domingo, 24 de junho de 2012

H.M.S Prince Of Wales

File:Prince of Wales-1.jpg


HMS Prince of Wales era um rei George V-classe cruzador de batalha da Marinha Real, construído no estaleiro Cammell Laird em Birkenhead, Inglaterra. Ela estava envolvida em diversas acções-chave da Segunda Guerra Mundial, incluindo a batalha de Estreito da Dinamarca contra o Bismarck, as operações de escolta de comboios no Mediterrâneo, e sua ação final e naufrágio no Pacífico em 1941.
Príncipe de Gales encontrou pela primeira vez os alemães ao ser equipado em sua doca seca, sendo atacado e danificado por aviões alemães. Ela estava muito envolvido no primeiro contato com o encouraçado alemão Bismarck eo cruzador Prinz Eugen, e conseguiu um acerto crítico em Bismarck, fazendo-a tomar a decisão malfadada para retornar ao porto. Príncipe de Gales sofreu danos pesados ​​durante o trabalho e teve que retornar a Rosyth para ser reparado. Príncipe de Gales transportados primeiro-ministro Winston Churchill na Conferência da Terra Nova com presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt.
Em 25 de outubro de 1941, Prince of Wales partiram para a Cingapura para participar da Força Z, um destacamento naval britânico. Ela atracado lá em 2 de dezembro, com o resto da força, e em 2:11 em 10 de Dezembro Força Z foi despachado para investigar relatos de forças de desembarque japonesas em Kuantan. Ao chegar lá eles encontraram os relatórios a ser falsa. Às 11:00 da manhã que bombardeiros japoneses e aviões torpedo começou seu ataque a Força Z. Em um segundo ataque às 11:30 torpedos atingiu o príncipe de Gales no lado da porta, destruindo o eixo da hélice exterior e fazendo com que o navio para assumir um pesado lista. Um terceiro ataque torpedo desenvolvido contra Repulse, mas ela conseguiu evitar todos os torpedos dirigidos contra ela. Um quarto ataque por torpedo de transporte de Tipo 1 "Bettys" afundou Repulse às 12:33. Seis aviões desta onda atacou Príncipe de Gales, com quatro de seus torpedos bater o navio, provocando inundações. Finalmente uma bomba de 500 kg atingiu o convés catapulta, penetrou até ao convés principal e explodiu, abrindo um corte no lado da porta do casco. Às 13:15 foi dada a ordem para abandonar o navio e às 13:20 Príncipe de Gales afundou; Vice-almirante Tom Phillips eo capitão John Leach estavam entre as 327 vítimas mortais.
Prince of Wales e Repulse foram os primeiros navios de capital a ser afundados apenas pelo poder do ar sobre o mar aberto (ainda que por terra, ao invés da transportadora baseada em aeronaves), um prenúncio de a diminuição do papel desta classe de navios foi posteriormente a desempenhar na guerra naval. O naufrágio encontra-se de cabeça para baixo em 223 pés (68 m) de água, perto de Kuantan, no Mar da China Meridional.



Construção

Os termos do tratado de Londres 1930 estendeu a proibição de construção de batalha introduzida em 1922, e até 31 de Dezembro de 1936, percebeu-se que a Grã-Bretanha era deploravelmente de navios de guerra modernos. Durante este período, o Almirantado colocado em movimento planos para a construção de uma classe nova batalha, resultando na elaboração de projetos para a classe Rei George V. Os navios propostas foram projetadas para ter armamento limitado como o Tratado de Washington ainda estava em vigor. Devido à necessidade urgente de navios de guerra do Almirantado não tinha tempo suficiente para re-trabalhar os planos para uma mais adequada organização arma principal de 16-polegadas.

