quinta-feira, 10 de maio de 2012

Titanic Faz Um Século De Mito


O nome Titanic, já desperta algo impressionante, e foi isso mesmo que os seus armadores tinham intenção quando planejaram e construíram este navio que foi o mais luxuoso navio já construído, Ate então.
Porem o mito vai muito além da história em torno do navio criado pela mídia, devido a tragédia ocorrida em sua viagem inaugural, e com seletos passageiros, e pelo fato de não haver baleeiras suficientes para todos, na verdade apenas metade do que seria necessário para todos.
Mas alguns fatos precisam ser esclarecidos.
Tudo começou no ano de 1907, quando o Sir J. Bruce Ismay, o  presidente da companhia de navegação White Star Lines e o diretor dos estaleiros Harland & Wolff,  Sir William J. Pirrie,  decidem construir três novos navios.
O navio de passageiros Alemão SS Deutschland construído em 1900
Assim nasceu a Classe Olympic, que na verdade só foram planejados para concorrer com a companhia rival a Cunard Line, que era dona da dupla Lusitania e Mauretania, na época eram os maiores e mais luxuosos e rápidos “Transatlânticos”.
RMS Lusitania de 1907, era o mais rápido da época atingindo 25 nós
A White Star Line, precisava urgente se firmar no mercado de transporte de passageiros na linha entre a Europa e América, já havia uma antiga disputa entre armadores nesta linha, uma corrida entre navios. Os navios mais rápidos eram os favoritos de todos os homens de negócios, e também levavam os melhores contratos para transporte de correspondência (remessas expressas e compras dos governos) nesta linha. Os maiores rivais dos armadores ingleses eram os navios alemães do armador Nordeutscher Lloyd os navios da “Classe Kaiser”SS Kronprinzessin Cecilie,  SS Kronprinz Wilhelm, e  SS Kaiser Wilhelm II, juntamente com o SS Deutschland do armador Hapag. Estes navios estavam ganhando sempre o prêmio “Blue Riband of Atlantic” – Gardalhete Azul do Atlântico – esta “flâmula” simbolizava um condição, um status de superioridade sobre os demais navios, era colocada numas das vergas do mastro principal, do navio que fizesse a travessia do Atlântico em menor tempo (em 1935 em diante passou a ser entregue um belo troféu, que passou de navio em navio).
HMS Mauretania o maior concorrente dos classe Olympic
Em 1911, já estava no mar, o primeiro da classe o “RMS* Olympic”,  porem este navio apesar degrande, não impressionou muito, a White Star Line precisava de um navio que pelo menos fosse mais luxuoso que os concorrentesLusitania e Mauretania da Cunard Line. Foi ai que o segundo navio da classe o RMS Titanic, à exatos 100 anos atrás estava sendo lançado, com o que havia de melhor em termos de conforto para época.

Apesar dos navios da Classe Olympic possuírem as máquinas mais potentes da época, estes navios atingiam a velocidade máxima de 21 nós,(mas ele já atingiu 24 nós) mesmo com três eixos propulsores, e ocentral ter um hélice de quatro pás, e movida com uma turbina à vapor de baixa pressão, e 24 caldeiras, um total de 46 mil cavalos vapor. Estes navios usavam máquinas combinadas, eram 2 máquinas idênticas para mover os eixos de BE e BB, estas eram máquinas à vapor reciprocas com 4 cilindros cada, de tripla expansão, cada uma com 15 mil HP, somadas a uma turbina à vapor Parsons com 16 mil HP, para o eixo central.

Curiosidades

-O RMS Olympic, em sua primeira viajem rumo à Nova York colide com o cruzador HMS Hawke (navio de guerra britânico), o acidente ocorre ainda dentro do porto de Southampton, o Comandante era o CLC  Edward J Smith (o mesmo Capitão que afundou com o Titanic), o navio parte dali mesmo direto para os estaleiros Harland and Wolff, para reparos. No julgamento o cruzador é inocentado, pois o mesmo foi “sugado” pela turbulência provocada pelos propulsores do RMS Olympic.
Ilustração da época mostrando o estrago na proa do HMS Hawke, que perdeu a proa, e o rasgo costado de BE do Olympic
-No ano seguinte o mesmo navio estava novamente de volta ao estaleiro para reparar um empeno em uma das pás de um dos 3 hélices, o que fez atrasar um pouco o comissionamento do navio gêmeo o RMS Titanic, foi a única vez em que os dois navios foram fotografados juntos.
A esquerda o RMS Olympic, e a direita em acabamento o RMS Titanic
-A exatos 1oo anos no dia 10/04/1912, o RMS Titanic estava sendo entregue à White Star Line, para enfim entrar na disputa pelo “Blue Riband of Atlantic”, porem nenhum dos três navios da classe Olympic conseguiu tal prêmio.
-Os três navios da classe eram praticamente idênticos, com exceção do Titanic ser mais luxuoso.
Plano geral da classe os 3 navios eram similares
-Dos três navios o primeiro da Classe foi o único à sobreviver após a Primeira Grande Guerra Mundial, o Titanic que era o segundo navio, afunda em viajem inaugural, e o terceiro da classe afunda durante a Guerra, portanto tendo vida curta.
-À  100 anos atrás exatamente no dia 10/04/1912, o SS New York, que estava atracando à contra bordo do SS Oceanic em Southampton, por pouco não colide com o RMS Titanic, no momento em que deixava o porto! O acidente ocorreu devido a um efeito de sucção provocada pelos 3 hélices do enorme navio, fez com que o SS New York, bem menor com apenas 8700 tons, se movesse em direção à popa do Titinic. O acidente não ocorreu graças à pronta decisão do Capitão Edward Smith que reverteu o propulsor de BB, e ao mesmo tempo deu ordem para um dos rebocadores empurrassem o SS New York para o lado oposto.
A quase colisão entre o SS New York e o RMS Titanic durante a saída; a viajem inaugural já começa desastrada
-No momento em que o RMS Titanic enviava o “distress”  (pedido de socorro), na madrugada do dia 15/04, o navio gêmeo RMS Olympic, vinha em rumo oposto de Nova York, sendo capaz de receber o pedido de socorro, porem estava muito longe ainda para poder chegar em tempo hábil para resgatar os sobreviventes.
-Os 3 navios da classe se chamavam: OlympicTitanic, e  Britannic; o ultimo deveria se chamar Gigantic, mas teve o nome alterado após a tragédia com o Titanic. Os 3 navios tiveram a intenção de serem os maiores e mais luxuosos em operação na linha do Atlântico Norte, mas não os mais rápidos.
- A convenção SOLAS é instituída após o acidente com o Titanic.
- o Britannic jamais foi usado na linha transatlântica, pois quando foi lançado em 1914, estourava a guerra, e por isso ele foi encostado para economizar carvão, só voltando a navegar em 1915, porem como navio hospital. Antes foi todo pintado de branco, e marcado com as cruzes vermelhas e faixas verdes. No dia 21 de novembro de 1916, ele atinge uma mina no Mar Mediterrâneo na costa Grega,  nas coordenadas: 37°42′05″N 24°17′02″E
- O HMHS¹ Britannic foi o maior navio perdido durante a Primeira Guerra, nele pereceram 30 soldados.
- A enfermeira Violet Jessop notavelmente esteve nos 3 navios da classe, e sobreviveu ao acidente do RMS Olympic quando colidiu com o cruzador HMS Hawke, ela também por muita sorte sobreviveu ao naufrágio do RMS Titanic, e por fim escapa com vida do navio hospital Britannic quando explode e afunda próximo a costa grega.
- Os destroços do HMHS Britannic, só foram descobertos no ano de 1975 por uma expedição do oceanógrafo francês Jacques-Yves Cousteau, da qual mergulhou dentro do navio.
Jaques Cousteau com um dos sobreviventes do HMHS Britannic em 1975
-O RMS Titanic tinha 16 conjuntos de turcos, cada um com capacidade para 16 baleeiras, fazendo um total de 64 baleeiras de madeira, isso seria o bastante para 4000 mil pessoa, muito além da capacidade do navio. Porem a White Star Line, decide que era necessário apenas 16 baleeiras, e 4 baleeiras de armar (tipo feita em lona), esta quantidade era capaz apenas para 1.178 pessoas, somente 1/3 da capacidade total.
- A Câmara de Comercio Marítimo Britânica, naqueles tempos, apenas exigia no máximo 16 baleeiras para navios acima das 10.000 tons, oque seria 990 ocupantes. Logo a White Star Line, achava que estava com capacidade maior do que exigida pela legislação confusa da época.
-Logo após o desastre com o Titanic, o RMS Olympic, voltou novamente ao estaleiro para instalar mais baleeiras.
Foto de 1935, o RMS Olympic e o RMS Mauritania, aguardando sua ultima viajem, a viajem final rumo a demolição
-Em 1934 a White Star Line deixa de existir quando sua maior concorrente a Cunard Line, compra a cambaleante empresa, entre 1935 – 39 o RMS Olympic é demolido.
-Muita gente naquele tempo acreditava na propaganda da White Star Line que estes navios fossem insubmergíveis.

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