domingo, 8 de julho de 2012

Navios Da White Star Line (1911)


NOMADIC
Construção: 1911
Toneladas: 1.273
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Nomadic 1891) sem o seqüencial 2. Construído para a White Star Line em 1911 pela Harland e Wolff, em Belfast, com o propósito de transportar os passageiros de Cherbourg até o Olympic e Titanic. O Nomadic foi construído para substituir o velho Gallic. Era muito similar ao seu irmão Traffic. A White Star Line vendeu o Nomadic em 1933 para uma companhia em Cherbourg e recebeu o nome de Ingenieur Minard. Serviu como navio patrulha durante a Segunda Guerra Mundial para a Marinha Real. Após a guerra, Nomadic (Ingenieur Minard) participou de um concurso juntamente com o Queen Mary em 1968. Foi vendido depois para um comprador particular que o transformou em restaurante em 1977 sobre o Rio Sena, na França. O restaurante saiu dos negócios, e o pequeno navio ficou por quase 30 anos vazio. As coisas pareciam sombrias para o Nomadic, pois o proprietário estava pensando em vender para sucatear. Em 2006, foi adquirido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Belfast, Irlanda.


OLYMPIC
Construção: 1911
Toneladas: 45.234
O primeiro navio da classe Olympic da White Star Line. Construído para competir contra a Cunard Line juntamente com seus irmãos Titanic e Britannic. Participou da Primeira Guerra Mundial no transporte de tropas. Foi responsável pelo afundamento do submarino alemão U-103 em 12 de maio de 1918. O RMS Olympic, na época HMT Olympic, foi o único navio mercante a afundar um submarino durante a guerra. Em 1934, o RMS Olympic chocou-se e afundou o Lightship LV-117, um pequeno navio farol próximo a New York, onde no dia havia um denso nevoeiro. Houve a perda de sete tripulantes. Após 24 anos de um serviço incrível, o RMS Olympic fez sua última viagem em 27 de março de 1935, logo após foi vendido por 100.000 libras em 1935, sendo parcialmente desmontado em Jarrow, Inglaterra. Em 19 de setembro de 1937 foi rebocado até Inverkeithing, cidade portuária ao sul da Escócia, onde finalmente terminou o desmanche.


TRAFFIC
Construção: 1911
Toneladas: 675
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Traffic 1873) sem o seqüencial 2. Construído nos estaleiros Harland & Wolff para a White Star Line foi lançado em 27 de abril de 1911. Seu dever era transportar passageiros da 3ª classe, bagagem e correio do porto de Cherbourg até o Olympic e Titanic. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, o Traffic foi usado como transporte de tropas para os navios de guerra de grandes dimensões. Depois da guerra, em 1929, o Traffic foi vendido a French Line para executar o mesmo serviço de transporte de passageiros do porto até os grandes navios. Mais tarde, naquele mesmo ano, colidiu com Homeric e teve danos consideráveis. Após os reparos, incluindo novas hélices para melhor desempenho, o Traffic ironicamente se envolveu em outra colisão com outro navio da IMM; o Minnewaska IV da Atlantic Transport Line's. Sobrevivendo ao ano de 1930, o Traffic, foi remoneado para Ingenieur Riebell, e estava em serviço na Segunda Guerra Mundial. Foi afundado deliberadamente pela Marinha Francesa no porto de Cherbourg para bloquear o avanço da frota naval alemã. Os alemães o resgataram e converteram o Ingenieur Riebell como um cruzador de comboio de escolta armada. Atuando na frota inimiga, o ex-Traffic da WSL, que levou passageiros ao Olympic e Titanic foi torpedeado e afundado pela Marinha Real Britânica em 17 de janeiro de 1941.


ZEALANDIC
Construção: 1911
Toneladas: 8.090
Construído pela Harland e Wolff, em Belfast, foi usada em conjunto com a Shaw Savill and Albion Line na rota Liverpool-New Zealand. Entre 1917 a 1919, serviu na Primeira Guerra Mundial, como transporte de tropas, em seguida, retornou ao serviço de passageiro. Em 1926 foi vendida para a Aberdeen Line e foi renomeado para Mamilius. Foi transferida novamente para a Shaw Savill and Albion Line e foi rebatizado com o nome Mamari. Em 1939 foi vendido para a Marinha Britânica para servir na Segunda Guerra Mundial. Foi remodelado numa versão do HMS Hermes para servir de chamariz aos inimigos. Em 1942, após um ataque aéreo alemão, ficou encalhado. Antes que pudesse ser reparado e liberado, foi torpedeado pelo U-106.

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