sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Evolução Dos Navios Episódio 7-RMS Aquitânia
O navio RMS Aquitania era um transatlântico da Cunard Line. O navio foi desenhado por Leonard Peskett, arquiteto naval da Cunard Line e construído pela companhia de engenharia John Brow & Company, responsável pela construções de muitos navios famosos como o RMS Lusitânia, RMS Queen May I, RMS Queen Elizabeth I, RMS Queen Elizabeth II e etc. O navio tinha 45,674 toneladas, 275 metros de comprimento, 29 metros de largura, velocidade máxima de 24 nós, capacidade para 3230 passageiros, sendo 618 passageiros de 1ª classe, 614 passageiros de 2ª classe e 1998 passageiros de 3ª classe. O navio era o 3º navio de um grande trio de navios da Cunard da época (Mauritânia e Lusitânia) e foi oque mais durou e por isso recebeu o apelido de ''Beatiful Ship'' que traduzido para o português fica Belo Navio. O navio também ganhou o título de navio com a maior carreira do século XX, sobrevivendo as 2 Guerras Mundias, mas no final do século XX perdeu o título para o Queen Elizabeth II que ficou em serviço de 1967 até 2008. O navio Queen Elizabeth II hoje se encontra abandonado no porto de Dubai.
Em 30 de maio de 1914 o navio partiu em sua viagem inaugural sob o comando do comandante William Turner, esse acontecimento só não ficou marcado naquela semana porque um dia antes o navio Empress of Ireland naufrágou e um mês depois o arquiduque da austrália Franz Ferdinand tinha sido assassinado e então veio a 1ª Guerra Mundial. Após seis viagens, o navio foi convertido para um cruzador mercante armado para servir na Primeira Guerra Mundial, depois disso o navio foi convertido para Navio Policial, Navio Hospital e para Navio de Transporte para Tropas. Em dezembro de 1919, o navio estava preparado para sua reforma para serviços após a guerra. E serviu pela Cunard novamente por cerca de 20 anos.
Em 1940, a Cunard estava pronta para substituir o navio pelo Queen Elizabeth I, mas o plano foi totalmente desfeito com o começo da Segunda Guerra Mundial, e o navio começou a servir novamente para transporte de tropas, como ocorreu na Primeira Guerra Mundial. Em 1941, o navio resgatou sobreviventes de dois navios que ''caíram'' na armadilha de espiões de Singapura. O navio serviu a Segunda Guerra Mundial toda como navio militar.
Em 1946, o navio foi devolvido a Cunard Line e em dezembro de 1949 o navio foi retirado de serviço e no ano seguinte foi demolido, terminou assim sua incrível carreira.
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