Príncipe de Gales foi originalmente chamado de "Rei Edward VIII", mas sobre a abdicação de Edward VIII, o navio foi renomeado antes mesmo que ela havia sido previsto. Isso ocorreu no estaleiro Cammell Laird em Birkenhead em 1 de Janeiro de 1937, embora não tenha sido, até 03 de maio de 1939 que ela foi lançada. Ela ainda estava ajustando para fora quando a guerra foi declarada em setembro, fazendo com que ela cronograma de construção, e que de sua irmã, o rei George V, para ser acelerado. No entanto, o atraso na entrega das montagens de armas provocou atrasos no seu armamento.
Durante o início de agosto de 1940, enquanto ela ainda estava sendo equipado e estava em um estado semi-completo, o príncipe de Gales foi atacado por aviões alemães. Uma bomba caiu entre o navio e uma parede bacia molhada, perdendo um guindaste no cais de 100 toneladas, e explodiu debaixo d'água abaixo da quilha de esgoto. A explosão ocorreu cerca de seis metros de um lado do navio porta na vizinhança do grupo depois de 5,25 polegadas armas. Flambagem do forro ocorreu ao longo de uma distância de 20 a 30 pés (9,1 m), rebites estavam arqueadas e inundações consideráveis ​​ocorreram nos compartimentos porta de popa na área de danos, fazendo com que uma lista de portas 10 graus. A inundação foi grave, devido ao facto de que os testes de ar finais compartimento não tinha ainda sido feitas e do navio não ter o seu sistema de bombeamento em operação.
A água foi bombeada através dos esforços conjuntos de uma companhia de bombeiros local e do estaleiro, e Príncipe de Gales foi mais tarde secar encaixado para reparos permanentes. Este dano eo problema com a entrega de suas armas principais e torreões atrasou sua conclusão. À medida que a guerra avançava, houve uma necessidade urgente de navios capitais, e assim sua conclusão foi avançada pelo adiamento de testes do compartimento de ar, testes de ventilação e um teste completo de seu porão de lastro e combustível de óleo de sistemas.


DESCRIÇÃO


Prínce Of Wales deslocados 36,727 toneladas longas (37.300 t) construído e 43,786 toneladas longas (44.500 t) totalmente carregado. O navio tinha um comprimento total de 745 pés (163 centímetros de 231,2 m), um raio de 103 pés (31,4 m) e um projecto de 29 pés (8,8 m). Sua altura foi projetado metacêntrica 6 pés e 1 polegada (1,85 m) pés de carga normal e 8 pés e 1 polegada (2,46 m) pés em carga de profundidade. [5] [6]
Ela era alimentado por turbinas a vapor Parsons engrenagens, dirigindo quatro eixos propulsores. Vapor foi fornecido por oito Admiralty 3 drum-caldeiras tubulares de água que normalmente entregues 100.000 potência do eixo (75.000 kW), mas poderia entregar 110.000 shp (82.000 kW) a sobrecarga de emergência. [N 1] Isso deu Príncipe de Gales uma velocidade máxima de 28 nós (52 km / h; 32 mph). navio, que transportava 3.542 toneladas longas (3.600 t) de óleo combustível Ela também carregava 180 toneladas longas (200 t) de óleo diesel, 256. . toneladas longas (300 t) de reserva de água de alimentação e 444 toneladas longas (500 t) de água doce [10] ao príncipe velocidade máxima de Gales tinha um alcance de 3.100 milhas náuticas (5.700 km; 3.600 mi) em 27 nós (50 km / h;. 31 mph)


ARMAMENTO

Prínce Of Wales montados 10 BL 14 polegadas (356 mm) armas Mk VII. As armas de 14 polegadas foram montadas em uma torre gêmea Mark II para a frente e dois torreões Mark III quádruplos, uma frente e uma à ré. As armas podem ser elevados 40 graus e 3 graus deprimido. Arcos de treinamento foram: torre "A", 286 graus; torre "B", 270 graus; torre "Y", de 270 graus. Treinar e elevar foi feita por unidades hidráulicas, com taxas de dois e oito graus por segundo, respectivamente. A broadside arma cheia pesava 15.950 libras (7,230 kg), e uma salva poderia ser acionado a cada 40 segundos. [11] O armamento secundário consistiu de 16 QF de 5,25 polegadas (133 mm) armas Mk I, que foram montados em oito montagens duplas, pesando 81 toneladas cada um. [12] O alcance máximo do Mk I armas era 24,070 metros (22,009.6 m) a uma elevação de 45 graus, o teto antiaérea era 49.000 pés (14,935.2 m). As armas poderiam ser elevadas a 70 graus e deprimido a 5 graus. [13] A taxa normal de fogo era de dez a 12 tiros por minuto, mas na prática as armas só poderiam disparar sete a oito tiros por minuto. [12] Junto com seu principal e secundário baterias Príncipe de Gales realizadas 32 ​​QF 2 pdr 1,575 polegadas (40,0 mm) Mk.VIII "pom-pom" canhões anti-aéreos. Ela também realizou 80 até projetores, que eram foguetes de curto alcance de disparo anti-aeronaves armas usadas extensivamente nos primórdios da Segunda Guerra Mundial pela Marinha Real.

AÇÃO COM BISMARCK

K.M.S BISMARCK



Em 22 de maio de 1941, Prínce Of Wales, a capa de batalha e seis destróieres foram obrigados a tomar estação do sul da Islândia e interceptar o encouraçado alemão Bismarck se ela tentou sair para o Atlântico. Capitão John Leach sabia que as avarias principal de bateria eram susceptíveis de ocorrer, uma vez que os técnicos Vickers Armstrong já havia corrigido alguns que ocorreu durante exercícios de treinamento em Scapa Flow. Esses técnicos foram pessoalmente solicitado pelo capitão para permanecer a bordo. Eles assim fizeram, e desempenhou um papel importante na ação resultante. [14]

No dia seguinte, Bismarck, em companhia com o cruzador pesado Prinz Eugen, foi relatado em direção ao sul-oeste, no estreito da Dinamarca. Às 20:00 Vice-Almirante Lancelot Holland, em sua capa principal, ordenou que a força a vapor a 27 nós, o que fez a maior parte da noite. Seu plano de batalha chamado de Príncipe de Gales e Hood para concentrar-se em Bismarck, enquanto o Norfolk e Suffolk cruzadores iria lidar com Prinz Eugen. No entanto, os dois navios não foram informados deste plano por causa do silêncio de rádio estrito. Às 02:00, em 24 de Maio, os destróieres foram enviados como uma tela para procurar os navios alemães ao norte e na capa 02:47 e Príncipe de Gales aumentou a velocidade para 28 nós e curso mudou ligeiramente para obter um melhor ângulo de alvo sobre os navios alemães. O tempo melhorou, com 10 milhas de visibilidade (16 km) e as equipes estavam em estações de ação por 05:10. [14]
Em 05:37 um relatório contato inimigo foi feito eo curso foi alterado para estibordo para fechar intervalo. Nem navio estava na guarnição de combate bom. Hood, projetado vinte e cinco anos antes, não tinham proteção horizontal adequada e teria que fechar a gama rapidamente, como ela iria se tornar progressivamente menos vulnerável a artilharia mergulhando em intervalos mais curtos. Ela tinha completado uma revisão em março e sua tripulação não tinham sido adequadamente treinados novamente. Príncipe de Gales, com espessa armadura, era menos vulnerável a 15 polegadas conchas em intervalos superiores a 17.000 pés (5.200 m), mas sua equipe também não tinham sido treinados para a eficiência batalha. Os navios britânicos fizeram sua última mudança de curso em 05:49, mas que fizeram sua abordagem muito fino (os navios alemães foram apenas 30 graus na proa a estibordo) e suas torres de popa não pode disparar. Prinz Eugen, Bismarck com a ré tinha o príncipe de Gales e Hood ligeiramente para a frente do feixe e ambos os navios podiam entregar bordos cheios. [15]
Às 05:33, apesar mar quebrando ao longo dos arcos, Príncipe de Gales abriu fogo sobre Bismarck em 20.000 metros. Houve alguma confusão entre os britânicos como a que foi navio Bismarck e trinta segundos antes da capa por engano abriram fogo contra Prinz Eugen. Primeiro tiro Hood montou o navio inimigo, mas Prinz Eugen, em menos de três minutos, marcou 8-inch-shell visitas em Hood. Os primeiros tiros de Príncipe de Gales - dois três-gun salvas em intervalos de dez segundos -. Foram mais de 1.000 jardas [15] Os telémetros torre sobre Prince of Wales não poderia ser usado por causa da pulverização sobre a proa eo fogo foi dirigido ao invés da telémetros de 15 pés (4,6 m) na torre de controle. [16]
O terceiro foi salvo de um straddle e sobre esse tempo dois sucessos decisivos foram feitas em Bismarck. Uma concha furada seu arco e causou Bismarck a perder 1.000 toneladas de óleo combustível, principalmente a contaminação de água salgada. O outro ficou aquém, e entrou Bismarck abaixo seu cinto blindagem lateral, o shell explodiu e inundou a sala de máquinas auxiliar de caldeira e forçou o desligamento de duas caldeiras devido a um vazamento lento na sala da caldeira imediatamente à ré. A perda de combustível e potência caldeira foram fatores decisivos na decisão do Bismarck para retornar ao porto. Em Prince of Wales, "A" torre cessaram fogo após o primeiro tiro devido a um defeito. Depois de uma breve pausa, continuou o fogo com três armas, mas avarias esporádicas ocorreu até a decisão de se afastar foi feita. Neste momento "A" torre foi preso.

