O RMS Empress of Ireland foi um transatlântico construído em 1905 e pertencia a frota de navios da companhia Canadian Pacific Line. O navio tinha 14,191 toneladas, 174 metros de comprimento e custou £375,000. Conseguia navegar em torno de 18 nós, transportando 1530 passageiros, sendo 310 passageiros na 1ª classe, 470 passageiros na 2ª classe e 750 passageiros na 3ª classe.
Em 26 de janeiro de 1906, o navio partiu em sua viagem inaugural deixando Livepool, um dos principais portos de saída na época.
Em 1909 o navio colidiu com um objeto não identificado, que supostamente era uma rocha submersa ou um navio naufragado, mas não causou nenhuma morte nem o naufrágio do transatlântico, pois o que o destino reservou para o navio não estava para acontecer naquele momento.
No dia 28 de Maio de 1914 o navio partiu de Quebec rumo a Livepool para não voltar mais com os seus 1477 passageiros e tripulantes que não sabiam oque estava por vim.
Ás 02 horas daquela madrugada, o navio norueguês SS Storstad colidiu com a lateral do RMS Empress of Ireland, o Storstad não afundou, mas infelizmente o Empress of Ireland não teve a mesma sorte, pois foram muitos danos, e depois de minutos do ocorrido foi declarado que tinha água entrando no navio. A maioria dos passageiros e tripulantes que estavam no convés inferior tiveram dificuldades e morreram afogados, enquanto alguns que se encontravam acomodados em cabines do convés superior tiveram uma facilidade muito maior de ir até o deck onde se encontrava os botes salva vidas.
Após alguns minutos, foi declarado que seria impossível lançar na água os botes salva vidas que sobraram do lado estibordo.
O navio começou a balançar violentamente, o navio ficou quase deitado, até que sua popa subiu para fora d’água e seu casco afundou, arremessando centenas de pessoas dentro d’água.
1,012 pessoas morreram no ocorrido, sendo 840 passageiros. Apenas 465 pessoas sobreviveram, sendo desse número, apenas 4 crianças sobreviveram, e as outras 134 não resistiram, e também 42 mulheres sobreviveram, e 279 morreram. Um dos sobreviventes era o capitão Henry Kendall. Entre os sobriveventes também estava o Frank Tower “Lucky” que sobreviveu ao naufrágio do Titanic e mais tarde no naufrágio do Lusitânia. Frank Tower é grande mito, pois ele era foguista de carvão do Titanic, que foi o primeiro naufrágio que sobreviveu. 2 anos depois sobreviveu ao naufrágio do Empress of Ireland e depois de um ano, quando trabalhava no Lusitânia, ele conseguiu sobreviver ao naufrágio. Há boatos que Frank Tower gritou ‘’Agora o quê?”“, pulou do navio em algum momento antes do navio naufragar todo, e foi nadando até o bote salva vida.
Gata Emmy |
Uma gata chamada Emmy, a mascote do navio que vivia a bordo e nunca tinha perdido nenhuma viagem do navio até tentar fugir muitas vezes perto do último cruzeiro do navio. E na última partida, o navio partiu sem a gata. Foi relatado que a gata ficou assistindo a última partida do navio, no Píer 27 do porto de Quebec. O mesmo lugar, mais tarde se tornou um lugar em homenagem as vitimas no naufrágio. Aparentemente a gata tinha sentido que algo ruim ia acontecer e assim e optou por não continuar a bordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário