sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Evolução Dos Navios Episódio 3-Mauretânia e Lusitania


RMS Lusitania


O RMS Lusitania foi lançado em 7 de julho de 1906, e fez sua viagem inaugural em 7 de setembro de 1907 com o roteiro Inglaterra - EUA. Foi construído na Escócia, com duas maquinas a vapor e quatro hélices, capacidade para transportar 2198 passageiros e 850 tripulantes, e junto com seu irmão RMS Mauretânia, foram durante alguns anos os maiores navios do mundo desde a data de lançamento, até 1910, quando a White Star Line tinha mais um navio em sua frota, o RMS Olympic.   
Durante a primeira guerra mundial, o Lusitania foi requisitado para servir a Inglaterra. Porém, pouco depois, o governo mudou de idéia, e decidiu que só o usaria como depósito em Liverpool. Ele foi devolvido a Cunard logo depois, e reiniciou o serviço Liverpool - Nova York.
No dia 1 de maio de 1915, o RMS Lusitania partiu em uma viagem com destino a Livepool. No dia 6, o comandante foi informado que havia submarinos alemães no local. No dia seguinte acontece um trágico acidente: RMS Lusitania é atingido por um torpedo no lado estibordo, por volta das 14 horas da tarde. Depois de ser atingido pelo torpedo, a sala das caldeiras começou a inundar, oque dificultou pararem o navio em alto mar, e alguns botes salva vidas não foram possíveis ser lançados, e resultou em 1200 mortes. Ao contrario do Titanic, o Lusitania tinha botes salva vidas suficientes para salvar passageiros e tripulantes. 
 
O RMS Lusitania não afundou por causa do torpedo e sim porque estava transportando armas ilegalmente para a Inglaterra, e isso calsou um estrago maior quando o torpedo atingiu e as pólvoras das armas transportadas influenciaram bastante na explosão. Por isso durante muitos anos ficou proibido mergulhar no local proximo ao naufrágio, depois, com um pequeno grupo de mergulhadores lutando na justiça, conseguiram a permitir o mergulho no local do naufrágio.
Também poderia ser evitado o naufrágio se as comportas estanques fossem fechadas.





RMS Mauretânia


O RMS Mauretânia foi construído por Swan, Hunter & Richardson Wigham em Wallsend, com 31938 toneladas, 240,8 metros de comprimento, com capacidade para 2165 passageiros, sendo 563 da primeira classe, 464 da segunda classe, 1138 da terceira classe e 802 tripulantes, foi projetado para navegar até 24 nós (46 km por hora). Foi lançado em 20 de setembro de 1906, e fez sua viagem inaugural de Liverpool em 16 de Novembro de 1907, sob o comando do primeiro capitão: John Pritchard, que no final do mês que conquistou o recorde de mais rápida travessia leste do Atlântico. Tempestades severas dificultaram a primeira viagem do navio, mas ainda chegou à Nova York em tempo útil, em 22 de Novembro. Em 02 de maio de 1908 o navio havia deixado Liverpool quando algum objeto que atingiu a hélice do navio, mas nada grave aconteceu além das hélices serem danificadas.
Em dezembro de 1910, o RMS Mauretânia se soltou de suas amarras e sofreu alguns danos que causou o cancelamento de cruzeiro de natal especial com ida rápida á Nova York. Pouco depois de a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha em 4 de agosto de 1914, Mauretânia e Aquitania foram solicitados pelo governo britânico para tornar-se cruzadores mercantes armados, mas o seu enorme tamanho e consumo de combustíveldificultava o navio cumprir seu dever durante a guerra.  e eles retomaram a serviço civil em 11 de agosto. Mais tarde, devido à falta de passageiros que atravessam o Atlântico, Mauretânia foi colocada em Liverpool, até maio de 1915, quando o Lusitânia foi afundado por um submarino alemão. Mauretânia estava prestes a preencher o vazio deixado pela Lusitania, mas ela foi ordenada pelo governo britânico para servir como um navio de tropas para transportar as tropas britânicas durante a campanha de Gallipoli.
Após a guerra, o RMS Mauretânia passou por alguns reparos e em 1922 voltou a operar na Cunard.
Em 1928, Mauretânia perdeu um pouco do brilho, quando o navio Bremen quebrou o recorde de velocidade do Mauretânia, podendo navegar até 28 nós.
Em 1929, o Mauretania colidiu com uma balsa, mas ninguém foi morto ou ferido.
Em maio de 1935, a mobiliários e acessórios do navio foram colocados em leilão e em 01 de julho daquele ano, ela partiu de Southampton pela última vez. 

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