O RMS Queen Elizabeth 2 (QE2) é um navio da Cunard Line nomeado em homenagem ao seu antecessor o RMS Queen Elizabeth. Ele era o maior navio da companhia desde 1962, quando foi substituido pelo Queen Mary 2 em 2004. Foi considerado um dos últimos grandes transatlânticos antes da construção do Queen Mary 2 e logo após sua restauração em 1972 depois de ter viajado pelo mundo inteiro, tendo operado predominantemente como navio cruzeiro fora de Southampton, Inglaterra, até ao seu retiro em 2008, estando prevista a sua remodelação e adaptação para hotel flutuante no Dubai.
Características
O navio pesa 70,327 toneladas totais e tem 294 metros (963 ft) de comprimento. Tem velocidade de 32.5 nós - usando a turbina a vapor original - e podendo chegar á 34 nós quando usado o motor elétrico a diesel, o Queen Elizabeth 2 é um dos navios de passageiros mais rápidos. Ao contrário do que comumente aconteceu em décadas prévias onde as linhas sempre construiriam navios maiores, o QE2 foi construído menor que o seu antecessor, o RMS Queen Elizabeth, visto que a Cunard percebeu que a demanda de passageiros não era diferente de o navio ser maior e mais longo e que o combustível era crescentemente caro. Seu sucessor, o Queen Mary 2, construido uns 40 anos depois, é aproximadamente duas vezes o tamanho de QE2. O navio pode levar aproximadamente 1,700 passageiros e 1,015 tripulantes, para um total de aproximadamente 2,715 pessoas a bordo.
O QE2 não foi nomeado depois do Queen Elizabeth II que a lançou em 1969 mas depois do Queen Elizabeth anterior. Assim, como numerais romanos sempre são usados para monarcas, o numeral " 2 " árabe é usado no nome do navio para distinguir do monarca, Queen Elizabeth II, mais adiante, quando a Cunard lançou o Queen Elizabeth II em 1967 que ela falou o nome como " Queen Elizabeth o Segundo, porém, o navio é chamado " Queen Elizabeth Dois, e não " O Segundo ", pela mesma razão, normalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário