O HMHS Britannic foi um transatlântico construído no estaleiro H&W em Belfast na Irlanda. Foi o terçeiro da "Olympic Class" juntamente com seus irmãos mais velhos RMS Olympic e RMS Titanic.
A quilha do Britannic foi construída antes da viagem inaugural do Titanic, mas a construção foi paralisada depois que o Titanic afundou.
Sua construção iniciou em 30 de Novembro de 1911. Antes da retomada da construção, vários mudanças foram feitas ao Britannic, inclusive um casco duplo e anteparas aprova d'água que alcançavam até o deck "B".
Montagem de um dos motores que procionavam ao Britannic velocidade máxima de 24nós ( 43km/h ).
Uma de suas Anteparas. Uma falha no sistema elétrico provocado por uma explosão impediu que as mesmas fossem fechadas, o que ocasionou no naufrágio do navio.
Momento exato do lançamento do casco em 26 de Fevereiro de 1914.
Uma das raras fotos de sua grande escadaria da 1º classe.
É notável a semelhança com a dos seus irmãos Olympic e Titanic.
Com o início da Primeira Guerra Mundial, em 13 de novembro de 1915 ele foi requisitado pela Força Armada Inglesa, equipado para ser um navio hospital.
Atracou em Liverpool no dia 12 de dezembro de 1915 debaixo de uma pesada escolta armada. Foi equipado para a função de navio hospital com 2.034 cabines e 1.035 camas para vítimas. Nele embarcou cerca de 52 médicos oficiais, 101 enfermeiras, 336 soldados, e uma tripulação de 675 homens e mulheres.
O Britannic foi comissionado como HMHS "His Majesty's Hospital Ship" (Navio Hospital da Vossa Majestade), em 12 de dezembro de 1915 em Liverpool passando em seguida para a sua primeira viagem em 23 de dezembro de 1915, com destino a Moudros. Ele foi juntar-se ao RMS Mauretania, RMS Aquitania, e seu irmão, o RMS Olympic. Juntos os cinco navios eram capazes de levar 17.000 doentes e feridos ou 33.000 soldados.
Até hoje são desconhecidas as reais causas do seu naufrágio, são várias hipóteses. Uma delas é que o navio foi atingido por um míssil lançado de um submarinho alemão, outra é que o navio atingiu uma mina aquática, e até que a explosão veio de dentro do navio por causas desconhecidas. De qualquer forma houve um explosão causada por algo que não seja falha técnica do navio. Demonstração de seu naufrágio acima.
Este navio, sendo em tudo melhorado em relação ao Titanic, tinha estruturas mais fortes e eficientes que suportavam ter 6 de quaisquer porões inundados. Pensa-se que a mina tenha feito estragos em apenas dois porões mas, mais por mau funcionamento das comportas aprova d'água, e por erros humanos como deixar as janelas inferiores abertas, devido ao forte calor (situação explicitamente proibida), o imenso navio afundou-se em cerca de 55 minutos (O Titanic levou 2 horas e 40 minutos).Com botes salva-vidas suficientes para cerca de 3000 passageiros, os 1066 presentes fizeram uma evacuação rápida. Houve apenas dois incidentes de lançamento dos botes: Dois botes que foram lançados com os motores do navio ainda em funcionamento, foram sugados pelas hélices do navio, o que resultou em sua destruição e na morte das pessoas que estavam a bordo deles. A útlima pessoa a sair do navio foi o Capitão Bartlett que no último momento quando a água já estava na ponte do navio, e nadou até alcançar um bote onde pôde ver o restante do navio a afundar-se. Ao todo 1 036 pessoas foram salvas e 30 perderam a vida.
Os destroços do grande navio descansam agora a 107 metros de profundidade ao largo da costa da Grécia encostado totalmente sobre o seu ladoestibordo. Tão raso que a proa bateu no fundo antes dele afundar totalmente. Este foi descoberto e inicialmente explorado por Jacques Cousteau nos anos setenta. É considerado um cemitério de guerra e portanto a sua exploração é limitada embora acessível por mergulhadores. O interior encontra-se bem conservado.
O Britannic é hoje um dos maiores trânsatlanticos afundados. É fácil distinguir o Britannic de seus irmãos, devido aos gigantescos turcos de barco salva-vidas, e também porque a maioria das fotografias suas mostram ele todo pintado de branco com uma faixa verde pintada no casco de proa à popa, separada apenas por três grandes cruzes vermelhas de cada lado, designando-o como um navio hospital. O HMHS Britannic nunca chegou a exerce sua real função, como navio imigrante.
Filme lançado no ano 2000 conta sua história junto de emoção, drama e ação. Com pouco reconhecimento internacional o filme "Britannic" agradou e agrada fans do mundo todo e para quem é fâ da história desse maravilhoso navio.
Espero que tenham gostado, volte sempre!
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