Ambos os navios alemães inicialmente se concentrou seu fogo sobre Hood e destruiu-a com salvas de 8 - e 15-polegadas conchas. Um shell de 8 polegadas bateu o convés do barco e bateu um armário serviço pronto para os projetores UP foguetes e fogo ardia acima do convés da superestrutura em primeiro lugar. Às 05:58 a uma distância de 16.500 metros, o comandante da força mandou um giro de 20 graus para a porta para abrir o leque e trazer a bateria completa dos navios britânicos a ter em Bismarck. Como a virada começou, Bismarck montou capa com seus terceiro e quarto quatro armas salvas e em 06:01 o tiro de quinta atingi-la, causando uma grande explosão. Chamas subiu perto de mastros Hood, em seguida, uma bola de fogo cor de laranja e uma nuvem de fumo enorme obliterado o navio. Em Prince of Wales, parecia que desabou capa a meia-nau e proa e na popa pode ser vista subindo enquanto ela rapidamente resolvida. Príncipe de Gales fez um estibordo acentuada virar para evitar bater os detritos e ao fazê-lo ainda mais fechado o intervalo entre ela e os navios alemães. Na ação de quatro minutos, Hood, o maior de batalha do mundo, tinham sido afundados, com a perda de todos, mas três de seus 1.419 oficiais e homens. [16]
Príncipe de Gales dispararam sem oposição, até que ela começou uma mudança de porta em 05:57, quando Prinz Eugen levou debaixo de fogo. Depois da capa explodiu em 06:01, os alemães abriram fogo intenso e precisas sobre o príncipe de Gales, com 15 polegadas, 8 polegadas e 5,9 polegadas armas. Uma batida pesada foi mantida abaixo da linha de água como o príncipe de Gales manobrado pelos destroços do Hood. Em 06:02, uma concha de 15 polegadas bateu no lado estibordo da plataforma bússola e matou a maioria do pessoal lá. O oficial de navegação foi ferido, mas o Capitão Leach saiu ileso. Vítimas foram causados ​​pelos fragmentos de tampa balístico da casca e do material que desalojado em seu caminho diagonal através da plataforma da bússola. [16] Um shell de 15 polegadas mergulho penetrou costado do navio abaixo dos amidships cinto armaduras, não explodiu e veio a descanso nos compartimentos laterais do lado de estibordo dos quartos da caldeira após. O escudo foi descoberto e neutralizado quando o navio estava atracado em Rosyth.

Em 06:05 Capitão Leach decidiu soltar e previsto uma cortina de fumaça pesada para cobrir Prince of Wales da fuga. Depois disso, Leach pelo rádio o que Norfolk the Hood tinha sido afundado e depois passou a participar do Norfolk cerca de 15 a 17 milhas à ré do Bismarck. Durante todo o dia os navios britânicos continuaram a perseguir o Bismarck até às 18:16, quando avistou o Bismarck Suffolk em 22.000 metros. Príncipe de Gales, em seguida, começou a abrir fogo sobre Bismarck em uma ampla faixa de 30.300 metros, ela disparou doze salvas mas, devido à gama de todas elas perdidas. At 01:00 em 25 de Maio Príncipe de Gales, mais uma vez recuperou o contato e começou a abrir fogo a uma distância de 20.000 metros, depois de os observadores acreditavam que ela tinha marcado uma batida em Bismarck, príncipe de Gales "A" torre atolado deixando-a com apenas seis canhões operacionais. Depois de perder o devido Bismarck a má visibilidade e depois de procurar por doze horas prínce Of Wales dirigida para a Islândia e se não tomar parte ainda mais em ações contra o Bismarck.

EXTREMO ORIENTE

File:Prince of Wales and Repulse.jpg
Prínce Of Wales (à esquerda, à frente) e HMS Repulse (à esquerda, atrás) sob o ataque aéreo japonês em 10 de dezembro de 1941. O destróier em primeiro plano é HMS Express.
Em 25 de Outubro Príncipe de Gales e um destróier de escolta deixaram as águas de origem com destino a Singapura, para lá encontrar com o cruzador de batalha Repulse eo porta-aviões Indomáveis. Indomável porém encalhou Jamaica, alguns dias depois e não pôde prosseguir. Chamando em Freetown e Cidade do Cabo para reabastecer e gerar publicidade, o príncipe de Gales também parou nas ilhas Maurícias e as Ilhas Maldivas. Príncipe de Gales chegou a Colombo, no Ceilão, em 28 de Novembro, juntando-se Repulse no dia seguinte. Em 2 de dezembro, a frota aportou em Cingapura. [19] Príncipe de Gales, em seguida, se tornou o carro-chefe da Força Z, sob o comando do Vice-Almirante Sir Tom Phillips.

Comboios de tropas japonesas foram avistados em 6 e 8 de dezembro - mesmo dia em que o ataque a Pearl Harbor, Pearl Harbor estar a leste da linha de data - e Cingapura foi invadida por aviões japoneses. Em resposta Prince of Wales anti-aeronaves de baterias abriram fogo, mas não teve visitas e não teve nenhum efeito na aeronave japonesa. Um sinal foi recebido do Almirantado em Londres ordena a esquadra britânica iniciasse hostilidades e que noite, confiante de que um guarda-chuva protetor do ar seria fornecida pela presença da RAF na região, o Almirante Phillips zarpou. Força Z neste momento compreendeu o encouraçado Príncipe de Gales, o cruzador de batalha Repulse, ea Electra destroyers, Express, Tenedos e Vampire HMAS. [25]
O objeto do sortida era atacar os transportes japoneses em Kota Bharu, mas na tarde de 9 de Dezembro, um submarino japonês avistou os navios britânicos e à noite eles foram detectados por reconhecimento aéreo japonês. Por esta altura já havia ficado claro que não apoio de caça da RAF seria iminente. À meia-noite um sinal foi recebido que as forças japonesas foram pousando em Kuantan, na Malásia. Força Z foi desviado para investigar. Em 2:11 em 10 de Dezembro a força foi novamente avistado por um submarino japonês e às 08:00 chegou ao largo Kuantan, apenas para descobrir que os desembarques relatados foram um desvio. [25]
Às 11:00 da manhã que o ataque aéreo japonês começou primeiro. Oito Tipo 96 "Nell" bombardeiros despejaram suas bombas perto de Repulse, uma passando pelo telhado do hangar e explodiu no costado 1-polegada do convés principal abaixo. A força de segundo ataque, composto por dezessete "Nells" armados com torpedos, chegou às 11:30, dividido em duas formações de ataque. Apesar de alguns relatórios ao contrário Príncipe de Gales foi atingido por apenas um torpedo,  embora este fosse eventualmente ser fatal, enquanto Repulse conseguiu evitar os torpedos sete destinado a ela, bem como bombas lançadas minutos depois por uma formação de seis "Nells". O torpedo atingiu o príncipe de Gales a bombordo a ré, ré Y Turret, destruindo o eixo da hélice exterior desse lado e destruindo anteparas de uma forma ou outra ao longo do eixo até a B Engine Room, que por sua vez causou inundações incontroláveis ​​rápida  e colocar todo o sistema elétrico na parte posterior do navio fora de ação. Na falta de controle de danos eficaz, ela imediatamente assumiu uma lista pesado.
Um terceiro ataque torpedo desenvolvido contra Repulse e mais uma vez ela conseguiu evitar os hits, mas ela foi atingida várias vezes por um quarto ataque de torpedo que transportam tipo 1 "Bettys", e afundou-se às 12:33. Seis aviões desta onda em seguida, atacou o príncipe de Gales, atingindo-a com três torpedos,  causando mais danos e inundações. Finalmente, de 500 kg (1.100 lb) de bomba atingiu o convés catapulta, penetrou até ao convés principal e explodiu lá, causando muitas baixas no centro ajuda improvisado no apartamento Cinema. Diversas outras bombas deste ataque foram muito 'quase acidentes', o recuo do casco, popping rebites e causando placas de casco de "divisão" ao longo das costuras e intensificando as enchentes. às 13:15 a ordem para abandonar o navio foi dado e às 13:20 Príncipe de Gales emborcou e afundou, Vice-Almirante Phillips e Capitão Leach estavam entre as 327 vítimas mortais.










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