sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

QUEM É DONO DOS DESTROÇOS DO TITANIC?



Olá galera vim trazer mais uma cuirosidade ou seja essa é a segunda por hoje,por que estou muito atrasado em muitas coisas...pois eu tenho outros interesses mas ainda me interesso um pouco por navios por isso estarei postando aqui para vocês !

99 anos atrás, o Titanic naufraga na madrugada do dia 15 de Abril. Existiam diversos ricos abordo do novo navio na época. Hoje, uma imensa fortuna está dentro desse navio, ou melhor dizendo, o navio é a própria fortuna! Hoje em dia, qualquer pedacinho do navio já vale milhões para colecionadores. O interessante disso tudo é que as pessoas (ricos) não podem simplesmente pegar um submersível e ir até os destroços do navio a 4.000 Metros abaixo do atlântico, eles tem que pedir permissão a sociedade Titanic.INC que cuida dos destroços do navio. Agora, a pergunta que não quer calar "Quem é o dono dos destroços do Titanic?".

A CUNARD WHITE STAR

A Cunard White Star, foi fundada em 1934 após as linhas de navios:White Star Line e Cunard Line, se fundiram depois de problemas financeiros. A Cunard White Star possuía 25 navios na época (15 da Cunard e 10 da White Star). Entre esses 10 da White Star, um deles era o irmão do Titanic, o RMS Olympic. A Cunard possuía um casco próprio que era o 534, que futuramente se tornou o RMS Queen Mary. Por causa do casco 534, os acionistas da Cunard possuia 62% da Cunard White Star, enquanto os acionistas da White Star possuía apenas 38%. Em 1947, os acionistas da Cunard adquiriu os 38% da White Star assim acabando de vez com a compania dona do Titanic.

1 DE SETEMBRO DE 1985.


73 anos após o naufrágio, o Dr. Robert Ballard, encontrou os destroços do navio a quase 4.000 Metros de profundidade no Oceano Atlântico. Com esse descobrimento, o Titanic virou popular na mídia novamente, até mais do que em 1912 quando o navio foi finalizado e quando naufragou, tudo isso graças a televisão. Sabendo dos fatos, pesquisadores marítimos do mundo inteiro queria ver de perto o navio naufragado e pior, queriam entrar dentro dos destroços para resgatar itens. O Titanic é um túmulo marítimo, ou seja, pegar itens dele é o mesmo que profanar um túmulo. Depois de diversas expedições ao passar dos anos, mais de 5.500 objetos foram retirados do fundo do mar pela Titanic.INC, que é detentora de todos os objetos recuperados, contudo é judicialmente proibida a venda dos objetos separadamente. Bom, agora sabemos que a empresa Titanic.INC é "dona provisória" dos objetos que estão dentro do navio.

OS DONOS DOS DESTROÇOS










A Cunard line depois de comprar toda a parte da White Star, virou proprietária de todos os navios da antiga rival, isso inclui o Titanic. Claro que hoje em dia não existe mais navios da White Star a não ser o pequeno navio auxiliar Nomadic que foi totalmente restaurado e nos dias atuais, descansa na doca seca Thompson em Belfast, local onde o navio foi construído. Com base nisso, a Cunard é dona legal do Titanic, porém, não tem direito algum sobre os objetos dos passageiros que está dentro do navio. Sabendo disso, toda pessoa que quiser ir até o navio, alem de pagar mais de 3,500 dólares, terá também que pedir permissão a Carnival (Antiga Cunard) para ir até o navio, se quiserem retirar algum objeto, terá que pedir permissão para a Titanic.INC.  A Cunard também é dona dos destroços do HMHS Britannic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário