quarta-feira, 9 de maio de 2012

Titanic 100 Anos:Diário Das Últimas Horas Antes da Tragédia

Hoje faz 100 anos que o Royal Mail Service Titanic em sua viagem inaugural bateu em um iceberg e se transformou em uma das maiores tragédias em acidentes marítimos.

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril de 1912. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo.

Viagem inaugural:
O navio iniciou a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York, nos Estados Unidos, na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, com o Capitão Edward J. Smith no comando. Assim que o Titanic deixou o cais, sua esteira provocou a aproximação do SS New York, que estava ancorado nas proximidades, rompendo as suas amarras e quase se chocando com o navio, antes que rebocadores levassem o New York para longe. O incidente atrasou a partida em meia hora. Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, para receber mais passageiros e parou novamente no dia seguinte em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda.

Na viagem inaugural do Titanic, algumas das mais importantes pessoas da época estavam viajando na Primeira-classe. Entre elas estavam o milionário John Jacob Astor IV e sua esposa Madeleine Force Astor, industrialista Benjamin Guggenheim, o dono da Macy's Isidor Strauss e sua esposa Ida, a milionária Margaret "Molly" Brown (conhecida mais tarde como "Inafundável Molly Brown" devido a seus esforços para ajudar outros passageiros durante o naufrágio), Sir Cosmo Duff-Gordon e sua esposa Lucy, Lady Duff-Gordon, George Dunton Widener com sua esposa Eleanor e seu filho Harry, jogador de criquete e empresário John Borland Thayer com sua esposa Marian e seu filho de 17 anos Jack, jornalista William Thomas Stead, a Condessa Noël Leslie, o assessor presidencial Archibald Butt, escritora Helen Churchill Candee, escritor Jacques Futrelle e sua esposa May, produtores Henry e Rene Harris, a atriz Dorothy Gibson, entre outros. O banqueiro J. P. Morgan estava agendado para viajar na viagem inaugural, porém cancelou no último minuto. Viajando na primeira classe a bordo do navio estavam o diretor da White Star Line, J. Bruce Ismay, e o construtor do navio, Thomas Andrews, que estava a bordo para observar qualquer problema e avaliar a performance geral do navio.

Na viagem inaugural do Titanic, algumas das mais importantes pessoas da época estavam viajando na Primeira-classe. Entre elas estavam o milionário John Jacob Astor IV e sua esposa Madeleine Force Astor, industrialista Benjamin Guggenheim, o dono da Macy's Isidor Strauss e sua esposa Ida, a milionária Margaret "Molly" Brown (conhecida mais tarde como "Inafundável Molly Brown" devido a seus esforços para ajudar outros passageiros durante o naufrágio), Sir Cosmo Duff-Gordon e sua esposa Lucy, Lady Duff-Gordon, George Dunton Widener com sua esposa Eleanor e seu filho Harry, jogador de criquete e empresário John Borland Thayer com sua esposa Marian e seu filho de 17 anos Jack, jornalista William Thomas Stead, a Condessa Noël Leslie, o assessor presidencial Archibald Butt, escritora Helen Churchill Candee, escritor Jacques Futrelle e sua esposa May, produtores Henry e Rene Harris, a atriz Dorothy Gibson, entre outros. O banqueiro J. P. Morgan estava agendado para viajar na viagem inaugural, porém cancelou no último minuto. Viajando na primeira classe a bordo do navio estavam o diretor da White Star Line, J. Bruce Ismay, e o construtor do navio, Thomas Andrews, que estava a bordo para observar qualquer problema e avaliar a performance geral do navio.

Ao anoitecer de domingo, 14 de abril, a temperatura tinha caído para quase congelamento e o oceano estava calmo. A Lua não era visível (estando dois dias antes da Lua Nova), e o céu estava limpo. O Capitão Smith, em resposta aos avisos de icebergs recebidos pelo rádio nos dias anteriores, traçou um novo curso que levava o navio um pouco mais o sul. Às 13:45 daquele dia, uma mensagem do Amerika avisou que grandes icebergs estavam no caminho do Titanic, porém, já que Jack Phillips e Harold Bride, os operadores do dispositivo Marconi de rádio, eram empregados da Marconi e pagos para retransmitir mensagens de e para os passageiros, eles não estavam focados em retransmitir para a ponte mensagens "não essenciais" sobre gelo.





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Capitão Smith(dir) e seu 1º Oficial 

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Titanic partindo de Southampton - Inglaterra. Uma das últimas vezes que o Titanic foi avistado em terra.
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Estes botes (20 no total) foram responsáveis pelo salvamento de 706 vidas.
Haviam 2240 pessoas a bordo. 1503 morreram.


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Sala de fumantes da 1ª classe. um dos locais mais admiráveis do navio, e que
pouca gente deu atenção. Aqui era onde os ricaços ficavam conversando após
as refeições, fumando charutos e tomando whisky.  Um dos  mais famosos  que
passou por aqui, foi John jacob Astor IV, o homem mais rico do navio.
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Visão geral da sala de refeições da 1ª classe. Infinitamente superior aos da segunda e terceira classe,
e composto pelo que havia de melhor na época.
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Sala de caldeiras do Titanic, em plena atividade pra abastecer o navio com vapor. (Essa  foto foi  tirada
nos testes do navio, para receber o certificado oficial de permissão de transporte de passageiros,  pela
companhia britânica de navegação).
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Primeira página do jornal norte-americano The New York Times noticia o naufrágio do Titanic

VEJA REGISTRO DAS ÚLTIMAS HORAS DA VIAGEM DO TITANIC ANTES DA COLISÃO

A bordo do Titanic, J. Bruce Ismay, Administrador e Diretor da White Star Line, urgiu fortemente para que o capitão aumentasse a velocidade do navio apesar do fato que era prática padrão manter as máquinas em marcha lenta, afinal das contas o navio era novo. Ismay estava ansioso em quebrar o recorde do Olympic afim de armazenar publicidade adicional. No sábado, 13 de abril, com 24 das 29 caldeiras acesas, Ismay foi escutado em conversação com o capitão onde falou sobre melhorar o desempenho do navio. Ismay declarou enfaticamente, "Você vê eles estão trancando a pressão. Tudo vai bem. As caldeiras estão trabalhando bem. Nós faremos melhor. Corra amanhã". 

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Domingo, 14 de Abril de 1912

9:00 
        A primeira mensagem relatando a presença de gelo é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Caronia notificando a presença de campos de gelo em 42o N, de 49o a 51o W, avistados em 12 de Abril. 
        Alguns passageiros notam blocos de gelo passando pelo navio ao longo da manhã. 
 

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10:30 
        A missa dominical é realizada no salão de jantar da primeira classe. 

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11:40 
        O vapor holandês Noordam relata a presença de muito gelo aproximadamente na mesma posição da relatada pelo Caronia. 

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12:00 
        Na asa da ponte de navegação é medida a posição do navio com o sextante, e registrada a distância percorrida "546 milhas (878,6 km) desde o meio dia de sábado". 

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13:42 
        S.S. Baltic envia a terceira mensagem recebida pelo Titanic avisando sobre icebergs e grande quantidade de gelo em 41o51' N e 49o52'W, 402.3 km à frente do Titanic. 
        Cap. Smith passa a mensagem para Ismay, o qual a guarda. Posteriormente ele a mostraria para alguns passageiros. 

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13:45 
        S.S. Amerika, da Alemanha, e o navio mais próximo de Cape Race, Newfoundland, envia a quarta mensagem recebida. Talvez a mensagem mais importante recebida, ela relatava a presença de dois grandes icebergs em 41o27'W e 50o8'W, observados no mesmo dia. Esta mensagem nunca chegou a ponte de comando, possivelmente Jack Philips, operador do telegrafo do Titanic, não teve tempo para enviá-la ao capitão pois o aparelho de telegrafo quebrou pouco após o recebimento desta mensagem, tendo Phillips e Bride, seu substituto, passado grande parte do dia consertando o aparelho. 

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17:50 
        O Capitão Smith altera o curso do Titanic um pouco para sudoeste, talvez para evitar a presença de gelo. 

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18:00 
        O segundo oficial Lightoller substitui o oficial chefe Wilde na ponte. 

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19:15 
        O primeiro oficial Murdoch ordena o fechamento da escotilha do castelo de proa para que a luminosidade de dentro não interfira com os vigias no cesto da gávea. 

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19:30 
        Chega a quinta mensagem, transmitida do S.S. Californian para o S.S. Antillian reportando a presença de três grande icebergs ao sul de sua posição em 42o3'N e 49o 9'W, aproximadamente 80 km à frente do Titanic. 
        A temperatura do ar é registrada como 0,5oC, 6 graus a menos que a registrada as 17:30. 

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20:40 
        O segundo oficial Lightoller ordena um vistoria no suprimento de água fresca, uma vês que a água do mar está próxima da  temperatura de congelamento (da água doce). 

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20:55 
        O capitão se retira após o jantar e vai até a ponte onde comenta como oficial de guarda, segundo oficial Lightoller, sobre o tempo calmo e a noite clara apesar da falta da lua, assim como a visibilidade de icebergs durante ume noite sem luar. 
        O Titanic faz 22 nós com 24 de suas 29 caldeiras ativadas. 

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21:20 
        O Capitão se retira para seu quarto, dando ordens para ser acordado se algo acontecer. 

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21:30 
        Lightoller manda os vigias no cesto da gávea ficarem alertas para icebergs até a manhã. 

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21:40 
        A sexta mensagem é recebida pelo Titanic proveniente do S.S. Mesaba relatando grande quantidade de gelo e grandes icebergs de 41oN a 41o25'N e de 49oW a 50o30'W, nas proximidades do Titanic. 
        Novamente esta mensagem não chegou até a ponte. Supõe-se que Phillips estava muito ocupado trocando mensagens de passageiros com Cape Race para poder deixar a sala de telegrafo e levar a mensagem até a ponte. 
        No total, seis mensagens alertam o Titanic da presença de um grande campo de gelo diretamente à frente. 

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22:00 
        O primeiro oficial William Murdoch assume a guarda, dispensando Lightoller. 
é feita a troca de vigias. Os que entram são informados que devem ficar atentos a icebergs. 
        A temperatura do ar é agora de 0o C. o céu está sem nuvens e o ar está claro.

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22:30 
        A temperatura do mar é agora de -2oC 

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22:55 
        O S.S.Californian, parado em um campo de gelo ao norte do Titanic envia a última mensagem recebida pelo Titanic. Phillips, operador de telegrafo do Titanic corta a mensagem do Californian, avisando que estava em contato com Cape Race. 
        O operador do Californian continua a ouvir as mensagens do Titanic até as 23:30. 

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23:30 
        O único operador de telegrafo do S.S. Californian, terminando seu serviço do dia, desliga seu equipamento e vai para a cama como de costume. 
        Frederick Fleet e Reginald Lee, vigias da noite, assumem seus postos para observar o mar à frente e avisar a ponte de qualquer perigo iminente. Sem binóculos, eles se esforçam para poder visualizar qualquer perigo à frente quando eles notam uma indistinta cerração aparecendo diretamente à frente 
 
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23:40 
        Inesperadamente Fleet, observa uma grande forma escura indistinta elevando-se 18 metros acima da superfície e que ele reconhece como sendo a ponta de um iceberg a aproximadamente 460 metros diretamente a frente, e rapidamente toca o sino de aviso três vezes e imediatamente avisa a ponte, "iceberg diretamente a frente". O sexto oficial Moody na ponta recebe a mensagem e imediatamente a passa para Murdoch o qual ordena tudo a estibordo no timão enquanto pelo telegrafo de bordo ordena a parada seguida de reversão total dos motores. 
        Irá levar ainda alguns segundos para o imenso navio iniciar sua curva à esquerda. Infelizmente, devido aos poucos testes realizados com o navio, não se sabia quanto tempo, nem qual a distancia necessária para que ele realizasse tal manobra. 
        Após a proa virar dois pontos (10 graus), o iceberg atinge o navio diretamente a estibordo gerando um tremor sentido por todo o navio. Murdoch imediatamente fecha as portas a prova d'água a baixo da linha d'água fechando os compartimentos estanques e prendendo para sempre muitos trabalhadores no interior do Titanic. 
        À 22 nós, a colisão dura apenas 10 segundos, mas o suficiente para a colisão causar sérios danos estruturais ao casco. No total foram apenas 32 segundos entre o avistamento e final da colisão 
        O impacto é notado por vários passageiros como um tremor seguido por um rangido metálico. 

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23:41 
        O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido. 
        é ordenada parada total dos motores. 

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23:50 
        10 minutos após a colisão a água já atinge 4 metros acima da quilha e inunda completamente todos os compartimentos danificados à exceção da casa de caldeiras número 5. O iceberg havia danificado o casco cerca de 3 metros acima da quilha e por uma distancia de aproximadamente 92 metros. A água entra rapidamente pelo porão de vante, pelos porões de carga 1, 2 e 3, e pelas salas de caldeiras 5 e 6, a qual apresenta 8 pés de água. 
        Os motores são colocados em "à frente devagar". 

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Segunda-feira, 15 de Abril de 1912

00:00 
        O Capitão chega a ponte onde recebe o relatório do acontecido. 
        é ordenada parada total dos motores. 
        A sala dos correios, 24 pés acima da quilha esta sendo alagada. 
        As caldeiras são fechadas e o excesso de vapor escapa por válvulas de segurança no topo dos chaminés. 

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00:05 
        O Capitão chama T. Andrews e ambos descem as conveses inferiores para verificar os danos. Não demora para Andrews perceber que a grande extensão dos danos condenou seu navio à morte e que logo este estaria sob as águas. 
        Andrews calcula que restam apenas uma a uma hora e meia antes do fim. Este cálculo se baseia no fato de que com 5 compartimentos alagados, logo a água começará a transbordar por cima das anteparas alagando os compartimentos seguintes. 
        é ordenado à engenharia "devagar à ré" com os motores. 
        A quadra de squash, 9,7 metros acima da quilha começa a alagar. 
        O capitão ordena ao oficial chefe Wilde que os botes-salvavidas sejam descobertos e preparados. 

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00:15 
        O Capitão Smith ordena a Phillips que inicie o envio de pedidos de socorro. Este o faz inicialmente com o sinal padrão de socorro da época, CQD, seguido pelo código do Titanic, MGY, e pela localização estimada do navio, 41o46'N e 50o14'W. 
        Os botes salva-vidas começam a ser preparados, e os passageiros são ordenados a irem para os conveses externos com coletes salva-vidas. 
        A banda começa a tocar musicas alegres de ragtime na sala de estar da primeira classe do convés A, se dirigindo posteriormente ao convés de barcos, próximo à entrada de bombordo da grande escadaria. 

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00:18 
       O vapor alemão Frankfort é o primeiro navio a responder aos pedidos de socorro, seguido pelo canadense Mt Temple, pelo Virginian e pelo russo Burma. 
 

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00:20 
São dadas ordens para os passageiros começarem à entrar nos botes salva-vidas. 
O Titanic começa a apresentar uma inclinação e sua proa inicia seu mergulho na água gelada. 

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00:25 
        O S.S. Carpathia, que se dirigia de Nova Iorque a Liverpool, é é finalmente contactado a 94 km de distância. Arthur H. Rostron capitão do Carpathia, imediatamente altera seu curso e ruma a máxima velocidade para o Titanic. Sua velocidade máxima de 17,5 nós permite que ele chegue ao local apenas 4 horas após receber o pedido de socorro. 
        Os botes salva-vidas começam a ser baixados sob grande desorganização devido ao alto ruído do vapor das caldeiras sendo liberado. Lightoller, segue fielmente as ordens de embarcar apenas mulheres e crianças, enquanto que Murdoch permite que, após todas a mulheres e crianças sozinhas terem embarcado, casais embarquem seguidos por homens solteiros. 
 
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00:34 
       O Frankfort avisa que está a 241 km de distância. O Olympic, irmão gêmeo do Titanic é contactado a 805 km de distância. 

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00:45 
        Bride sugera a Phillips que este mude para o novo sinal de socorro, S.O.S sendo esta a segunda vez que este sinal foi utilizado. 
        Na ponte, a visão de luzes de outro navio no horizonte faz com que o quarto oficial Joseph G. Boxhall, inicie o lançamento de foguetes de sinalização na esperança que algum o navio próximo os veja. Os foguetes continuam a ser lançados até 1:45 num total de oito. A luz de sinalização do Titanic também é acionada. 
        O navio visto chega a se aproximar do Titanic o suficiente para que suas luzes de navegação sejam vistas. Em seguida ele muda de curso e se afasta. 
        O primeiro bote salva-vidas (no 7, estibordo) é descido com apenas 27 pessoas. A falta de treinamento e conhecimento da tripulação faz com que estes temam que, se os botes forem descidos cheios, eles possam virar. 
        O bote no 4, bombordo, começa a ser carregado. 

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00:55 
        O bote no 6, bombordo é descido com 28 pessoas a bordo, incluindo Molly Brown e o Major Peuchen. 
        O bote no5, estibordo, é descido com apenas 41 pessoas. O quinto oficial Lowe ordena que J. B. Ismay se afaste pois este esta atrapalhando seu trabalho. 

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1:00 
        O bote salva-vidas no 3, estibordo, desce com 32 pessoas, sendo 11 tripulantes. Este foi o 4o bote a ser descido. 

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1:10 
        O bote de emergência no 1, estibordo, desce com somente 12 pessoas incluindo Sir Cosmo e Lady Duff Gordon e 7 tripulantes. Este foi o 5o bote a ser descido. 
        O bote no8 de bombordo é descido com 39 pessoas. 

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1:15 
        A inclinação do convés fica maior. São dadas ordens para que os botes salva-vidas sejam descidos mais cheios. Thomas Andrews exerce importante papel ajudando a descer os botes e fazendo com que eles sejam devidamente cheios. 
        A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa. O Titanic começa a de inclinar para bombordo. 

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1:20 
        O bote no 10 desce com 47 pessoas. Uma forte inclinação para estibordo é notada. 

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1:25 
        O bote no 16 de bombordo é descido com 42 pessoas. 
        Desce o bote no 14 com 60 pessoas à bordo, incluindo o quinto oficial Lowe, o qual é forçado a disparar três tiros para o ar a fim de evitar que outros passageiros pulem no bote já cheio. 

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1:30 
        O pânico começa a se formar entre o passageiros ainda à bordo. 
        Os pedidos de socorro começam a indicar sinais de desespero como " estamos afundando rápido" e "mulheres e crianças nos botes. Não podemos durar muito mais". 
        Ben Guggenheim e seu criado colocam suas roupas de noite sob o argumento de que "Nós nos vestimos com nossa melhor roupa e estamos preparados para afundar como cavalheiros". 
        Descem os botes nos 9 e 12. 

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1:35 
        Desce o bote no 11. 

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1:40 
        A maioria dos botes à vante já foram descidos, os passageiros buscam os botes à ré. 
        O bote desmontável C desce com 32 pessoas, incluindo J. Bruce Ismay, sendo este o último bote de estibordo a ser descido. 
        O bote de estibordo no 13 desce com 54 pessoas, principalmente da segunda e terceira classe. Logo após é descido o no 15 com 57 pessoas. Este bote quase colide com o no 13 que estava diretamente abaixo. 
       é lançado o ultimo foguete sem que se consigua contato com o navio visto.

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1:45 
        O bote de emergência no 2 desce com 20 pessoas. Este foi o 15 o bote a ser descido. 
        As ultimas palavras ouvidas do Titanic pelo Carpathia "sala de maquinas e caldeiras alagadas". 

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1:50 
        O bote salva-vidas no 4 desce com 34 pessoas. Este foi o 16o bote a ser descido. J.J. Astor é proibido de entrar junto com sua esposa. 

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2:00 
        A água já está a 3 metros abaixo do convés A. 
        O chefe da banda, Wallace Henry Hartley, começa a tocar " Mais perto de Ti Senhor", o qual ele dizia que seria o hino de seu funeral. 
        Para manter o controle durante o lançamento do desmontável D, Lightoller agita sua pistola no ar (possivelmente atira) e os membros da tripulação formam um circulo ao seu redor para garantir que somente mulheres e crianças entrem neste bote. 

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2:05 
        Desce o desmontável D com 44 pessoas, o último bote salva-vidas a ser descido. A inclinação do navio fica maior e a água já atinge o convés A. 
        Aproximadamente 1.500 pessoas ainda estão a bordo. 
        O castelo de proa esta totalmente submerso e a inclinação dos conveses fica maior. 
        O Capitão Smith libera Phillips e Bride de suas funções dizendo que "Homens, vocês fizeram tudo que podiam. Vocês não podem fazer mais nada. Abandonem sua cabine. Agora é cada homem por si mesmo.". Phillips continua a enviar pedidos de socorro por mais alguns minutos. 
        Ao caminhar para a ponte, ele repete para vários tripulante que "é cada homem por si mesmo". Possivelmente seus últimos pensamentos forma sobre sua Eleanor e sua filha Helen. 
        A banda toca "Outono". 

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2:10 
        Phillips envia o último pedido de socorro. 
        Thomas Andrews é visto sozinho na sala de fumantes da primeira classe olhando o vazio. 

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2:15 
        A ponte mergulha na água que começa a tomar o convés de botes. O movimento para frente do Titanic gera ondas que varrem o convés. Uma delas joga Murdoch dentro da água onde ele vem a morrer afogado ou esmagado pelo chaminé 1 que cai logo em seguida. 

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2:17 
        A popa está completamente fora d'água, e a forte inclinação faz com que o primeiro chaminé caia para frente, matando muitas pessoas que se encontravam na água. O bote desmontável B é carregado para fora pela água. 
        A proa mergulha em direção ao fundo enquanto centenas de passageiros da 2a e 3a classe ouvem o padre Thomas Byles reunidos no final do convés de botes. 
        Muitos passageiros e tripulantes pulam para fora do Titanic. 
        O desmontável A flutua livre para fora com o fundo virado para cima e perigosamente sobrelotado. Lowe no bote 14 os resgata antes do amanhecer, embora possivelmente metade das pessoas a bordo tenha morrido durante a noite e caído na água. 
        A banda para de tocar 

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2: 18 
        As luzes piscam e se apagam definitivamente. 
        Um grande barulho é ouvido enquanto os objetos soltos do interior do navio caem em direção à proa. 
        A grande tensão no casco quebra o Titanic em dois. A popa retorna a sua posição horizontal e , puxada pela proa, sobe rapidamente no ar até ficar completamente perpendicular. 

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2:20 
        A inclinação da popa diminui conforme o Titanic desaparece sob as águas do Atlântico Norte. Muitas pessoas ainda se mantém vivas boiando na superfície, seus gritos de angustia diminuindo lentamente até se transformarem em um longo e contínuo canto de lamentação. 
        Misericordiosamente em pouco menos de 10 minutos a morte por congelamento os atinge, poupando-os do afogamento. 
        Após unir os botes 4,10, 11 e o desmontável C e passar os sobreviventes do bote 14 para estes outros, o quinto oficial Harold Lowe retorna para procurar por sobreviventes. Mas chega tarde e somente 6 pessoas são encontradas ainda vivas, Jack Stewart, camareiro, William F. Hoyt, da primeira classe e um homem japonês da terceira classe. William F. Hoyt viria a falecer em seguida. 
        Mais tarde o bote no 12 é sobrecarregado com 70 pessoas provenientes de outros botes. 

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3:30 
        Os foguetes de sinalização do Carpathia são vistos pelos botes salva-vidas.
 
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4:10 
        O primeiro salva-vidas, o no 2, chega ao Carpathia. 
        Gelo e destroços se misturam na água no local do naufrágio. 

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5:30 
        Após ser avisado pelo Frankfurt do desastre, o Californian se dirige para o local onde chegará três horas após. 

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5:30 a 6:30 
        Os sobreviventes do desmontável A são resgatados pelo bote 14, e os do desmontável B pelos botes 4 e 12. 

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8:30 
        O último bote salva-vidas (no 12) é pego. Lightoller é o último sobrevivente a entrar no Carpathia. 
        O Californian chega próximo ao Carpathia, e se dirige para o local do naufrágio para procurar por mais sobreviventes, mas não há mais ninguém a ser salvo.
 
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8:50 
        O Carpathia parte para Nova Iorque com 705 sobreviventes. é estimado que 1523 pessoas perderam a vida na tragédia. 
        Pelo telegrafo do Carpathia, J. B. Ismay envia a seguinte mensagem para os escritórios da White Star em Nova Iorque: 
"Com profundo pesar aviso-os que o Titanic afundou esta manhã após colidir com iceberg, resultando em séria perda de vidas. Mais detalhes depois." 

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