segunda-feira, 25 de junho de 2012

Couraçado Classe Littorio


Bundesarchiv Bild 183-S54286, Italien, Schlachtschiff "Littorio".jpg
Littorio era um navio de guerra Littorio classe que serviu na Marina Regia durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi nomeada após o lictor ("Littorio" em italiano), em tempos antigos, o portador dos fasces romano, que foi adoptado como o símbolo do fascismo italiano.
Littorio e sua irmã Vittorio Veneto foram construídas em resposta aos franceses encouraçados Dunkerque e Strasbourg. Eles foram os primeiros navios de guerra modernos da Itália, e as primeiras 35.000 toneladas de navios de capitais de qualquer nação a ser construída nos termos do Tratado Naval de Washington. Littorio foi o segundo da classe a ser lançado, cerca de um mês após o Vittorio Veneto, e foi encomendado 06 de maio de 1940, 8 dias após a sua irmã. Littorio participou em várias missões operacionais, a maioria dos quais não conseguiram resultar em qualquer ação, a exceção notável é a Segunda Batalha de Sirte, onde danificaram vários navios de guerra britânicos. Littorio foi vítima de vários ataques aéreos aliados durante toda sua carreira, o pior dos quais foi o ataque aéreo britânico sobre a frota italiana em Taranto em 11 de Novembro de 1940, que colocou fora de ação até o mês de março seguinte.
Littorio foi renomeado Italia em julho de 1943 após a queda do governo fascista. Em 9 de Setembro de 1943 - o dia após o anúncio do armistício italiano - a frota italiana foi atacada por bombardeiros alemães. Durante esta ação, que viu a destruição de sua irmã Roma, Italia se foi atingido por um X Fritz bomba rádio-controlado, causando danos a luz para o seu arco. Como parte do acordo de armistício, Italia foi internado em Malta, Alexandria e, finalmente, no Grande Lago Amargo no Canal de Suez, onde permaneceu até 1947. Italia foi desmantelada em La Spezia 1952-1954.

Primeira classe (4 navios) a ser lançada após o tratado de Washington, dentro do limite de deslocamento máximo permitido, os Littorio eram navios rápidos, bem armados e protegidos. Não foram, no entanto, bem empregados pela Itália, atuando na função de corsários, sem muitos resultados concretos. O Littorio esteve em Taranto, sendo atingido por 3 torpedos, ficando em reparos durante 1 ano. O Roma teve a infeliz distinção de ser o primeiro navio a ser afundado por armamento teleguiado, sendo atingido por duas bombas planadoras alemãs.



Construção e comissionamento


Os estudos do projeto do que viria a ser a classe Littorio foi chefiada pelo Inspector-Geral de Engenharia Naval, Umberto Pugliese. Em 35.000 toneladas longas (36.000 t), os dois primeiros navios nominalmente cumpridos os termos do Tratado de Washington. 
Littorio foi previsto nos estaleiros Ansaldo em Génova em 28 de Outubro 1934 a Março de comemorar o Partido Fascista sobre Roma em 1922. Sua irmã Vittorio Veneto foi previsto no mesmo dia.  Alterações no projeto e falta de blindagem levou a atrasos no cronograma de construção, provocando um deslizamento de três meses na data de lançamento do plano original de maio de 1937. Littorio foi lançado em 22 de agosto de 1937, durante uma cerimônia presenciada por muitos dignitários italianos. Ela foi patrocinada pela Signora Teresa Ballerino Cabella, a esposa de um empregado Ansaldo.  Após o lançamento, o período de arranjo durou até 1940. Durante este tempo, a curva de Littorio foi modificado para diminuir a vibração e reduzir molhamento sobre o arco. 
Littorio publicou uma série de testes no mar durante um período de dois meses entre 23 de outubro de 1939 e 21 de Dezembro de 1939. Ela foi encomendada em 6 de maio de 1940, e após a execução de ensaios adicionais desse mês, foi transferida para Taranto, onde - junto com o Vittorio Veneto - juntou-se à Divisão de 9 sob o comando do almirante Carlo Bergamini.



História de serviço


Em 31 agosto-2 setembro de 1940, Littorio sortied como parte de uma grande força para se opor italiano forças navais britânicos que participaram dos "Chapéus" Operações "e" MB.3 ", mas o contato não foi feito e nenhuma ação ocorreu [19. ] Um resultado semelhante resultou do movimento contra a Operação britânica "MB.5" em 29 de Setembro - 1. Outubro [20]
Ela estava no Taranto porto durante a Batalha de Taranto em 11 de Novembro, durante a qual ela recebeu três impactos de torpedos, o que causou grandes danos exigindo cinco meses reparos.
Após reparos, Littorio participaram no ataque do comboio Aliado Albert em 27 de setembro de 1941. O comboio estava transportando suprimentos para a ilha de Malta. Em 17 de dezembro, ela participou da Primeira Batalha de Sirte. Ela foi atribuído à força distante de cobertura para o comboio M 42, que se dirigia para o norte da África, levando suprimentos para o Afrika Korps de Rommel. Littorio, juntamente com o resto da força de cobertura distante, envolvido a escolta de um comboio britânico rumo a Malta, e os expulsaram.
Em 3 de janeiro de 1942, Littorio foi novamente encarregado de comboio de escolta, em apoio de M 43. Em 22 de março, ela participou da Segunda Batalha de Sirte, como o carro-chefe de uma força italiana de tentar destruir um comboio britânico com destino a Malta. Durante a batalha, Littorio atingiu a destroyers HMS assolava e Kingston com suas armas principais, quase destruindo Kingston, que conseguiu voltar mancando para Malta na manhã seguinte. Três meses depois, em 15 de Junho, Littorio participou da interceptação do comboio vigorosa para Malta. Durante o regresso ao porto, Littorio foi atingido por um torpedo derrubadas por um bombardeiro Wellington britânico, mas o navio foi capaz de retornar ao porto para reparos.
Em 30 de julho de 1943, após a queda de Benito Mussolini, Littorio foi renomeado Italia. O armistício entre a Itália e as forças aliadas armados ocorreu em 8 de setembro, junto com o resto da frota italiana, ela foi formalmente entregue aos Aliados no dia seguinte. Durante o vapor até o porto aliado de Malta, a frota italiana foi atacada por Dornier alemã Não 217s armado com Fritz X bombas controladas por rádio. Durante este ataque Italia foi atingido no lado estibordo sob suas torres dianteiras principais, enquanto sua nave irmã, o carro-chefe italiano Roma, foi afundado depois de ter sido atingido por duas bombas. [21] Italia foi então estacionado no Grande Lago Amargo no Egito até ao final da guerra.
Littorio participou em 46 missões de guerra, das quais nove eram de caça inimigo e três eram como acompanhante.


  

Comprimento: 237,8 m (total) e 232,4 m (linha d água)
Boca (largura): 32,9 m
Calado: 10,5 m
Deslocamento: 43.835 ton. (padrão) e 45.963 ton. (plena carga)
Propulsão: Turbinas a vapor Belluzzo, 4 eixos (140.000 shp)
Velocidade Máxima: 30 nós
Blindagem: 61-350,5 mm (lateral), 35,6-45,7 mm + 12,7 mm + 71-162,6 mm (convés), 100-289,6 mm (torres) e 350,5 mm (barbetas)
Armamento Principal: 9 canhões Ansaldo/OTO de 381 mm/50 cal. (3 torres triplas)
Armamento Secundário: 12 canhõs Ansaldo de 152 mm/55 cal. (4 torres triplas)
Armamento Antiaéreo: 12 canhões de 89 mm/50 cal. (12 torres simples), 10 canhões duplos de 37 mm/54 cal. e 10-14 canhões duplos de 20 mm
Aviões: 2 Reggiane Re 2000
Tripulação: 1.872-1.960

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