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O RMS Empress of Ireland foi um transatlântico construído em 1905 e pertencia a frota de navios da companhia Canadian Pacific Line. O navio tinha 14,191 toneladas, 174 metros de comprimento e custou £375,000. Conseguia navegar em torno de 18 nós, transportando 1530 passageiros, sendo 310 passageiros na 1ª classe, 470 passageiros na 2ª classe e 750 passageiros na 3ª classe.
Em 26 de janeiro de 1906, o navio partiu em sua viagem inaugural deixando Livepool, um dos principais portos de saída na época.
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No dia 28 de Maio de 1914 o navio partiu de Quebec rumo a Livepool para não voltar mais com os seus 1477 passageiros e tripulantes que não sabiam oque estava por vim.
Ás 02 horas daquela madrugada, o navio norueguês SS Storstad colidiu com a lateral do RMS Empress of Ireland, o Storstad não afundou, mas infelizmente o Empress of Ireland não teve a mesma sorte, pois foram muitos danos, e depois de minutos do ocorrido foi declarado que tinha água entrando no navio. A maioria dos passageiros e tripulantes que estavam no convés inferior tiveram dificuldades e morreram afogados, enquanto alguns que se encontravam acomodados em cabines do convés superior tiveram uma facilidade muito maior de ir até o deck onde se encontrava os botes salva vidas.
Após alguns minutos, foi declarado que seria impossível lançar na água os botes salva vidas que sobraram do lado estibordo.
O navio começou a balançar violentamente, o navio ficou quase deitado, até que sua popa subiu para fora d’água e seu casco afundou, arremessando centenas de pessoas dentro d’água.
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Gata Emmy |
Uma gata chamada Emmy, a mascote do navio que vivia a bordo e nunca tinha perdido nenhuma viagem do navio até tentar fugir muitas vezes perto do último cruzeiro do navio. E na última partida, o navio partiu sem a gata. Foi relatado que a gata ficou assistindo a última partida do navio, no Píer 27 do porto de Quebec. O mesmo lugar, mais tarde se tornou um lugar em homenagem as vitimas no naufrágio. Aparentemente a gata tinha sentido que algo ruim ia acontecer e assim e optou por não continuar a bordo.
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