quarta-feira, 4 de abril de 2012

Edward John Smith Capitão Do Titanic e Olympic


Edward John Smith (HanleyReino Unido27 de Janeiro de 1850 – RMS Titanic 15 de Abril de 1912) foi o capitão do RMS Olympic, além do RMS Titanic,Considerado o maior capitão de seu tempo. Morreu no naufrágio do RMS Titanic em 1912. Muitas pessoas dizem que viram o comandante na ponte de comando do navio, outras pessoas dizem ter visto o comandante boiando ao lado de um bote salva vidas, e outras afirmam ter visto o comandante se suicidando (o jornal New York Times, de 21 de julho de 1912, assim o relatava).
Segundo um comandante de Baltimore de nome Peter Pryal, teria visto o capitão Edward numa estação de trem e que ainda lhe aconselhou de continuar sendo um bom capitão. Mas tudo indica que o capitão Edward tenha morrido na tragédia do Titanic. O capitão Smith não foi um dos melhores capitães do mundo em sua época, pois além do naufrágio do Titanic, muitos outros navios que tiveram em suas mãos colidiram com outro navio ou ficaram encalhados, mas sim, ele foi um dos mais famoso Capitães. Tinha 26 anos de expêriencia.
Smith casou-se com Sarah Eleanor com quem teve três filhas Jack Smith, Helen Eleanor e Amir Smith

Seus incidentes

O Capitão Edward John Smith teve um histórico não muito agradável de acidentes em sua carreira.
Em 1887 o navio da WSL, o Republic, comandado pelo Capitão Smith - que em 1912 comandará o Titanic -, encalha perto de Nova York. No mesmo dia, a explosão de uma caldeira mata três tripulantes.
Em 1890, um vapor sob o comando do Capitão Smith encalha no litoral do Rio de Janeiro.
Já em 1903, com a entrada do século XX, o Majestic, também sob o comando do Capitão Smith é danificado seriamente por um incêndio.
Em 1906, o Baltic da WSL, novamente sob o comando do Capitão Edward Smith, sofre graves avarias, também em decorrência de um incêndio.
Em 1911, o Olympic faz sua viagem inaugral, sob o comando de Smith, no porto, quase esmaga um rebocador. A 20 de setembro de 1911, o Olympic, como já sabemos, com o comando de Edward Smith, colide com o cruzador Hawke, a caminho de Cherboug e perto da ilha de Wight, na quinta viagem entre Southampton e Nova York. Em 3 de fevereiro de 1912, o Olympic, ainda sob as mãos de Smith, bate num banco de areia, a 639 Km de Terra Nova, e perde uma hélice.
Já em 1912, os problemas do Titanic sob o comando de Edward Smith começam logo na partida. Perto da embocadoura do rio Test, a sucção do poderoso deslocamento do Titanic, o chamado "Efeito Canal", faz balançar o vapor New York, que rebenta seis cabos de amarração de 15 cm e diâmetro e se movimenta, com a popa em sua direção. O Titanic reverte os motores, mas a colisão é iminente. No mesmo instante, é evitada a colisão, o Vulcan alcança um cabo da embarcação à deriva e a sustenta. A popa do New York não bate no casco do gigante Titanic por apenas 1,20m. Alguns dizem que o susto não é bom para uma viagem inaugural. Isso mostra a inaptidão do Capitão Smith para manobrar navios de grande porte. O capitão faz descaso do "quase acidente" e nem manda anotar no diário de bordo. Então, na noite de 14 de abril de 1912, o Capitão dos milionários deixa o comando do maior navio do mundo as mão de Willian Murdoch, e se retira. Mas no acidente de 14 de abril a culpa não foi totalmente dele, o dono do navio o disse para ponhar a todo vapor para impressionar todos, se tivese mais devagar conseguiria ter contornado os icebergs, também os vigias estavam sem binoculos, se tivessem poderiam ter vistos muito antes.

AQUI É UM VÍDEO DO CAPITÃO EDWARD JOHN SMITH DO LADO DA CABINE DE COMANDO UM  DOS ÚLTIMOS DIAS DE LONGA VIAJEM NA VIDA DELE.

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