quarta-feira, 9 de maio de 2012

Filmagens Do Filme Titanic 1997


por tras das cameras de titanic 1997

                                                                      Titanic 1997
                                 



Olá titânicos hoje no Titanic historias vamos falar do filme que revolucionou a historia do r.m.s Titanic, o filme que mostrou para muitas pessoas o que aquele navio e suas historias foi para o mundo em 1912. Hoje essa matéria especial vai voltar para o ano de ouro que foi para os realizadores desse filme inclusive James Cameron que fez seu filme chegar à lista de 2° maior bilheteria do mundo então boa leitura.

                                    Titanic do fundo do mar a fama mundial.

Titanic, a historia que se passou por tantas gerações, dês de que o Titanic foi para o fundo do mar. Quando o navio mais luxuoso foi para o fundo a era do cinema catástrofe começou apenas alguns dias depois do incidente o 1° filme do Titanic sai com o titulo de ‘’saved from de Titanic’ ’depois disso nunca mais parou. Todos de um jeito diferente de se ver catástrofe, mais nem todos os filmes foram contadas tão bem a historia quanto a ‘night to remember’’ lançado em 1958 e ‘’Titanic’ ’lançado em 1997.

                                                   O mergulho ao fundo do mar.

James Cameron decidiu fazer um filme de época e o escolhido foi Titanic e claro com tantas versões anteriores ele queria renovar o trabalho dos antecessores e claro que se ele quisesse fazer isso ele deveria ficar cara a cara com o verdadeiro Titanic e foi isso que ele fez.
                 
                          

Em 1995 Cameron e sua equipe de pesquisa decidem ir ate os destroços do verdadeiro Titanic, foi mergulhos inéditos o ate Cameron junto com seu amigo de pesquisa Dr.Anatoly Segalevitch iam descer ate os destroços, com a ajuda do navio de pesquisa o keldish e seus submarinos eles descem a 4.000 metros no oceano atlântico para encontrar o leviatã dos mares.
                   

                        O navio mais completo de pesquisas subaquáticas o keldish.

                      
                         O submarino que vai ajudar em toda a pesquisa o mir 1.

Cameron antes de descer aos destroços Encomenda uma maquete do navio naufragado para saber como vai ser as gravações no fundo do mar ele queria mais do que filmar por dentro do submarino ele queria levar a câmera para fora mais ele sabia que isso seria impossível para uma câmera comum por causa da pressão do mar então seu irmão Mike Cameron juntamente com a panavision inventam uma câmera especial mais ela só suportaria 12 minutos de filme e uma vez que o mergulho começou não podia ser recarregado então todo o conteúdo gravado deveria ser utilizado.
                        
                             Câmera especial feita para aguentar a pressão da agua

                           
                     Maquete encomendada para os ensaios antes de cada mergulho.

Assim Cameron e a equipe vai ate o encontro do verdadeiro Titanic a viajem e longa são necessárias 2 horas para chegar ao fundo do mar e cada vês que o submarino ia mais baixo mais frio ficava dentro dele mais todo esse esforço valia cada minuto de suas vidas.
               



Depois de muitos minutos de espera eles se deparam com a proa do Titanic a sua frente a alegria era muita logo os preparativos para começar a filmagem estava começando James Cameron e sua equipe traria para todos novas imagens do navio naufragado e mais que isso traria a historia dele.
                                 



Eles não estavam conseguindo o que queriam em suas primeiras tomadas ,eles não achavbam que ia ser tao dificil gravar no verdadeiro titanic  voltando para a superficie cameron não estava conseguindo o que queria ele estava conseguindo filmagens raras foi ai que ele usaou os veiculos de controle remoto para entrar dentro do navio isso foi nas suas 2 ultima viagem ate ele antes de comecar a gravar em terra firme.
                                     


                               A construção da maior maquete do Titanic da historia

Era hora de começar as gravações do navio para isso Cameron mando construir uma replica quase perfeita do verdadeiro Titanic ela tinha 95% do tamanho original do Titanic e claro que para fazer isso ele precisava de um bom lugar para isso foi escolhido a playas de rosarito no México a replica tinha 60.000 toneladas e 268 metros de comprimento e foi feita sobre plantas reais do Titanic que acharam que tinham sido perdidas na 2° guerra mundial.
                        


