terça-feira, 20 de dezembro de 2011

RMS Carpathia

O RMS Carpathia foi um transatlântico a vapor da Cunard Line construído por Swan Hunter & Wigham Richardson. Sua viagem inaugural foi em 1903 e ficou famoso por resgatar os sobreviventes do RMS Titanic após ele afundar em 15 de Abril de 1912.

história

O RMS Carpathia foi construído por Swan Hunter & Wigham Richardson, em Newcastle upon Tyne, Inglaterra. Ele foi lançado ao mar no dia 6 de Agosto de 1902 e começou seus testes no mar em 22 de Abril de 1903 tendo finalizado-os no dia 25 de Abril. O Carpathia pesava 8,600 toneladas, tinha 164 metros de comprimento e 18 metros de largura.
Na sua viagem inaugural em 5 de Maio de 1903 de Liverpool, Inglaterra a Boston, Estados Unidos, o Carpathia passou pelas cidades de Nova York, Trieste, Rijeka e vários portos do Mediterrâneo.

desastre do titanic

O Carpathia na doca em Nova York depois de ter resgatado os sobreviventes do Titanic


O Carpathia estava navegando de Nova York a Rijeka, na noite de domingo, 14 de Abril de 1912. Entre os passageiros estavam o renomado pintor Colin Campbell Cooper e sua esposa Emma, a jornalista Lewis P. Skidmore, o fotógrafo Dr. Francis H. Blackmarr e Charles H. Marshall, cujas três sobrinhas estavam viajando a bordo do Titanic.
Seu operador de rádio sem fio, Harold Cottam, não tinha ouvido as mensagens anteriores do RMS Titanic, estando na ponte de comando naquele momento.[carece de fontes] Ele recebeu mensagens de Cape Race afirmando que eles tinham comunicação privada agora. Ele pensava que seria muito útil e enviou uma mensagem afirmando a Cape Race que o Titanic tinha tráfego com eles. Em resposta, recebeu um sinal contínuo. Cottam acordou o Capitão Arthur Henry Rostron que imediatamente ordenou velocidade máxima para a última posição conhecida do Titanic, aproximadamente 58 milhas (93 km) de distância. Rostron ordenou que o aquecimento e a água quente do navio fossem cortados, para que os motores usassem todo o vapor disponível. Às 4 horas da manhã o Carpathia chegou no local depois de enfrentar em seu caminho campos de gelo perigosos. O Carpathia foi capaz de salvar 705 pessoas.[1]

naufrágio

O Carpathia foi parte de um comboio que foi acertado por um torpedo em 17 de Julho de 1918 a leste da costa da Irlanda pelo submarino Alemão U-55. A proa afundou primeiro.[2] 157 passageiros e a tripulação sobrevivente foram resgatados pelo HMS Snowdrop no dia seguinte. O último avistamento foi às 02:45am, assim que popa afundou

Nenhum comentário:

Postar um comentário