terça-feira, 24 de abril de 2012

K.M.S Bismarck

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Couraçado Admiral Graf Spee foi, juntamente com o Bismark, os navios de guerra mais famosos da marinha alemã (Kriegsmarine) durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome era em homenagem ao Almirante Graf Maximilian von Spee, que morreu, juntamente com dois de seus filhos, na Batalha das Ilhas Falkland em 8 de Dezembro de 1914. O navio teve papel importante na Batalha do Rio da Prata, travada próxima ao Estuário do Rio da Prata, Uruguai.
O lançamento teve lugar no dia 30 de junho de 1934 com o Almirante Erich Raeder fazendo um discurso de pré-lançamento, sendo o batismo realizado por Huberta Gräfin von Spee, filha do falecido vice-almirante von Spee.
Ele foi lançado ao mar logo nos primeiros meses da guerra em uma missão de caçar navios mercantes ingleses nas águas do Atlântico Sul.

Dados do Navio/características

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Tipo: Couraçado de batalha
Origem: Alemanha 
Construção: 01/10/1932
Lançamento: 30/06/1934
Afundamento: 17/12/1939
Deslocamento: 12.100t (standard) – 16.200t (carregado)
Comprimento: 186m
Boca: 21,65m
Calado: 7,34m
Propulsão: Diesel, 8 motores de 9 cilindros, 52.050hp, 2 propulsores
Velocidade: 28,5kt (53 km/h)
Autonomia: 8,900 milhas nauticas a 20 knots (16,500 km a 37 km/h) ou 19,000 milhas nauticas a 10 knots (35,000 km at 18.5 km/h)
Armamento: 6 × 280 mm (11 pol.), 8 × 150 mm (5.9 pol.), 6 × 105 mm (4.1 pol.), 8 × 37 mm, 10 × 20 mm, 8 × 533 mm (21 pol.) tubo de torpedos
Aeronaves: 2 hidroaviões ARADO AR 196A-3
Tripulação: 1001 - 1150

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História

Ao final da Primeira Guerra Mundial, os países vencedores, haviam punido a Alemanha com o cumprimento do Tratado de Versalhes, que a obrigava a manter e construir navios somente dentro do limite de tonelagens permitidos pelo mesmo. Isto fazia com que a Marinha Alemã ficasse dentro de parâmetros estabelecidos, não representando risco para as demais nações. Naquela época, os maiores navios de guerra tinham um deslocamento(peso da água deslocada) de cerca de 30.000 ton e levavam canhões de 318mm, 356mm e até de 406mm. As condições impostas a Alemanha a pelo Tratado limitava além do peso, o armamento que não poderia ultrapassar duas torres por navio com três canhões de 280 mm(11 pol.).
Diante disto, esta começou a utilizar outros estratagemas. Surgiam desta forma os famosos "couraçados de bolso", que tinham limitação de 11.000 ton. A concepção para os navios alemães dessa época e classe era “Mais rápido que inimigos mais fortes” e “Mais forte que inimigos mais rápidos”.
Porém o Admiral Graf Spee quebrou a tolerância, ficando com um peso de 16.200 ton ( totalmente carregado). Por outro lado a Marinha Alemã havia desenvolvido métodos inovadores, tais como, a substituição de rebites por solda elétrica, o que diminuía substancialmente o peso do navio, pois, não necessitava das cintas de rebitação(placas de aço sobrepostas).
Além disso, o Graf Spee possuía de maneira inovadora oito motores movidos a diesel, que fugia da configuração convencional, que utilizava caldeiras.
A redução de peso lhe permitiu carregar uma arma principal de calibre muito maior do que um cruzador pesado da época, mantendo-se perto do limite de deslocamento do Tratado de Versalhes. Portanto, a classificação dada a ele pelos britânicos e de seus dois irmão, Deutschland (mais tarde renomeado Lützow) e Almirante Scheer, como encouraçados de bolso.
Tecnologicamente, o Admiral Graf Spee estava à frente de seu tempo, sendo o primeiro navio da Kriegsmarine a ser equipado com radar Seetakt, e telêmetros de tiro de alta precisão.

Campanha

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Em 1936, Admiral Graf Spee serviu como capitânia da frota até 1938 e executou funções de controle marítimo internacional na costa da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Seu último Comandante foi o Capitão Hans Langsdorff, Oficial Naval de longa data que tivera participação na Batalha de Jutlândia (Primeira Guerra Mundial), e que assumira o comando do navio, em 1 de novembro de 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.
Antes da invasão da Polônia, foram feitos planos para que o navio navegasse abaixo da Linha do Equador, partindo do porto de Wilhelmshaven, em 21 de agosto de 1939, três dias antes da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop. Sua função era atuar como navio corsário no comércio do Atlântico Sul. Desta forma Langsdorff traça um curso que atravessava grandes linhas de navegação durante a noite para evitar a detecção. Apoiado pelo seu navio de abastecimento, o Petroleiro Altmark, suas ordens eram para afundar navios mercantes britânicos, mas evitar a todo custo o combate com forças inimigas.

Após afundar nove navios mercantes, o Graf Spee resolveu tentar uma última investida próxima da Bacia do Rio da Prata. Em vez de se deparar com mercantes, encontrou uma força inglesa com 3 navios (HMS Ajax, HMS Achilles e HMS Exeter). Após um combate confuso, onde o Graf Spee foi danificado, o comandante do Graf Spee Hans Langsdorff fugiu e se refugiou com o navio no porto de Montevidéu, no Uruguai.
O comandante Langsdorff foi intimado pelo governo uruguaio a deixar o porto, porém os 3 navios ingleses aguardavam o Graf Spee para um combate final. Em inferioridade numérica, navio danificado e com ordens de Hitler de não deixar um navio alemão ser capturado pelos ingleses, Langsdorff desembarcou sua tripulação, e fez com que o couraçado fosse pelos ares e afundasse completamente, isso sob olhares da imprensa local e estrangeira que registrou o fato. Após isso, o comandante Langsdorff suicidou-se alguns dias depois envolto na bandeira de combate alemã. O filme inglês de 1956, The Battle of the River Plate, (br: A Batalha do Rio da Prata) dramatiza esta batalha.

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