Existem rumores de que o canal RAI da Itália teria programado a estreia da minissérie para o dia 14 de abril, possivelmente na versão dublada, mas nada foi confirmado ainda. A produção também será exibida pela CBC do Canadá, além de canais da Dinamarca e Islândia, que adquiriram os direitos de exibição.
Criada por Matthew Faulk, Mark Skeet e Stefano Voltaggio, com base em argumento de Fabrizio Del Noce, a história inicia no ano de 1897 e encerra em 1912, narrando os bastidores da construção do Titanic. Alguns personagens terão como base pessoas reais, outros serão ficcionais. A minissérie encerra quando o navio parte para sua viagem inaugural.
JP Morgan (Chris Noth, de The Good Wife), banqueiro americano e um dos proprietários da empresa White Line, preocupado com a concorrência, sonha em construir o maior transatlântico de luxo do mundo. A construção é feita pela irlandesa Harland & Wolff, empresa sócia da White Line, que tem Lord William Pirrie (Sir Derek Jacobi) como um dos diretores, um homem que supervisiona as obras seguindo seus próprios ideais políticos.
Nesse meio tempo surge Mark Muir (Kevin Zegers, que interpreta um personagem fictício), um metalúrgico que foi para Belfast para trabalhar na construção do navio. Logo ele percebe algumas irregularidades em relação a forma como os interesses comerciais interferem na construção, levantando dúvidas quanto a qualidade do aço utilizado.
No entanto, escondendo suas origens e mantendo alguns segredos pessoais, Mark também levanta dúvidas quanto ao seu caráter. Enquanto isso, a construção do navio é acompanhada de perto por Joanna Yaeger (Neve Campbell de O Quinteto/Party of Five), uma jornalista americana, amiga de Morgan.
No elenco também estão Alessandra Mastronardi, Massimo Ghini (Raccontami), Gerard McCarthy, Ian McElhinney (Game of Thrones), Liam Cunningham , Kate O’Toole, Branwell Donaghey (The Crimson Petal and the White), Michael McElhatton, Martin McCann, Ophelia Lovibond, Billy Carter e Branwell Donaghey.
A produção é da DeAngelis Group em parceria com a RAI, ambas da Itália, da The Irish Film Authority, da Irlanda, em associação com a Fremantle Corporation, do Canadá, Future Films, da Inglaterra, Play Productions, da França, e a Wilshire Films, dos EUA.
Titanic: Blood and Steel será oferecida ao mercado internacional durante a MIPTV, feira de audiovisual que se realiza em Cannes esta semana.
Volte sempre !