial. Navegando ao largo da Grécia em1916, colidiu com uma mina marítima, naufragando em cinqüenta e cinco minutos.
navio tinha as dimensões de 269 metros de comprimento, 28 metros de largura e 56 metros de altura. Tinha capacidade para 790 pessoas em primeira classe; 836 em segunda classe; 953 em terceira classe; e 950 pessoas de tripulação. Na sua capacidade total conseguia acomodar 3.529 pessoas. A sua velocidade máxima era de cerca de 22nós. Pesava cerca de 50mil toneladas. Pertencia à mesma classe do RMS Titanic e RMS Olympic.

História

No início do século XX a imigração para o então novo mundo, como era denominada a América, era intensa. Muitos procuravam uma nova oportunidade de vida e deixavam para trás a miséria e a fome do antigo mundo. A única forma de travessia era através de navios. E as companhias marítimas não demoraram muito para ver o mercado que estava diante delas. A luta foi intensa entre as companhias marítimas até o surgimento daaviação comercial no fim da década de 1940.
No começo de 1900 duas grandes companhias inglesas disputavam palmo a palmo a supremacia no Atlântico Norte no transporte de passageiros, aCunard e a White Star Line. A White Star viu a sua rival transpor o Atlântico com imensos colossos até 1909, quando teve início nos estaleiros da Harland & Wolff, em Belfast, a construção de um trio de gigantes. Os denominados OlympicTitanic e Gigantic seriam os maiores objectos móveis já construídos pelo homem. Os dois primeiros foram construídos em paralelo e o Britannic. o Olympic primeiro a ficar pronto (1911), seguido pelo Titanic (1912),logo apos foi concluída a construção do britannic(1914).
navio Britannic foi construído em 1914 e foi um dos três grandes navios (os maiores da altura) da White Star Line que fizeram parte da frota por volta da mesma época. Eram em muito iguais, principalmente no tamanho, distribuição e vista exterior. A maior diferença residia no peso. Os dois irmãos mais velhos (Olimpic e Titanic), tinham cerca de 45mil toneladas enquanto que o Britannic, pelas modificações feitas para resistir melhor a embates (como um casco duplo) e pelo número de botes ser aumentado entre outras, tinha um peso de cerca de 50mil toneladas.
A quinta viagem teve novamente a escala Southampton, Nápoles e Mudros. No último dia dessa viagem o Britannic enfrentou mares revoltosos e tempestades. Após enfrentar as tormentas, retornou finalmente a Southampton com mais de 3.000 feridos. Após três viagens "transportando" feridos, o Britannic voltou a Belfast em junho de 1916 e foi devolvido a White Star Line.
O Aquitania sofreu sérios danos durante a tempestade e teve que atracar para reparos. Por causa disso, quando estava sendo feitas as modificações do Britannic para interagir como navio de turismo, ele foi novamente solicitado pelo Almirantado Britânico e foi convocado para sua sexta viagem depois de quatro dias.
O Britannic partiu de Southampton no dia 12 de novembro de 1916, para a sua sexta viagem. O tempo estava tranqüilo e não levava nenhum "passageiro". 
 Em 21 de Novembro de 1916, o Britannic saiu do porto de Nápoles em direção a Moudros. Perto das 8 da manhã quando passava pelo Canal de Kea no mar Egeu, houve uma enorme explosão na parte inferior do navio causada por uma mina posta lá duas semanas antes por um submarino alemão (U73). Este navio, sendo em tudo melhorado em relação ao Titanic, tinha estruturas mais fortes e eficientes que suportavam ter 6 de quaisquer porões inundados. Pensa-se que a mina tenha feito estragos em apenas dois porões mas, por mau funcionamento das portas dos porões e por erros humanos como deixar as janelas inferiores abertas pelo calor (situação explicitamente proibida), o imenso navio afundou-se em cerca de 55 minutos (O Titanic levou 2 horas e meia). O Capitão experimentou encalhar o Britannic na Ilha de Kea, mas não teve sucesso. O maior transatlântico da Inglaterra, com apenas 351 dias de vida, foi á pique.
Com botes salva-vidas suficientes para cerca de 3000 passageiros, os 1066 presentes fizeram uma evacuação rápida. Houve apenas dois incidentes de lançamento dos botes: Dois botes que foram lançados com os motores do navio ainda em funcionamento, foram sugados pelas hélices do navio, o que resultou em sua destruição e na morte das pessoas que estavam a bordo deles.
A útlima pessoa a sair do navio foi o Capitão Bartlett que no último momento «andou» para a àgua, pois a ponte já se encontrava inundada, e nadou até alcançar um bote onde pôde ver o resto do seu amado navio a afundar-se. 
Ao todo 1036 pessoas foram salvas e 30 perderam a vida.






9 comentários:

  1. Assustador...psé né uma grande tragédia!

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  2. Alguém tem como conseguir fotos ou dados do vapor Divona, este fez 10 viagens ao Brasil no ano de 1912.

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  3. Quer dizer que o navio titanic uma vez??

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  4. legal, o mais interessante foi o Brittanic

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  5. Para mim está muito claro que os navios desta série tinham sérios problemas de visualizacao do em torno, talvez serem extremamente altos e também eram mui grandes com lemes menores do que deveriam dificultando desvios

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