Com todo o esforço para reconstruir o navio Cameron sabia que o construir inteiro daria muito custo então Cameron construir apenas um dos lados do navio não apenas uma dos lados ficaria de fora mais a metade da proa também.
                 
                                    

Cameron também sabia que o Titanic havia partido de Southampton do lado ao contrario, mais como ele ia usar mais para cenas de naufrágio do que para a partida decidiu fazer do lado oposto mesmo fazendo assim reverter ele quando filmado pela câmera como se fosse um espelho fazendo também letreiros, roupas ficarem de lado ao contrario.
            


                       Reparem no letreiro ao fundo escrito white star line ao contrario.

                                        Cenários construídos para as filmagens

O outro desafio de Cameron era construir os cenários dos interiores tudo foi feito com fotos da época e do verdadeiro Titanic assim como as cabines, o ginásio, o salão de fumar da 1° classe entre outros apenas as fotos da grande escadaria foi usado do irmão mais velho do Titanic o Olympic não há relatos de que exista alguma foto da grande escadaria do Titanic verdadeiro mais como os navios forma feitos iguais a grande escadaria também era.
                                     


                                                             Deck A da 1° classe.
                
                                   
                                                                 Ginásio 1° classe.
                                         



                                                        Grande escadaria 1° classe.

Esses como tantos outros cenários foram feitos para as gravações, Cameron com ajuda de pesquisadores do Titanic recriaram mais do que cenário, recriaram o brilho dourado da época.

                                                   Filmagens das cenas

Depois de tudo construído era hora de filmar as cenas como Cameron já tinha as imagens do transatlântico no fundo do mar era hora de voltar ao passado e recontar a historia do Titanic mais uma vez o estúdio na propriedade de baja tinha os alojamentos prontos para os cenários e fora na grande piscina tinha a replica do Titanic.
                              



As filmagens comeca  com a primeira cena a ser gravada foi a que jack desenha rose nua cameron contrata as pessoas de acordo com a aparencia ele queria que as pessoas se parecessem com as das fotos de 1912 do verdadeiro titanic não foi um trabalho facil mais conseguiu.em muitas das cenas cameron usa sua maquete em tamanho menos para gravar cenas em alto mar juntamente com a digital domain ele conseguiu criar uma das melhores cenas do titanic em alto mar.
                  



Cena sendo gravada com a maquete do titanic e nomadic navio auxiliar dos navios da white star line ao seu lado levando os passageiros da 1° classe ao navio.
       



          Cena já pronta com todos os efeitos especiais criados pela digital domain.
Não só essa como varias outras cenas foi usada essa maquete para realizar as melhores cenas do navio.

                                                A cena de 1 milhão de dólares

Em todo o filme a cena que mostra como seria a vida no Titanic e a cena em que Jack e Fabrício estão na proa observando golfinhos, a cena que só dura uns 2 minutos custou 1 milhão de dólares como? Acompanhe passo a passo dessa cena abaixo.
Primeiro os atores são colocados em uma plataforma da digital domain.
                             


E com o controle de movimento eles vao afastando acamera para longe para dar a impressao de que a camera esta deixando o navio partir.
Depois de inserir a agua,passsaros,fumaca,bandeira,movimento da agua gerado pelo navio e pessoas digitais e inserida o navio em escala menor para completar a cena.
                     


          Depois de tudo isso a cena e totalmente editada pela digital domain e inserida no filme.
                      



                               Estou voando cena de Jack e Rose e o ultimo por do sol

A cena mais comentada por muitos críticos e a cena que encerra a jornada do Titanic a luz do dia no seu 4°dia de viajem foi à cena em que Jack e rose estão na proa do navio, Cameron penso nessa cena dês do começo das filmagens e para fazer isso ele precisou de muita computação gráfica e trabalho para isso. Primeiro Cameron grava um por do sol para plano de fundo.
                    


                                         Por do sol gravado pelo proprio james cameron.
Depois ele grava a cena na pequena parte da proa que fez com os atores leonardo di caprio e kate winslet.
                 


Depois com ajuda da digital domain eles gravam em uma plataforma verde para a realizacao do efeito especial e novamente passa para sua maquete menor para fazer o navio completo juntando tudo a cena e completada finalizando a 1° parte do filme com a viajem de 4 dias do navio logo depois todas as cenas se passa anoite.
       




                                                 A colisão com o iceberg

A cena que apresenta o começo de uma tragédia foi uma das mais bem feitas mesmo contendo erros na cena tudo foi feito com muita precisão para que a cena saísse como James Cameron havia escrito.
Primeiro ajudantes jogam gelo por uma rampa em tela verde no deque C onde se encontra Jack e rose.
                          


          Depois e filmado o iceberg em miniatura com as luses do navio passando sobre ele

                    


                                       Gelos em computacao grafica foi adicionado a cena
                          


                                  E depois de tudo isso e completada a cena do iceberg.

                                                         Cenas do naufrágio

Logo depois da colisão com o iceberg era hora de afundar o navio para isso foi retirado a pequena parte de proa da frente e com ajuda de cabos hidráulicos ligados no navio ele e puxado para o fundo do tanque cobrindo ate o deck B.
              


Agora era gravar as cenas mais difíceis enfrentar a agua a 11°graus os turcos usados para baixar os botes foram feitos pelo mesmo fabricante que fez pro real Titanic não só os turcos como muitas pecas dos interiores.
                      


           A maquetre ainda em construcao ao fundo apenas com a primeira chamine.
Cameron  percebeu que a maquete era grande demais entao para gravar cenas parecidas com a de elicopteros ele encomendou um enorme guindaste e colocou uma camera na ponta abaixo da plataforma.
                   


                  O guindaste e a camera abaixo da plataforma a esquerda da imagem

Para gravar o navio afundando foi necessario desconectar 22 metros da frente do navio para o cabo poder abaixar a parte da  frente.
                    


Cena de naufragio sendo ensaiada quase ao anoitecer para comecar mais uma gravacao.
Em uma das cenas vistas no filme vemos ao naufragio logo após a morte do capitao o navio sendo filmado com os passageiros correndo para a popa para isso foi filmado os figurantes junto dos atores correndo no navio a 6°graus.
                            


                                        A cena gravada com o navio a 6° graus
                         
                                           
                                             A cena com a parte da frente desconectada.
                
                                  
                                                       Inclinacao da camera.
                                             
Com a ajuda da digital domain foi feito mais uma linha dagua para cobrir a linha com a camera inclinada juntando tudo a cena foi feita para mostrar os estagios mais avancados do naufragio                           
      
                                 A construcao da grande escadaria e a destruicao.

A parte mais bela do navio era a grande escadaria james cameron queria fazer uma replica perfeita dela para isso em uma parte do estudio ele constroi aquela enorma escadaria que chegava ate o salao de jantar no deck D.
         


                                           A escadaria ainda em construcao

A escadaria foi feita de carvalho e foi toda planejada para que realmente se parecesse com a do verdadeiro titanic e o que completava ela era que no alto existia uma grande domo igual a de uma catedral com iluminacao da luz do dia que batia em detalhes de ouro na escada e anoite o grande lustre para iluminar aquele palacio flutuante.
       

             O domo ainda sendo pronto para ser colocado em cima para dar o toque final.

Não so isso que a completava como o relogio na parede da honra e a gloria e o querubin na ponta dela.
             


O querubin e o relogio ainda que ainda não estava pronto no deposito esperando a conclusao da grande escadaria.
O fim da grande escadaria no filme e feito nos ultimos minutos de naufragio do titanic ela e mostrada varias vezes sendo inundada e destruida pela forca da agua,e a pior parte foi a destruicao do domo acima com a agua entrando nela.
                       


                                                       A agua subindo ate o relogio
                        



                            A gravacao dos figurantes entrando pela janela com a agua
                       



E por ultimo o domo sendo detonado pela agua que destroi por completo a escadaria,e com toda a presao que a agua fez que uma parte da escadaria se desconectou e subiu junto com a agua.
                      

 

                                                        O tombadilho da popa parte 1

Muitos ainda se perguntam como as cenas da popa foram gravadas,como os atores rolam sobre ela?agora vamos mostrar como foi feito essas proezas na popa.
A historia conta que os passageiros ao ver a agua subindo rapidamente correram ate a popa para fikarem seguros so que com a inclinacao do navio quem não tinha onde se segurar caia ou rolava ate embaixo novamente cameron quis recriar essas cenas para mostrar ao publico o desespero de quem esteve la para issi foi feitos varios dias de gravacao e muito cuidado para niunguem se machucar o que não adiantou muita coisa.
                   

                       O tombadilho visto na foto foi usado em toda a cena do naufragio

Com uma pequena parte feita para as cenas cameron queria seguranca para isso ensaios geral foi feito o dia inteiro para as gravacoes da cena.ele se assegurou de que tudo estava firme e protegido para isso foi subistituido pecas de metal com de borracha ou foram encapados para as pessoas baterem e não se machucarem muito os ensaios foram suados cameron passava mais de 6 horas por dia para gravar a cena e anoite era as gravacoes.


       Uma grande tela verde foi adicionado ao fundo para colocar o resto do anvio ao fundo.

Abaixo logo atras do tombdilho havia colchoes e um pano verde para os figurantes pularem sobre ele para dar a impressao depois de que estavam pulando na agua em 1996 ainda a tela verde era grande novidade na epoca para criar os efeitos especiais e ate hoje esse efeito e usado em filmes.
                                                            
                                                          A quebra do titanic

A quebra do titanic foi feita sobre muita tecnologia foi usada a maquete em tamanho menor para a quebra de longe.
                              



                                                         Maquete sendo quebrada
     


                                          Resultado final com efeitos especiais adicionados

Não so a maquete pequena foi destruida como a maior usada em todo o filme tambem foi a ultima cena gravada com a mauqte em tamanho grande.
           

    
    Reparem na tela verde adicionada ao centro do navio para os efeitos que foram usados depois
           


                                                        Efeito final já incluido no filme
Cameron gastou milhoes para fazer o enorme navio e no final foi destruido e logo após o termino das gravacoes foi desmontado o que restava dela.
                                         
                                                   Tombadilho de popa parte 2

Agora era hora de aparecer o desespero das pessas depois que o titanic comecou a se levantar novamente e ficou na vertical no mar agora cameron precisava de muito mais cuidado com os atores leonardo e kate na ponta dela os figurantes ficaram pendurtados ou caindo do alto da popa ate o mar cameron na plataforma gravou do alto do tombadilho.para que não houvesse muitos acidentes cameron colocou bonecos junto com os figurantes para as pessoas cair em cima delas junto com cabos a cena de mais desespero foi gravada e com ajuda da digital domain o navio foi gravado de cima abaixo.
             


                                          Gravacao da cena do tombadilho na vertical

                                                        A piscina de mortos

Agora que o navio já estava indo ao fundo era hora de gravar a luta pela sobrevivencia dos que estavam no mar congelado.as cenas foram gravadas no inicio das filmagens para isso foram chamados mais figurantes e todos foram testados para o teste de hipotermia a piscina onde foi gravada tinha um pouco mais de 1 metro de profundidade entao os atores tinham que se agachar para filmar.
         


Tambem foi a cena em que rose(kate winslet)sai do fundo do mar para procurar jack(leonardo di caprio).
          


           Kate logo após as filmegens diz que odiou trabalhar na agua a quase 10 graus

O tanque não podia ser esquentado porque ia sair vapor entao depois das filagens eles passavam para um tanque quente ou usavam uma mangueira.
                   


Para criar os mortos foram usados um gel que ao conatdo com a agua crecia parecendo gelo e lentes brancas para parecesem que estavam mortos tambem foram usados bonecos para flutuar junto dos atores.
                                            
                                                  A chegada do carpathia

Para as gravacoes do carpathia cameron pela 1 vez foi ao mar aberto para gravar ‘’era muito dificil remar’’ diz um dos atores que estavam presentes.
Em todo o filme foi somente usado o tanque que recebia a agua do mar que tinha logo ao lado.
Para fazer a cena cameron se inspirou em uma pintura de ken marschall artista dos desenhos mais famosos do titanic em uma de suas pinturas o bote 5 esta indo em direcao do carpathia ao amanhecer.



Tembem na cena do deck onde estao os passageiros do titanic foi usado uma parte construida do carpathia.



                                                                       O final

Cameron fez o final como havia planejado ‘’ele queria transformar um final triste em algo bonito de alegre’’ diz jon landau.
Para criar o final,cameron usou novamente a maquete naufragada para criar ela no fundo e passou para a maquete inteira e entrando na grande escadaria viase todos os atores esperando e na ponta leonardo di caprio que ia esperar kate winslet para o encerramento do filme e homenagear os atores por participarem daquela grande peca de teatro.
                  


