domingo, 16 de dezembro de 2012

Navios De Cruzeiro Quebram Recorde em Santos

]
                                                    Zenith em Santos em um dia de chuva. 


Cerca de R$ 274 milhões foram injetados na economia regional, resultado da temporada de cruzeiros marítimos, encerrada no último dia 20. Os cálculos são da Concais, administradora do Terminal Marítimo Giusfredo Santini, que fechou, no final de semana, o balanço, registrando outros dois recordes: criação de 4.900 empregos diretos e movimento de 1.120.757 passageiros, o que significa um aumento de 14% em relação ao período 2009/2010.

Segundo a Concais, o incremento na economia (19% sobre a temporada anterior) tomou por base dados de fornecedores para os navios, estabelecidos, sobretudo, em Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande. Santos recebeu 90.610 passageiros em trânsito (71.972 na temporada anterior) e a maioria circulou pelos principais pontos turísticos da cidade, além de movimentar o comércio. 

Além disso, muitos dos 512.330 turistas que embarcaram no porto tiveram a oportunidade de fazer um passeio panorâmico pela orla, orientados pelos guias de turismo do Programa Santos Todos a Bordo, da Setur (Secretaria de Turismo).

Durante a temporada, que começou em 8 de outubro de 2010, atracaram no porto 22 navios, seis dos quais pela primeira vez. O terminal registrou recorde de movimento em 5 de março, com 33,1 mil passageiros em sete navios, abaixo de sua capacidade máxima, de 42 mil pessoas/dia. 

Este ano, as áreas de operação interna e externa serão ampliadas pela Concais e até 2013 deverá estar concluído o alinhamento do cais do Outeirinho, que possibilitará a atração contínua de seis navios em frente ao terminal, em 1.320 metros lineares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário