História
A sua história teve início em 1840, quando o navio Britannia iniciava as rotas transatlânticas desde Liverpool a Halifax. Desde essa data um navio da Cunard Lines realiza com regularidade travessias transatlânticas.
A linha começou a diminuir na década de 1950 quando rápidas viagens aéreas começaram a substituir os navios como os principais transportadores de passageiros e de correio do outro lado do Atlântico. A Cunard tentou entrar nesse ramo fundando a BOAC Cunard Ltd em 1962 com a British Overseas Airways Corporation para exploração de serviços aéreos regulares para a América do Norte, Caribe e América do Sul. Foi dissolvido em 1966. Em 1971, a Cunard Line foi adquirida pelo conglomerado industrial e de transporte marítimo britânico, Trafalgar House, que realizou a linha até à sua aquisição pela Kvaerner, em 1996. Em 1983, a Cunard adquiriu a linha de cruzeiro de luxo norueguesa America Line, e em 1994 a Royal Viking Line, outra empresa de cruzeiros de luxo.
Foi a primeira empresa a transportar passageiros regularmente entre portos do Atlântico (com o RMS Britannia, em 1840);
Primeira a introduzir energia elétrica a bordo de um navio de passageiros (RMS Servia, 1881);
Primeiro navio com duas hélices (RMS Campania, 1893)
Primeiro navio de passageiros com banheiro privado nas cabines (RMS Campania, 1893)
A primeira a utilizar turbinas a vapor em um navio de passageiros (RMS Campania, 1893);
Primeiro navio a disponibilizar um ginásio coberto e um hospital (RMS Franconia, 1911)
Primeiro plantetário no mar (RMS Queen Mary 2, 2004)
Maior navio de passageiros (até 1911) (RMS Mauretania, 1907)
Maior navio de passageiros (até 1996) (RMS Queen Elizabeth, 1940)
Maior navio de passageiros (até 2006) (RMS Queen Mary 2, 2004)
Planfleto sobre viagens a Nova York e Boston |
A Cunard Line (entre 1934 e 1950 Cunard White Star Line) é uma companhia de navegação Britânica, operadora de transatlânticos, entre eles o RMS Queen Elizabeth 2 (QE2) o RMS Queen Mary 2 (QM2) e o navio cruzeiro MS Queen Victoria (QV).
Hoje a sede da Cunard Line está localizada em Santa Clarita, Califórnia, EUA, próxima a sede da Princess Cruises.
Por mais de um século e meio, a Cunard dominou o comércio de passageiros do Atlântico e era a número 1 do mundo. Os seus navios desenrolaram papéis importantes no desenvolvimento da economia mundial, e também participaram em peso nas principais guerras da Inglaterra, da Crimeia à Guerra das Malvinas onde o navio de cargas Atlantic Conveyor da Cunard foi afundado por um míssil Exocet.A linha começou a diminuir na década de 1950 quando rápidas viagens aéreas começaram a substituir os navios como os principais transportadores de passageiros e de correio do outro lado do Atlântico. A Cunard tentou entrar nesse ramo fundando a BOAC Cunard Ltd em 1962 com a British Overseas Airways Corporation para exploração de serviços aéreos regulares para a América do Norte, Caribe e América do Sul. Foi dissolvido em 1966. Em 1971, a Cunard Line foi adquirida pelo conglomerado industrial e de transporte marítimo britânico, Trafalgar House, que realizou a linha até à sua aquisição pela Kvaerner, em 1996. Em 1983, a Cunard adquiriu a linha de cruzeiro de luxo norueguesa America Line, e em 1994 a Royal Viking Line, outra empresa de cruzeiros de luxo.
Viagens de Boston à Europa |
No final do século XX e durante os primeiros anos do século XXI a linha só detinha o RMS Queen Elizabeth 2 que fazia travessias transatlânticas. Em 2004 o serviço do QE2 foi limitado a cruzeiros mundiais e cruzeiros mediterrânicos, enquanto a rota transatlântica foi assumida pelo RMS Queen Mary 2. Em 2006 o Queen Mary 2 foi superado pelo Freedom of the Seas, mas o primeiro permanece como o navio de passageiros capaz da maior viagem transatlântica.
Em 1998, a Cunard tornou-se numa de várias empresas possuídas pela Carnival Corporation & plc. No dia 1 de janeiro de 2005 os negócios, ativos e passivos da Cunard Line Ltd. foram transferidos para a Carnival, e a Cunard terminando como uma entidade empresarial - mas seu nome ainda se aparece pintado na lateral do Queen Mary 2, mas é controlado pela Princess Cruises na Califórnia.
Inovações da Cunard Line
Ticket de Bagagem |