Cameron esteve presente em toda a filmagemele estava do lado da grande escadaria mais não aparece no filme.
                    
                   O filme teve varios cartazes promocionais acompanhe a seguir

 Produção

O filme teve uma produção complicada, com estouros no orçamento e atrasos na filmagem. Porém ao ser lançado, se tornou recordista de bilheteria e venceu onze estatuetas do Óscar.

Em 1989, preparando-se para as filmagens submarinas de 
The Abyss, James Cameron estudou um documentário sobre a descoberta dos restos do Titanic. Fascinado com o documentário, escreveu uma sinopse para um filme sobre o Titanic. Após conseguir um acordo com a 20th Century Fox, Cameron fez diversas filmagens nos destroços, usando uma câmera-protótipo durante 1995. Filmagens transcorreram no navio de pesquisa russo Akademik Mstislav Keldysh, e nos estúdios da Fox em Rosarito, México, onde foram construídos um enorme tanque de água e uma réplica em 90% do tamanho real do Titanic.
As filmagens foram complicadas - duraram 160 dias contra um planejamento para 138, e o orçamento de 130 milhões (conseguido em parceria com a Paramount Pictures) subiu para 200 milhões. Previsto para Julho de 1997, o lançamento foi adiado para Dezembro. Cameron era criticado por tratar as filmagens como uma operação militar, com os técnicos mexicanos trabalhando 16 horas sob-baixo pagamento. Durante as filmagens no navio na Nova Scotia, um ou mais "brincalhões" de plantão misturaram PCP (pó-de-anjo) no jantar servido à equipe técnica e elenco. 80 pessoas ficaram doentes e muitas foram hospitalizadas com alucinações, dentre elas Cameron, e com Bill Paxton admitindo ter se sentido desanimado por duas semanas depois do incidente. Três dublês quebraram ossos e diversos atores desenvolverampneumonia, gripe e infecção renal pelas longas horas no tanque com água fria. Kate Winslet, que fraturou o cotovelo, pegou pneumonia e quase se afogou, declarou que só trabalharia com Cameron de novo "recebendo muito dinheiro".
As cenas do Titanic afundando foram conseguidas com a réplica, montada em plataformas móveis permitindo total movimentação e total submersão no tanque com 69 milhões de litros de água. Mas o filme também usa muitos efeitos de computação gráfica, utilizados em com cerca de 500 tomadas. A panorâmica do navio tem figurantes digitais em uma maquete de 12,19 metros, e as cenas de Jack e Rose na proa do navio foram filmadas em uma tela verde, que foram combinadas com um pôr do sol real que Cameron filmou outro gerado por computador, água virtual e a maquete do navio.

16 comentários:

  1. Bah, muito bom todo esse contexto sobre o Titanic, gostei d+ e com certeza vou olhar muito mais vezes pois é ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Muiito obrigado, Um Abraço cara...

    ResponderExcluir
  3. Adorei, obrigado por tirar minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá que bom que eu te ajudei rsrs Abraços e Volte Sempre!

      Excluir
  4. gostei muito da matéria. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  5. Cara boa matéria, mas você precisa revisar erros gravíssimos de concordância, acentuação e pontuação. Algumas partes do texto ficaram incompreensíveis.

    ResponderExcluir
  6. não vou ser ignorante contigo mas eu não Ligo pra essas Coisas de Virgulas e etc..... pela Net eu só escrevo e Pronto.

    ResponderExcluir
  7. Nossa Parabens, eu procurei entender como foi as gravações do Titanic e nenhum tinha tantos detalhes como o seu.. Voc é Demais !
    Uma pergunta quanto tempo durou pra terminar o site ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Obrigado !
      Fiz rapidão em 10 minutos eu fiz ai é só posta as coisas..e tbm tem que ter grandes ideías pra postar ...!

      Excluir
  8. Incrível a dedicação do Cameron e a inteligencia da produção toda para fazer o filme, filme muito bem feito. Obrigado era isso que eu tava procurando, procurava também se o tamanho da maquete era do mesmo tamanho do verdadeiro RMS Titanic, só perde por 2m de comprimento, sabe me dizer se a altura era mesma?

    ResponderExcluir