domingo, 8 de julho de 2012

Navios Da White Star Line (1908)


ARABICConstrução: 1908
Toneladas: 16.786
Terceiro navio da companhia a ter o mesmo nome (Arabic 1881 e Arabic 1903) sem o seqüencial 3. A White Star Line construiu o vapor em Bremen, Alemanha, pela AG Weser para a empresa North German Lloyd Line. Originalmente chamado de Berlin. Esteve presente durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1921 foi renomeado para Arabic. Entre 1925-1929 executou serviços para a Red Star Line. Em 1930, retornou a White Star. Foi desmantelado em 1931, em Genoa.


LAPLANDConstrução: 1908
Toneladas: 18.565
Transferido em 1914 da Red Star Line. Retornou a Red Star Line em 1920. Vendido em 1933 para ser desmantelado no Japão.


LAURENTICConstrução: 1908
Toneladas: 14.892
Originalmente construído pela Harland e Wolff com o nome de Alberta e lançado como Laurentic em 1908. Em 1910, o navio Laurentic serviu como palco de uma perseguição policial da Scotland Yard contra o Dr. Hawley Harvey Crippen, que fugiu para escapar das acusações de assassinato de sua esposa, na Inglaterra. A perseguição seguiu Dr. Crippen até ser capturado quando desembarcava do Laurentic. Laurentic foi selecionado em 1914 pelo Almirantado Britânico como um navio de transporte. Um dos dois verdadeiros “navio tesouro” da White Star Line (sendo o outro Republic). Em janeiro de 1917, chocou-se contra duas minas colocadas pelo submarino alemão, U-80 e afundou 45 minutos após a sua saída do porto, ao largo da Irlanda. O Laurentic tinha como missão entregar a carga da Nova Escócia para os governos do Canadá e Estados Unidos como pagamento de munições. Ao afundar levou para o fundo a vida de 354 pessoas e uma grande quantidade de ouro.


MEGANTIC
Construção: 1908
Toneladas: 14.878
Construído pela Harland e Wolff, em Belfast, em 1908, para a Dominion Line. Seu nome inicial era Albany, mas foi entregue à White Star Line com o nome de Megantic para a rota do Canadá. Em 1910, quando o inspetor da Scotland Yard prendeu o Dr. Hawley Harvey Crippen e sua amante Ethel Le Neve em Québec, eles foram escoltados de volta para Inglaterra a bordo do Megantic. (Ver história do Laurentic acima). Serviu como transporte de tropas na Primeira Guerra Mundial de 1914 a 1919. Em 1919, retomou a rota Liverpool-Montreal no serviço regular de passageiros. Em 1927, realizou o transporte de tropas para a China. Retornou após para a rota Londres-Halifax-New York, mas terminou os seus dias na rota Liverpool-Montreal. Vendido em 1933 para ser desmantelado no Japão.

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