terça-feira, 24 de abril de 2012

USS Pennsylvania


Ficheiro:USS Pennsy BB-38 1934.jpg
USS Pennsylvania foi um encouraçado norte-americano que operou na Segunda Guerra Mundial.
Ele foi construído no estaleiro naval Newport News Shipbuilding and Dry Dock Company em 16 de março de 1915 no estado daVirgínia. Esta navio esteve em um dos mais famosos ataques, o ataque a Pearl Harbor, base atacada por japoneses, esta base se localiza próxima a HonoluluHavaí este ataque resultou em várias perdas norte americanas e perdas mínimas japonesas. No ataque, o USS Pennsylvania recebeu danos leves, ele recebeu vários tiros de metralhadoras em sua ponte de comando resultando na morte se seu capitão Henry B.Wilson. Depois o ataque imfame japones, o navio passou por reparos e ficou operante até o final da guerra. Depois que a guerra se encerrou, o Pennsylvania foi usado como alvos em testes atomicos americanos no atol de Bikini. Ele sobreviveu aos testes mas foi novamente afundado em um atol próximo ao de bikini, o atol Kwajalein, por causa da grande contaminação no navio.

USS Arizona


USS Arizona em Março de 1931.
USS Arizona foi um encouraçado da Marinha dos Estados Unidos da América, da classe Pennsylvania. Foi afundado por aviões militaresjaponeses, durante o ataque japonês a Pearl Harbor, onde 1 177 homens morreram quando uma bomba de 250 kg penetrou no paiol de munição localizado nas torres de artilharia de proa. Alguns corpos foram recuperados, porém os restos de 900 tripulantes jamais foram recuperados, jazendo sob o mar.
Memorial construído sobre os destroços da embarcação. É possível ver que o óleo armazenado nos tanques do navio continua fluindo até a superfície.
No local onde o navio afundou foi construído um memorial em honra a sua tripulação e até hoje o óleo do motor do navio sobe para a superfície.
Seu navio irmão, o USS Pennsylvania (BB-38), lutou até o fim da guerra e depois foi utilizado como alvo de testes nucleares no Atol de Bikini.

K.M.S Bismarck

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Couraçado Admiral Graf Spee foi, juntamente com o Bismark, os navios de guerra mais famosos da marinha alemã (Kriegsmarine) durante a Segunda Guerra Mundial. Seu nome era em homenagem ao Almirante Graf Maximilian von Spee, que morreu, juntamente com dois de seus filhos, na Batalha das Ilhas Falkland em 8 de Dezembro de 1914. O navio teve papel importante na Batalha do Rio da Prata, travada próxima ao Estuário do Rio da Prata, Uruguai.
O lançamento teve lugar no dia 30 de junho de 1934 com o Almirante Erich Raeder fazendo um discurso de pré-lançamento, sendo o batismo realizado por Huberta Gräfin von Spee, filha do falecido vice-almirante von Spee.
Ele foi lançado ao mar logo nos primeiros meses da guerra em uma missão de caçar navios mercantes ingleses nas águas do Atlântico Sul.

Dados do Navio/características

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Tipo: Couraçado de batalha
Origem: Alemanha 
Construção: 01/10/1932
Lançamento: 30/06/1934
Afundamento: 17/12/1939
Deslocamento: 12.100t (standard) – 16.200t (carregado)
Comprimento: 186m
Boca: 21,65m
Calado: 7,34m
Propulsão: Diesel, 8 motores de 9 cilindros, 52.050hp, 2 propulsores
Velocidade: 28,5kt (53 km/h)
Autonomia: 8,900 milhas nauticas a 20 knots (16,500 km a 37 km/h) ou 19,000 milhas nauticas a 10 knots (35,000 km at 18.5 km/h)
Armamento: 6 × 280 mm (11 pol.), 8 × 150 mm (5.9 pol.), 6 × 105 mm (4.1 pol.), 8 × 37 mm, 10 × 20 mm, 8 × 533 mm (21 pol.) tubo de torpedos
Aeronaves: 2 hidroaviões ARADO AR 196A-3
Tripulação: 1001 - 1150

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História

Ao final da Primeira Guerra Mundial, os países vencedores, haviam punido a Alemanha com o cumprimento do Tratado de Versalhes, que a obrigava a manter e construir navios somente dentro do limite de tonelagens permitidos pelo mesmo. Isto fazia com que a Marinha Alemã ficasse dentro de parâmetros estabelecidos, não representando risco para as demais nações. Naquela época, os maiores navios de guerra tinham um deslocamento(peso da água deslocada) de cerca de 30.000 ton e levavam canhões de 318mm, 356mm e até de 406mm. As condições impostas a Alemanha a pelo Tratado limitava além do peso, o armamento que não poderia ultrapassar duas torres por navio com três canhões de 280 mm(11 pol.).
Diante disto, esta começou a utilizar outros estratagemas. Surgiam desta forma os famosos "couraçados de bolso", que tinham limitação de 11.000 ton. A concepção para os navios alemães dessa época e classe era “Mais rápido que inimigos mais fortes” e “Mais forte que inimigos mais rápidos”.
Porém o Admiral Graf Spee quebrou a tolerância, ficando com um peso de 16.200 ton ( totalmente carregado). Por outro lado a Marinha Alemã havia desenvolvido métodos inovadores, tais como, a substituição de rebites por solda elétrica, o que diminuía substancialmente o peso do navio, pois, não necessitava das cintas de rebitação(placas de aço sobrepostas).
Além disso, o Graf Spee possuía de maneira inovadora oito motores movidos a diesel, que fugia da configuração convencional, que utilizava caldeiras.
A redução de peso lhe permitiu carregar uma arma principal de calibre muito maior do que um cruzador pesado da época, mantendo-se perto do limite de deslocamento do Tratado de Versalhes. Portanto, a classificação dada a ele pelos britânicos e de seus dois irmão, Deutschland (mais tarde renomeado Lützow) e Almirante Scheer, como encouraçados de bolso.
Tecnologicamente, o Admiral Graf Spee estava à frente de seu tempo, sendo o primeiro navio da Kriegsmarine a ser equipado com radar Seetakt, e telêmetros de tiro de alta precisão.

Campanha

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Em 1936, Admiral Graf Spee serviu como capitânia da frota até 1938 e executou funções de controle marítimo internacional na costa da Espanha durante a Guerra Civil Espanhola. Seu último Comandante foi o Capitão Hans Langsdorff, Oficial Naval de longa data que tivera participação na Batalha de Jutlândia (Primeira Guerra Mundial), e que assumira o comando do navio, em 1 de novembro de 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial.
Antes da invasão da Polônia, foram feitos planos para que o navio navegasse abaixo da Linha do Equador, partindo do porto de Wilhelmshaven, em 21 de agosto de 1939, três dias antes da assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop. Sua função era atuar como navio corsário no comércio do Atlântico Sul. Desta forma Langsdorff traça um curso que atravessava grandes linhas de navegação durante a noite para evitar a detecção. Apoiado pelo seu navio de abastecimento, o Petroleiro Altmark, suas ordens eram para afundar navios mercantes britânicos, mas evitar a todo custo o combate com forças inimigas.

Após afundar nove navios mercantes, o Graf Spee resolveu tentar uma última investida próxima da Bacia do Rio da Prata. Em vez de se deparar com mercantes, encontrou uma força inglesa com 3 navios (HMS Ajax, HMS Achilles e HMS Exeter). Após um combate confuso, onde o Graf Spee foi danificado, o comandante do Graf Spee Hans Langsdorff fugiu e se refugiou com o navio no porto de Montevidéu, no Uruguai.
O comandante Langsdorff foi intimado pelo governo uruguaio a deixar o porto, porém os 3 navios ingleses aguardavam o Graf Spee para um combate final. Em inferioridade numérica, navio danificado e com ordens de Hitler de não deixar um navio alemão ser capturado pelos ingleses, Langsdorff desembarcou sua tripulação, e fez com que o couraçado fosse pelos ares e afundasse completamente, isso sob olhares da imprensa local e estrangeira que registrou o fato. Após isso, o comandante Langsdorff suicidou-se alguns dias depois envolto na bandeira de combate alemã. O filme inglês de 1956, The Battle of the River Plate, (br: A Batalha do Rio da Prata) dramatiza esta batalha.

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70 Anos Depois Protagonista Lembra Da Segunda Guerra Mundial


Aconteceu há exatos 70 anos e até hoje é conhecido como um dos mais famosos confrontos da Segunda Guerra Mundial. O único veterano britânico sobrevivente do naufrágio do navio de guerra alemão Bismarck ainda lembra como se fosse ontem.
Agora passado dos 90 anos de idade, John Moffat jamais esquecerá os acontecimentos do dia 26 de maio, 1941. John mora perto de Dunkeld, mas nasceu em Swinton e foi para a escola em Earlston.
Na semana passada, ele visitou a RNAS Culdrose em Cornwall, uma das maiores bases de helicópteros da Marinha Real e local que abrigava a sua antiga unidade, o 820º Esquadrão. O propósito era reunir os membros da Royal Navy Air Fleet em um jantar comemorativo para marcar a ocasião.
Foi um avião Fairey Swordfish do 820º Esquadrão que decretou o destino do Bismarck em um ataque ousado que marcou a ascensão do poder aeronaval na história.
Dois mil marinheiros alemães morreram no naufrágio, que aconteceu apenas dois dias depois que o Bismarck destruiu o cruzador de batalha britânico HMS Hood, com a perda de 1.418 membros da tripulação.
A perda do Hood   foi a causa do líder britânico Winston Churchill emitir sua famosa ordem: “afundem o Bismarck“.
E foi um único torpedo de 1600 libras, lançado pelo Swordfish de John, que mergulhou em um céu cheio de nuvens e sob uma chuva de fogo inimigo, que danificou o leme Bismark.
Esse único golpe devastador permitiu que a frota britânica se aproximasse do encouraçado alemão de 56.000 toneladas e cumprisse as ordens de Churchill.
Com a espessa camada de nuvens produzindo má visibilidade, John e seus companheiros do porta-aviões HMS Ark Royal foram enviados para encontrar o Bismarck.
O navio alemão foi descoberto por acaso por um Catalina e John, com apenas 21 anos, e duas outras aeronaves do Esquadrão 820, perseguiram a sombra do monstro do Atlântico Norte durante várias horas antes de receber a ordem de ataque antes que o Bismarck chegasse em segurança à costa francesa.
A equipe de John comandou o ataque: “Nós lançamos nosso único torpedo de cerca de 1.500 metros e, em seguida, deixamos o local o mais rápido que pudemos”, lembrou. “Eu não cheguei a ver o impacto, mas a tripulação seguinte viu. O Bismarck guinou e forneceu-nos um grande alvo à ré. Ele estava ligeiramente avariado e tinha perdido a sua capacidade de manobra. ”
Isso permitiu que os navios da Royal Navy chegassem perto. Projeteis e torpedos dos navios de guerra britânicos começaram a cair sobre o Bismark. O esquadrão de John tinha ordens para lançar um novo ataque. Mas na hora que eles voltaram à cena, o Bismarck havia emborcado e acredita-se que o capitão Lindemann tenha ordenado o seu afundamento, lançando centenas de homens ao mar. Sobrevoando a cena a apenas 50 pés, John nunca mais vai esquecer.
“Foi uma visão horrível – vendo todos aqueles homens na água sem nenhuma chance de se salvar”, explicou John. “Mas no período entre a saída do Bismarck do porto e o seu afundamento, ela tinha tirado a vida de 5.000 (sic) marinheiros por isso tinha de ser destruído.”
De sua tripulação de 2200 homens, apenas 115 marinheiros sobreviveram. “Churchill não estava brincando quando ordenou o afundamento do Bismarck. O navio era uma ameaça para todos os aliados”.
Apesar de não haver exaltação da parte de John pelas mortes de homens que ele considera colegas marinheiros, agora há um sentimento de orgulho e dignidade por ter executado um trabalho difícil.
John diz que os jovens pilotos e tripulantes que ele encontra em eventos como o da semana passada sempre gostam de ouvir sobre a missão do Bismarck. “Eu sempre tenho uma recepção calorosa quando estou na companhia deles – eles me recebem de volta como um dos seus, não importa que tenha passado um longo tempo desde que eu usava uniforme”, explicou John, que terminou a guerra como capitão de corveta.
Um livro escrito por John, em colaboração com Mike Rossiter, denominado” I sunk the Bismarck”, foi publicado em 2009 pela Bantam Press e ainda está disponível.


Read more: http://www.naval.com.br/blog/tag/ii-guerra-mundial/#ixzz1t1I1TYcn

Caçada ao bismarck Batalha do atlântico




Caçada ao Bismarck



Bismarck

“O orgulho da construção naval militar alemã é o couraçado Bismarck. Esse colosso do mar de 51.000 toneladas, munido de oito canhões de 380 mm e 19 peças de artilharia de 152 mm, capaz de desenvolver uma velocidade de 20 nós, deixa o porto de Gdynia no Báltico no dia 18 de maio de 1941, sob o comando do capitão-de-fragata Ernst Lindemann, para alcançar as águas do Atlântico norte junto com o cruzador pesado Prinz Eugen (18.000 toneladas), sob as ordens do capitão Brinkmann. O objetivo da missão é deixar em sério perigo as frotas aliadas com uma ação corsária. O almirante Gunther Lütjens é o comandante geral da formação. Os ingleses, alertados pelas mensagens de seus informantes, intensificam o reconhecimento aéreo na zona do mar do Norte. A Home Fleet mobiliza suas forças ao máximo: no dia 21 de maio as duas unidades alemãs são avistadas por aviões de reconhecimento ingleses no porto de Bergen, na costa norueguesa. No dia seguinte, parte da base escocesa de Scapa Flow uma armada sob o comado do almirante John Tovey, composta de dois couraçados (o King George V e o flamante Prince of Wales), os cruzadores de batalha Hood eRepulse, o porta-aviões Victorious, os cruzadores pesados Norfolk e Suffolk e seis destroieres.

Nevoeiro, chuvisco e mar revolto farão a moldura atmosférica de uma das mais memoráveis batalhas navais do conflito. No dia 23 de maio as duas unidades alemãs são avistadas pelo cruzador Suffolk. No dia seguinte, as duas joias da Kriegsmarine abrem fogo contra o Prince of Wales e o Hood, que, chegando perto dos navios inimigos, deram início à batalha. Uma granada de 381 mm do Bismarckacerta em cheio o Hood, que, após uma gigantesca explosão, se parte em dois e vai a pique em poucos minutos. Dos 1.415 homens da tripulação salvam-se apenas três. O Prince of Walesabandona o combate e se retira; o mesmo faz o Prinz Eugen, que conseguirá alcançar a base de Brest. Depois de desaparecer misteriosamente dos radares ingleses, o Bismarck é avistado novamente no dia 26 de maio por um hidroavião inglês. Aviões torpedeiros levantam voo do porta-aviões Ark Royal. Nas poucas horas antes que o couraçado alemão alcance o guarda-chuva protetor da aviação do Reich baseada na França, seu destino é selado. Ao entardecer, antes que o Bismarckalcance o braço de mar que dá acesso ao ancoradouros de Brest na costa francesa, um torpedo atinge seu leme. Às 8h47 da manhã do dia 27 de maio, o Bismarck é alvo do fogo concentrado das unidades navais inglesas, que o reduzem a destroços.

Duas horas depois, o Bismarck afunda. Dos cerca de 2.300 homens da tripulação, apenas 110 são salvos. Com a destruição da joia da Kriegsmarine, conclui-se uma das mais longas batalhas navais do conflito. Doravante o peso da guerra naval no Atlântico norte será sustentado quase exclusivamente pela frota de submarinos de Karl Dönitz.”

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Disney Fantasy

File:Disney Fantasy arriving in New York.png
O Disney Fantasy é um navio de cruzeiro da companhia americana de cruzeiros Disney Cruise Line, parte da The Walt Disney Company. O Disney Fantasy é o quarto navio dalinha de cruzeiro em expansão, e foi batizado em 01 de março de 2012. Capitão Disney Fantasy é Tom Forberg.

Disney Fantasy no estaleiro Meyer em Papenburg / Alemanha em agosto de 2011
HISTÓRIA



Em fevereiro de 2007, a Disney Cruise Line anunciou que tinha encomendado dois novos navios para sua frota. [2] O primeiro aço de corte, por arabescos sobre o casco do navio, aconteceu em março de 2009 nos estaleiros Meyer Werft em Papenburg,Alemanha. [3] mais tarde naquele mês, os dois navios foram nomeados, com afantasia da Disney entrará ao serviço em 31 de março de 2012, pouco mais de um ano após a sua irmã navio, o Disney Dream [4].
Quilha do navio foi lançada em 11 de fevereiro de 2011. Disney Cruise Linepresidente, Karl Holz, junto com Minnie Mouse, oficialmente colocada uma moedamágica sob o casco do navio. A moeda é idêntica à que foi colocada por baixo daDisney Dream, no entanto o número caracterizado casco S688, ea data da colocaçãoda quilha.
Em 13 de setembro de 2011, no Disney Cruise Oficial Linha página no Facebook, foi anunciado que o personagem Stern sobre a Disney Fantasy será Dumbo, o Elefante Voador. 
Em 09 de dezembro de 2011, Meyer Werft encontrado várias linhas de água aberta no navio de cruzeiro. 48 camarotes foram danificados a um custo de aproximadamente um milhão de euros. 
Disney Fantasy foi lançada para fora da doca de construção, em 8 de janeiro de 2012,a Meyer Werft. 
Disney Fantasy foi entregue para a Disney Cruise Line em 09 de fevereiro de 2012, em Bremerhaven, Alemanha e partiu em 16 de fevereiro de 2012. [Carece de fontes?]
Disney Fantasy chegou aos Estados Unidos pela primeira vez, chamando em NovaYork, em 28 de fevereiro de 2012, onde muitos moradores se reuniram para ver a visão deste novo navio. O navio foi batizado em 01 de março de 2012 em Nova York. Amadrinha do navio é Mariah Carey. O batismo foi realizado no navio com umdesempenho de tempo no Walt Disney Theatre. Neil Patrick Harris sediou a cerimônia de batismo. Comediante Jerry Seinfeld realizada durante o show. Nick Cannon, marido de Mariah Carey, assistida Minnie Mouse com a quebra da garrafa de champanhe a bordo do navio.