segunda-feira, 25 de junho de 2012

H.M.S Hood

H.M.S Hood
Orgulho da frota britânica durante o período entre-guerras, o Hood ainda detém o recorde de mais comprido navio a ser comissionado na Royal Navy. Esteve no bombardeio da frota francesa em Mers-el-Kebir, em 1940. No ano seguinte, participou da caçada ao Bismark, explodindo após ser atigido. Somente 3 marinheiros foram resgatados.

  

Comprimento: 262,3 m (total) e 259,2 m (linha d'água)
Boca (largura): 28,9 m (linha d'água) e 31,7 m (saliências anti-torpedo)
Calado: 10,2 m
Deslocamento: 43.360 ton. (padrão) e 48.360 ton. (plena carga)
Propulsão: Turbinas engrenadas, 4 eixos (144.000 shp)
Velocidade Máxima: 29 nós
Blindagem: 102-305 mm (lateral), 19-25 + 38-76 + 25-51 mm (conveses) e 280-381 mm (torres)
Armamento Principal: 8 canhões Mk I de 381 mm/42 cal. (4 torres duplas)
Armamento Secundário: 14 canhões QF HA Mk XVI de 102 mm/45 cal. (7 torres duplas)
Armamento Antiaéreo: 3 montagens óctuplas Mk VIII de 40,5 mm/40 cal. e 4 quádruplas de 12,7 mm/62 cal.
Aviões: Nenhum
Tripulação: 1.421


HMS Hood foi um cruzador de batalha[1] , orgulho da Marinha de Guerra Real britânica no início da II Guerra Mundial. Foi afundado pelo couraçado alemão Bismarck a 24 de maio de 1941.
O projeto original para o cruzador data de antes da Batalha da Jutlândia. Ele e suas três naves irmãs projetadas destinavam-se a contrabalançar os cruzadores de batalha alemães da Classe MAckensen, os quais dispunham de canhões de 381mm. Originalmente o Hood deveria ter armamento pesado e alta velocidade, porém proteção relativamente leve. Depois da Batalha da Jutlândia os planos foram rapidamente refeitos e a espessura de sua blindagem acrescida em 50%, resultando em um deslocamento de 5.080 ton maior que o projeto original, com uma perda de 2 nós (3,7 Km/h) na velocidade. Entretanto, a produção de suas três naves irmãs foram canceladas em 1917, quando a marinha inglesa detectou que a produção de cruzadores alemães da mesma classe haviam sido cancelados.
No entanto o Hood, foi devidamente concluído em 1920, permanecendo por muitos anos como o maior e mais rápido nau-capitânia do mundo, com alta reputação na marinha real.
Em Dezembro de 1938, propôs-se que o Hood sofresse uma reconstrução semelhante ao que havia sido feito na Classe Renown, porém com o acréscimo de 16 canhões de 133mm da Classe King George V. A substituição da maquinaria foi considerada extremamente urgente. Entretanto a reconstrução foi cancelada assim que a guerra se iniciou, permanecendo em grande parte inalterado.
Em 1941, juntamente com o lendário couraçado britânico o Prince of Wales foi incumbido de interceptar o Bismarck e o Prinz Eugen, no Estreito da Dinamarca.
Durante a batalha de 24 de maioBatalha do Estreito da Dinamarca, a quinta salva de tiros disparada pelo Bismarck atingiu o paiol de munições do Hood que explodiu e afundou em menos de três minutos. Eram exatamente 6h da manhã.
De uma tripulação de 1.400 pessoas, apenas 3 sobreviveram. Isto desencadeou um ódio na Marinha Real britânica, o que tornou o afundamento do Bismarck uma questão de honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário