domingo, 22 de abril de 2012

R.M.S Olympic o Orgulho Da White Star Line



                                                         100 anos de R.M.S Olympic
                      

 
Esse ano se comemorou  100 anos do R.M.S Olympic o irmão mais velho do Titanic e como já esta acabando o ano não podia deixar de escrever sobre esse magnífico navio.oTITANIC HISTORIAS esta encerrando por esse ano e como ultimo post.o Olympic vai encerrar o ano de 2011 com seus 100 anos de vida.

                                                                   Boa leitura

Durante a decisão de nomes em 1908 J.P Morgan concebeu o Olympic e foi ele que deu inicio a classe Olympic que se completa com o Titanic e o Gigantic (Britannic) durante a construção do irmão ao lado o Titanic o Olympic saiu do estaleiro da Harland and Wolff em 1911 restando apenas o Titanic para se completar e descer a rampa.
Em 1911 o Olympic era ainda o maior navio do mundo ate o Titanic ser completado passando 1000 toneladas a mais e 10 cm a mais do que seu irmão.



                                     A concorrência do Olympic

 O Olympic e seus irmãos foram projetados para ultrapassar seus rivais Mauretania e Lusitannia da classe Lusitannia da Cunard Line a principal concorrente da White star Line.



A Cunard com seus novos navios havia superado a White star e Bruce Ismay presidente da White star estava preparado para vence- los na disputa de gigantes e os transportes marítimos.
O ano de 1907 era um ano de disputa nos mares os maiores navios estavam sendo construído. O Olympic nasceu na nessa era de gigantes a America era o destino desses navios e dos esperançosos imigrantes que queriam uma vida nova.
A White star encomendou 3 novos navios para navegar aos mares o Olympic,Titanic e Gigantic(Britannic) esses navios foram construídos nos estaleiros da Harland and Wolff,mais para construir esses navios a companhia precisava reformar o estaleiro para comportar os gigantes.
Em outubro de 1910 o casco do Olympic foi completo era uma quinta feira de 20 de outubro o casco totalmente branco saiu de Belfast e entrou nos mares pela 1° vez.



Os Convidados especiais incluíram o senhor tenente da Irlanda e do prefeito de Belfast viram o enorme casco descer por aquela rampa era o 1° navio da classe Olympic que estava pronto. Ele levou apenas 62 segundos para o lançamento do casco e ele pesava 20.600 toneladas.

Depois de o enorme casco branco sair o gigantesco casco preto do R.M.S Titanic apareceu  mostrando o tamanho do seu irmão ao lado.



Depois de sair o Olympic foi levado por seus rebocadores para o recém construído Dick Thompson (o Dick tinha sido especialmente feito para acomodar os gigantes)



 
O guindaste 30000 R da Alemanha foi utilizado para colocar as enormes chaminés de 19 metros de altura assim como os motores de tripla expansão e as 29 caldeiras.



                     Em  31 de maio de 1911 o Olympic  estava pronto para o serviço.



Coincidentemente, no mesmo dia, o Titanic foi lançado. O Titanic atraiu mais de 100.000 pessoas testemunhando seu lançamento a partir do número deslizamento de três vias. Após o lançamento do Titanic o convidado VIP foi levado a bordo do Olympic.

Teria sido um dia glorioso para a White Star Line. Não só os convidados podiam testemunhar o lançamento do maior navio do mundo, mas eles também poderiam ver uma versão completa de espera totalmente equipadas para o serviço.
 
                                          DENTRO do OLYMPIC

O Olympic foi o primeiro dos três irmãos e foi originalmente equipado com os vários estilos e graças encontrados no Titanic, exceto para os decks Promenade que só correu metade do comprimento.

Em sua viagem inaugural, Bruce Ismay havia notado que o espaço de convés aberto no convés B era muito grande e não muitos passageiros estavam usando. Ele logo corrigiu a posição ordenando os planos do RMS Titanic para ser alterado para adicionar mais cabines para o convés para criar espaço para os passageiros extra.

A maioria dos interiores do Olympic tem sido bem fotografada e na verdade as maiorias dos livros sobre o assunto contem imagens do Olympic não o Titanic porque o Titanic não estava em serviço por tempo suficiente para os paparazzi para prosperar em histórias e imagens. Um fato muito curioso e que as fotos da grande escadaria que dizem ser do Titanic na verdade foi tirado do Olympic mais como eles foram feitos parecidos em detalhes podemos afirmar que a grande escadaria do Titanic era igual as da foto do Olympic.
  


                                        RMS OLYMPIC 1°viajem



As 4.30 PM o Capitão Edward J. Smith assumiu o comando e conduziu o Olympic através de Belfast Lough (acompanhado pelo Nomadic e a Traffic, duas propostas de passageiros construídos para ajudar os forros novos) para Liverpool.


(O Nomadic o auxiliar dos navios da White star teve uma longa carreira e existe ate os dias de hoje e o único elo entre a classe Olympic que vemos hoje em dia ainda inteiro)

O Olympic só ficou em Liverpool  um dia antes de ir para Southampton. Ela chegou em 03 de junho e imediatamente começou o trabalho para prepará-la para a sua viagem inaugural. Grandes quantidades de comida, roupa, carvão e etc. foram cuidadosamente carregadas a bordo.

Jornalistas se reúnem em torno do navio tirar fotos para o mundo ver. Uma forma repórter em tempo integral o Times acompanhou a tripulação do Olympic em sua viagem inaugural para registrar a ocasião.

Olympic tratado como um relógio. Ismay estava a bordo para fazer suas recomendações para a mudança, se houver.

O Olympic viajou em grande estilo em Nova York. Levou 5 dias 16 horas e 42 minutos. Em alguns dias, ela iria viajar mais de 540 milhas em outros ela cobriria apenas 430. Sua velocidade média foi de 21,7 nós.



Bruce Ismay estava satisfeito. Ele não podia esperar para informar os seus associados, Senhor Pirrie que o RMS Olympic foi "uma maravilha".

Quando chegaram à Nova York a multidão a olhar deve ter sido surpreendido. Eles nunca tinham visto um navio desse tamanho. Infelizmente, nem tinha os outros navios no porto de Nova York que descobriu difícil manter o controle em suas camas. O O.L. Hallenbach sofreu sérios danos ao seu leme e estrutura de popa, quando a hélice do Olympic puxou-adentro o Olympic  não foi danificada (com exceção de alguns marcação à sua pintura).

O Olympic atraca no cais 59.

Ele deixou a América em 12 horas do dia 28 de junho, 1911 e voltou a Southampton sobre o 05 de julho. Ela tinha completado sua jornada em um rápido tempo de média de 22,5 nós.Em meados de setembro, Olympic tinha completado quatro visitas de retorno para Nova York.



                                                    O HMS HAWKE O INCIDENTE


A viagem através do Atlântico quinta não foi bem sucedida em tudo. No dia 20 de setembro de 1911 o Olympic colidiu com o HMS Hawke, causando danos consideráveis para ambos os navios.
                                        

 
A proa do Hawke ficou totalmente detonada enquanto o Olympic só estava com a lateral estibordo perfurado pela proa o que atrasou o lançamento do Titanic.

Ordem dos Eventos:

    20 de setembro de 1911 11h25min:O Olympic  começou sua quinta viajem a Nova York. Ele levou 1.313 passageiros. Capitão Smith estava no comando.
  
12h34min:Olympic chegou à bóia Spit Calshot. As manobras começaram a sair do Canal Thorn e no Solent.
  
 12h43min:Olympic chega à Bóia Bramble Ocidente. Ela virou-se para fazer uma curva porta explodir seus navios apito duas vezes.
  
12h44min PM:velocidade começou a aumentar 11-16 nós.

  Antes que ela tinha acabado de sinalização, o cruzador HMS Hawke foi fora do ponto Egito. Era óbvio que ambos os navios estavam tentando ir para baixo o mesmo trecho de água e não havia espaço.

    Comandante William Frederick Blunt (Royal Navy) alterou a posição Hawks por cinco graus para dar mais espaço ao Olympic.

    Os dois navios viajaram juntos a cerca de 16 nós - muito rápido? Smith afirmou que o arco Hawke atingiu o mais à frente entre o funil de segundo e terceiro. O Diretor de navegação Capitão George Bowyer afirmou que a Hawke havia colidido e correu até a ponte do Olympic.

    As hélices enormes do Olympic ainda estavam em operação como a velocidade do Olympic aumentou. O HMS Hawke caiu para trás, mas foi puxado para a popa do Olympic.

Blunt ordenou que o motor de bombordo parasse e ré completa no lado estibordo.

    Hawke bateu no lado do Olympic

O Hawke conseguiu ficar de pé, mas estava muito perto de capota mento. Ambos os capitães ordenou a portas estanques a ser fechado. Ambos os navios foram parados para que os danos possam ser avaliados.

As quintas viajem do Olympic acabou. Os passageiros tiveram que desembarcar em Osborne Bay para encontrar transportes alternativos (como o Mar Adriático). O Hawke voltou a Southampton para reparos.

Levou duas semanas para reparar os danos do Olympic. A White Star Line queria que ela fosse voltar em serviço o mais rapidamente possível, porque ela era o orgulho da empresa.
                     

                
Por uma questão de interesse, o eixo do Titanic hélice foi usado para reparar partes do Olympic

Olympic retornou ao serviço no dia 20 de novembro de 1911. Ela começou sua viagem de quinta (tecnicamente seu sexto). Para os próximos meses foi de vento em popa. Várias viagens foram feitas mais com sucesso.

No entanto, no dia 24 de fevereiro de 1912 às 16h26min o Olympic estremeceu e perdeu uma hélice. Isso significava que ela teve que retornar a Belfast para mais reparos. O histórico do navio não estava indo muito bem.

Capitão Smith fez em todas as nove viagens a Nova York. Ele foi ordenado a desistir de sua posição de capitão Herbert James Haddock para ser o novo capitão do Titanic.



                                      ENVOLVIMENTO COM OLYMPIC

                                              O desastre do Titanic

 

Titanic deixou Southampton em 10 de abril de 1912 para fazer sua viagem inaugural. Olympic deixou Nova York em três horas em 13 de abril. Falou-se sobre os dois navios que iriam passar uns aos outros em algum momento a caminho.

No dia 14 de abril de 1912, o Titanic bateu no iceberg e começou a afundar. Quarenta minutos após a colisão, o Capitão Smith ordenou o sinal de socorro a ser enviado para outros navios na área. Haddock ouviu todas as chamadas de socorro, mas não percebeu a extensão do problema até cerca de 01h00min a 15 de abril. Ele sabia que estava mais de 500 quilômetros de distância do Titanic - ao longo de um dia de vela de distância. Haddock respondeu ao Titanic que ele era "iluminar todas as caldeiras possíveis”.

No entanto, a maioria dos navios do Titanic sinalizou foram muito longe. O Titanic afundou com apenas um navio perto o suficiente para ajudar, mas já era tarde demais.

Olímpico não tinha escolha a não ser voltar para Southampton no dia 21 domingo de Abril. Seus passageiros estavam em um humor melancólico, uma vez que tinha ouvido a notícia do Titanic. Alguns passageiros teriam amigos ou parentes a bordo do Titanic. Eles teriam sido ansioso para voltar para casa para olhar a lista de passageiros afixadas pela White Star Line.

Dentro de poucos dias de regressar ao Southampton, o Olympic teve que passar por mudanças sérias. A capacidade de salva-vidas foi examinada com controle. Ela foi equipada com um extra de 24 barcos e mais tripulação para o homem os barcos. Muitos dos barcos no Titanic saíram sem ser integral ou assistido por um marinheiro hábil.
                   
 

Como com o Titanic, o Board of Trade queria inspecionar as mudanças antes de outra viagem. Capitão Maurice Clarke estava no comando. Ele deu o navio uma inspeção vigorosa. Ele correu exercícios de simulação de salvamento marítimo para experimentar os novos turcos. Ele ficou impressionado com a melhora. Demorou e média de 12,5 minutos para baixar cada barco.

O Olympic deveria ter navegado no dia 24 de abril de 1912, mas a viagem foi adiada, e não por causa de um resultado direto do desastre do Titanic ou a botes salva-vidas, mas porque a tripulação se recusou a navegar em um navio com botes salva-vidas desmontável. Eles insistiram em barcos convencionais tipo aberto madeira. Eles não se importavam que o capitão Clarke estivesse convencido de que o Olympic era seguro por que não era a 1°vez que ouviram isso.

No entanto, a White Star Line não quis ouvir a tripulação. Eles preferem encontrar outra tripulação. O Olympic foi levado para um cais seguro fora Spithead para encontrar outra equipe. Foi uma tarefa exigente (provavelmente porque as mãos da tripulação tinham ouvido especulações sobre as condições em torno do naufrágio do Titanic). Em vez disso, uma delegação sindical ofereceu um compromisso. Parecia que todo o debate foi o grau de segurança foram os barcos dobráveis?Quando flutuando na água por um tempo considerável. As maiorias dos barcos dobráveis do Titanic viraram quando o navio afundou lentamente. Será que isso aconteça novamente.

Seis barcos foram reduzidos l e deixadas na água por duas horas e depois analisada para ver a quantidade de água que elas continham. Cinco dos seis foram secas, mas o sexto tinha um pequeno vazamento, mas levou duas horas para que a água aparecer. Poderia facilmente ter sido socorrida durante o uso. Foi acordado que os barcos eram de fato segura. O barco foi devidamente substituído.

O Olympic foi agora dois dias de atraso. Então, no dia 26 de abril de 03h00min a White Star Line formalmente havia cancelado a viagem. O Olympic voltou para Southampton, para que os passageiros pudessem descer. A próxima viagem programada foi definida para o 15 de maio. Deu a White Star Line tempo suficiente para encontrar a união da tripulação aprovado e barcos.

Em 22 de maio de 1912, o RMS Olympic chegou à Nova York mais uma vez (pela primeira vez desde o naufrágio do Titanic). Assim que ela acoplado senador William Alden Smith, Presidente do Comitê do Congresso americano foi encarregado do Inquérito americano para a perda do Titanic. Obviamente, ele estava verificando a capacidade do navio e os recursos a sua segurança. Ele foi mostrado como os botes salva-vidas trabalharam. As portas estanques também foram inspecionadas. Smith parecia satisfeito. Deve ter sido estranho para o capitão Haddock ter de enfrentar. Seu navio estava sob escrutínio forma sua própria equipe e das autoridades americanas. O mundo inteiro deve ter sido vê-lo.

O Olympic passou a fazer várias viagens mais antes ela foi lembrada por mais modificações. Todas as sugestões comentário, e após a decisão de Inquérito Titanic foi atendido. O casco foi demolido para instalar divisórias extras e as anteparas transversais foram criadas para fazer o navio flutuar mais em caso de emergência.

Em 22 de março de 1913 o Olympic foi completamente remodelado partiu de Belfast e voltou a Southampton. Ela fez sua primeira travessia sobre o dia 02 de abril. Ela era pouco mais de um ano de idade.

O ano foi bom para a White Star Line. Doze meses se passaram desde a tragédia do Titanic. Olímpicos não sofrem os mesmos erros como os do Titanic. Ela foi equipada com as medidas de segurança mais adequado e foi ganhando mais e mais popularidade.



                                                     Os Anos da Guerra



Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha no dia 04 de agosto de 1914. A guerra duraria por quatro anos e teria um efeito dramático em todo o mundo.

Como pode ser apreciado haveria muitos norte-americanos e canadenses e de outras nacionalidades que não queria estar em um país em tempos de guerra. Passagens estavam sendo preenchidos rapidamente, mas só havia tantas viagens que poderia ser feito.

Olympic em primeira mão real em tempos de guerra veio em 27 de outubro de 1914, quando ela foi ordenada pelo Liverpool HMS para evacuar a tripulação do navio de guerra britânico Audacious que atingiu uma mina em Toy Island. De gratidão pelo resgate, o Capitão Haddock foi feito um comandante de navios mercantes com sede em Belfast equipado para olhar como navios de guerra para confundir o inimigo.

No entanto, o episódio do HMS Audacious foi muito branda, comparada com o que estava prestes a acontecer.

Em 01 de setembro de 1915 o Olympic recebeu um telegrama exigindo dela para o serviço de urgência do Governo. Era hora de prepará-la para a guerra. Ela teve retornar à Harland and Wolff para completar este.

Ter que caber um navio para fora para a guerra é o maior pesadelo para uma companhia de navegação. Em primeiro lugar, os governos só paga taxas fixas para a contratação de embarcações, como o Olympic (R $ 23.000 por mês) e de esta taxa a companhia de navegação teria que pagar os seus funcionários e etc. equipe e, muitas vezes correu em uma perda como a White Star Line iria encontrar para fora. Em segundo lugar, os valores de mercado de navios nunca foram acordados entre as empresas e do Almirantado. Perguntas sobre quem pagaria o navio se afundaram era. Eles precisam de seu próprio seguro? A White Star Line decidiu segurar o montante em excesso se às suas próprias custas.

Olympic estava pronto para o serviço no dia 24 de setembro de 1915. Ele recebeu o nome de T2810 transporte. Sua função era transportar tropas de diferentes países. Sua primeira convocação foi Mudros para deixar 6.000 soldados. Eles chegaram após algumas aventuras no caminho. Eles pegaram marinheiros franceses da Provincia Steamer francês e deixou-os cair com o SS Aragon.

A sua segunda chamada foi para Spezia e depois de volta para casa para no dia 21 de dezembro para uma pausa bem merecida. A próxima viagem não teria lugar até 04 de janeiro.

O único ponto de interesse durante seus anos de guerra ocorreu no dia 24 de abril de 1918. O Olympic estava navegando no Canal Inglês, onde depois de um planejamento cuidadoso por Capitão Hayes (que substituiu Haddock), o alemão U103 barco que foi atingido em cheio pelo Olympic e afundou. Hayes foi premiado com o DSC.

Em novembro de 1918 o governo alemão se rendeu. Tempo de paz foi mais uma vez.

A guerra pode ter sido mais, mas as tropas britânicas ainda postaram em todo o mundo. Olympic continuou a fazer a ida e volta, mas apenas para trazer as tropas para casa.
                             
 


                                                      DEPOIS DA GUERRA

                         

Em agosto de 1919 o Olympic estava pronto para ser recolocado como um transatlântico. Trabalho foi realizado durante todas 1919 e para 1920. Em 17 de junho o Olympic foi finalmente pronto. A festa de comemoração foi realizada a bordo para comemorar o retorno do "old Reliable". Ela estava a caminho de Nova Iorque, em 26 de junho de 1920.
               


Olympic provou ser mais popular do que nunca. Relatórios foram dados sobre o quanto de passageiros utilizaram os banhos de piscina e banho turco. Charlie Chaplin navegou em seu cartão de apreciar o Olympic na sala de fumar.

Capitão Hayes gostava de sua última viagem em 21 de dezembro de 1921. Ele foi dado o comando do Adriático. Ele estava em seu auge de carreira, assim como o Capitão Smith antes da perda do Titanic. Hayes seria substituído pelo capitão Alec Hambleton do Adriático.

Em 1930 ficou claro que o Olympic estava envelhecendo. Já em 1927 o trabalho foi realizado para a ponte. Estes reparos tempo foram estimados em £ 100, 000. A White Star Line não queria gastar esses reparos de solda muito tão extensa foram resolvidos.

Em 1931 rachaduras outro stress tinha aparecido perto das chaminés. O Conselho de comércio iria certificar o navio por um período de seis meses (presumivelmente para rever a situação de seis meses depois). No entanto, em março de 1933, a Câmara de Comércio deu a limpar todos.

No Outono de 1931 a White Star Line e a Cunard Line forma fundida gerando a cunard White star. A contribuição da White Star Line para a fusão foram à doação de 10 navios, um dos quais foi o Olympic. Suspeita-se que embora Olympic não fosse durar muito mais tempo.

Desastre para o Olympic em 15 de maio de 1933. Sob o comando do capitão John Binks, o Olympic colidiu com o barco-farol Nantucket foi totalmente destruído. A altura total do olympic e sua velocidade tornaram impossível para ela não causar danos aos navios menores. Os sentimentos do Titanic foram despertou mais uma vez. O capitão Smith disse ter lavrado através do gelo muito rápido e, finalmente, quando ele bateu no iceberg já era tarde demais. Após o incidente com o barco farol os processos judiciais chegou a  $ 500.000.

Em janeiro de 1935, foi anunciado que o Olympic deveria  demitir-se do serviço e ser retirado de rota. Ele ficou abandonado por um pouco mais de seis meses.

Em Setembro daquele ano, ele foi vendido por £ 100.000 para Sir John Jarvis, que depois a vendeu para o navio quebra de Jarrow Thomas Ward & Sons.

Olympic estava em serviço há 24 anos. Seu interior foram retirados e vendidos
O público em geral não podia ver os itens, mas apenas ver descrições em um catálogo

A Ordem de venda durou nove dias.

O Old Reliable é despojada e leiloada

                Confira abaixo como foram vendidas as pecas do Olympic



Primeiro dia - Terça-feira 5 de novembro, 1935

Sun Deck - Gráfico quartos, casa do leme, Quarters Officers

LOTES 1-216

Convés Promenade - Pousadas Estado 1-46, salas de banho etc. lounge da Primeira Classe, Desenho e fumadores, Varandas, Cafés e serviços, galeria de escada de primeira classe, etc. & ldots;

LOTES 217-497

Segundo dia - Quarta-feira 6 de novembro de 1935

Deck "A" - Pousadas 1-71. Primeira classe cozinhas, salas de recepção, restaurante e fumaça e Café Parisien.

LOTES 498-84

"E" Deck - cabines Starboard 15-37

LOTES 850-928

Terceiro Dia - Quinta-feira 07 de novembro de 1935

"B" Deck - Office Purser, cabines de estibordo 1-125. Cabines porto 20-60, etc salas de banho

LOTES 929-1338

Quarto dia - Sexta-feira 08 de novembro de 1935

"B" Deck - Cabines Porto 62-148, salas de banho, sala de fumar turístico, biblioteca e sala de estar e hospital

LOTES 1339-1545

"C" Deck - Fore, Cirurgia, lounge Terceira classe e sala para fumantes e cabines turísticas 1-46

LOTES 1546-1767

Quinto Dia - Segunda-feira 11 de novembro de 1935

"C" Deck - recepção de primeira classe, sala de jantar, departamento vietualling, cozinhas e serviços. Tourist salas de jantar e lounges.

LOTES 1768-2026

Cabines turísticas 51-89 e 181-196

LOTES 2027-2186

Sexto Dia - Terça-feira 12 de novembro de 1935

"D" Deck - No. 1 e No. 2 Secções, Fore. Cabines 27-54. Cabines turísticas 5-111, casas de banho

LOTES 2187-2620

Sétimo Dia - Quarta-feira 13 de novembro de 1935

"D" Deck - Crews Quarters e refeitório

LOTES 2621-2728

Cabines de Turismo (ré) 112-227

LOTES 2729-2785

"E" Deck - Quarters Crews (Fore e "J"

LOTS2786-2907

Salas de terceira classe refeições e serviços, cabines de turista (ré) 15-35

LOTES 2908-3053

Oitavo Dia - Quinta-feira 14 de novembro de 1935

"E" Deck - cabines turísticas (ré) estibordo 39-69 e 16-64 porta lateral. "R" seção (ré) cabines 224-244. Natação e banhos de eleições. Roupa de cama e salas de secagem. Engenheiros e eletricistas "cabines.

LOTES 3054-3464

Nono Dia - Sexta-feira 15 de novembro de 1935

Revestimentos, pisos, escadas, peças manto e elevadores de passageiros

LOTES 3465-3969

Décimo Dia - Segunda-feira 18 novembro de 1935

"F" Deck Fore, - Quarters Crews

LOTES 3970-4066

Navios instrumentos, máquinas, botes salva-vidas, turcos, guinchos, etc.
O Olympic e o mauretania forma levados e desmontados era o fim da classe Olympic e da classe Lusitânia os maiores navios da época teve seu fim ate os dias de hoje ainda existem pecas dos navios em museus na Inglaterra.



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