domingo, 8 de julho de 2012
Navios Da White Star Line (1931)
GEORGICConstrução: 1931
Toneladas: 27.759
Segundo navio da companhia a ter o mesmo nome (Georgic 1895) sem o seqüencial 2. Georgic foi o último navio construído pela Harland & Wolff, em Belfast, para a White Star Line. Foi concluído em 1931, e sua viagem inaugural ocorreu em 25 de junho de 1932, na rota Liverpool-New York.
Em 1941, serviu como navio de transporte de tropas. Neste mesmo ano, enquanto rumava para Porto Tewfik no Golfo de Suez, com o comboio britânico que caçou e afundou o couraçado alemão Bismarck, o Georgic foi bombardeado por aviões alemães. Fora atingido duas vezes na região da popa do navio, o que ocasionou um incêndio eminente. O fogo atingiu o combustível e as munições destruindo toda a área de popa. A ordem foi dada para abandonar o navio e o semi-submerso Georgic foi deixado para queimar. Quase completamente destruído, afundou no caís. Após o fato ocorrido foi tomada a decisão de salvar o Georgic.
No mês seguinte, o Georgic foi resgatado, e dois meses depois de uma fundição temporária do casco, o mesmo foi rebocado para o Porto Sudan, onde foi feita as devidas condições para navegar. Um ano depois, chegou a Bombay, sob o seu próprio poder de navegação. Em Bombay ocorreu o final da reconstrução do casco. Em janeiro de 1943, Georgic saiu de Bombay rumo a Belfast, para a Harland & Wolff, para uma remodelação completa e final.
Quando todo o processo foi concluído em dezembro de 1944, o seu exterior tinha sido completamente redesenhado. A chaminé da frente e o mastro de popa haviam sido removido e o mastro de proa foi encurtado. Durante o último ano da Segunda Grande Guerra Mundial, o Georgic serviu novamente como um navio de transporte de tropas na Itália, no Oriente Médio e Índia. Seus serviços durante a guerra continuaram até 1948.
O Georgic voltou a transportar passageiros pela bandeira da Cunard-White Star. Sendo o último navio da White Star Line foi autorizado a fazer uso da flâmula da WSL. Foi desmantelado em 1961, após completar uma ilustre carreira durante a guerra.
Curiosidade: A quilha deste navio veio do cancelamento do navio RMS Oceanic, terceiro navio da companhia que teria o mesmo nome (Oceanic 1870, Oceanic 1899) sem o seqüencial 3. Infelizmente o projeto foi cancelado devido a problemas financeiros e a Harland and Wolff usou a quilha do navio na construção do RMS Georgic e do RMS Britannic (1930).
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